18.02.13

HOJE NÃO \ Vítima da própria fama

A expulsão de Neymar no jogo contra a Ponte Preta é injusta, mas sintomática.

O lance é bastante claro. Arthur dá uma cotovelada – ou uma tentativa de. Sai um tapão meio perdido, aquele que acerta o antebraço no rosto do oponente. Não dói, mas irrita. E Neymar dá um chute no vazio. Chute que sai na reação de quem foi agredido. Chute que só saiu porque o árbitro não apitou antes e correu até a pequena área para realizar a expulsão.

O que acontece depois do chute não interessa. Mão aqui, tapa lá, não importa. O lance já aconteceu. E o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, numa clara exibição de fraqueza e covardia, decide pelo mais correto: expulsa os dois.

Porque expulsar os dois é tipo marcar falta de ataque depois de um escanteio duvidoso. “É técnica pra parar o jogo”, dizer os comentaristas. Eu acho que é um atestado de incompetência . Mas enfim.

O árbitro expulsou Athur, o agressor, e Neymar, o agredido. Por que? Porque era Neymar.

Neymar, do cabelo loiro.

O injustiçado pelos zagueiros ferozes.

O árbitro sabia quem era. E a verdade é que o senhor Luiz Flávio de Oliveira também já tava de saco cheio dessa história de proteção ao jogador. De que Neymar apanhava muito. De que todo árbitro devia ficar atento ao rodizio de faltas no jogador. E nheinheinhei.

Aí ele fez isso. Expulsou Neymar junto para demonstrar que é firme. Que tem personalidade. Quem não será mais um acusado de superproteger o atacante do Santos. Que não ia cair na malandragem, ousadia e alegria.

Mas fez merda.

Neymar não fez nada. Só foi uma vítima de agressão. Vítima da própria fama e da covardia já consagrada da arbitragem brasileira.

Covardia essa que não será tratada pela mídia. Pois essa mesma mídia, agora, vai reunir jornalistas, ex-jogadores e treinadores para saber: Neymar está se tornando um jogador violento? Ele acerta ao revidar a deslealdade dos seus adversários?

Enquanto ninguém vai discutir uma simples arbitragem ruim.

Afinal, audiência quem dá é Neymar. E é mais fácil adaptar um assunto para incluí-lo do que analisar a raiz do problema.

One Response to Vítima da própria fama


    Warning: call_user_func(twentyten_comment) [function.call-user-func]: First argument is expected to be a valid callback in /home/verbos/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1336

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O verbo desenvolver é especialidade da Webcomtexto

wct