Gosto de voz de personagens de livros. De imaginá-las. Gosto da inocente cantoria da princesa até o confuso gaguejar do bobo tímido. Mas gosto, principalmente, da voz do autor. Eduardo Galeano é o único autor do mundo que escreve com a voz. Digo isso porque não é preciso ouvir uma entrevista deste uruguaio para, quando ler qualquer linha do autor, notar a lembrança de uma voz rouca e sábia.
É isso que faz um grande autor: demonstra imponência intelectual sem experneios, mas apenas com coerência e humanização ao assinar – e assumir – a personalidade editoral da obra.
Em Os Filhos dos Dias (Editora L&PM, 2012), último livro de Galeano, o escritor propõe a adoção de banqueiros. E defende:
Os banqueiros, que são os mais perigosos assaltantes de bancos, haviam despojado suas empresas (…)
Clique aqui para assistir ao vídeo
“Adote um banqueirinho!
No ano de 2008, a Bolsa de Nova York foi a pique. Dias histéricos, dias históricos: os banqueiros, que são os mais perigosos assaltantes de bancos, haviam despojado suas empresas, embora jamais tenham sido filmados pelas câmeras de vigilância e nenhum alarme tenha disparado. E não houve maneira de evitar a derrocada geral. O mundo inteiro desmoronou, e até a Lua teve medo de perder o emprego e se ver forçada a procurar outro céu. Os magos de Wall Street, especialistas em vender castelos no ar, roubaram milhões de casas e de empresas, mas um único banqueiro foi preso. E, quando imploraram aos berros uma ajudinha pelo amor de Deus, receberam, pelo mérito do seu labor, a maior recompensa jamais concedida na história humana. Essa dinheirama teria bastado para alimentar todos os famintos do mundo, com sobremesa e tudo, daqui até a eternidade.
Ninguém pensou nisso.”
Nesse mundo louco, onde toda presença compulsória de qualquer forma de som, o tempo todo, e todas as fontes em todos os volumes viram música, é cada vez melhor buscar o silêncio. Mas ainda há quem sussurre no papel algo que você é capaz de ouvir.
Mesmo sem nunca, mesmo de longe.
Warning: call_user_func(twentyten_comment) [function.call-user-func]: First argument is expected to be a valid callback in /home/verbos/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1336
Warning: call_user_func(twentyten_comment) [function.call-user-func]: First argument is expected to be a valid callback in /home/verbos/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1336