Vale a pena aproveitar a água da chuva?

O que é coleta de água da chuva?

A coleta e o armazenamento de água da chuva para usos não potáveis.

Coletores simples usam barris de chuva, trincheiras, lagoas de retenção ou represas. Coletores mais complexos incluem sistemas de coleta de água de superfície e de telhado . Esses sistemas se conectam a tanques de armazenamento que alimentam encanamentos internos e externos.

Fonte de reprodução: Youtube PLANARQ CAMPOS / Ralph Dias

Benefícios ambientais da coleta de água da chuva

A coleta de água é uma maneira simples e sustentável de proteger os recursos naturais e os delicados ecossistemas do nosso planeta. Quando você usa água da chuva coletada, você conserva as águas subterrâneas, economiza energia, limita os efeitos danosos do escoamento de águas pluviais e traz o melhor para nossos gramados e jardins.

A água da chuva conserva as águas subterrâneas

À medida que as mudanças climáticas aceleram, as secas estão se tornando comuns em muitas áreas. Algumas comunidades, fazendas e locais industriais estão agora se voltando para a extração de água subterrânea para atender à crescente demanda. Mas essa prática de obtenção de água pode ser destrutiva.

Os aquíferos podem ser contaminados por fertilizantes, pesticidas ou outros produtos químicos. Se esvaziarmos esses suprimentos de água subterrânea mais rápido do que eles podem ser repostos:

  • a concentração relativa de poluentes aumenta
  • a qualidade da água diminui
  • com o tempo, a água se torna insegura para nossas necessidades de consumo

Quando escolhemos a coleta de água da chuva em vez da extração de água subterrânea, damos aos aquíferos uma chance de se reabastecer naturalmente. Ao fazer isso, conservamos e até mesmo melhoramos nosso suprimento local de água.

A água da chuva economiza a energia necessária para a água da torneira

Na maioria dos casos, a água que sai de nossas torneiras é tratada e canalizada por sistemas municipais. Considere as demandas de energia desses sistemas:

  • estações de tratamento de água precisam de eletricidade
  • estações de bombeamento usam energia
  • máquinas que consertam esgotos e linhas de água queimam combustíveis fósseis

Esses recursos são bem gastos quando protegem nossa água potável. Mas nós os desperdiçamos se usamos água potável para tarefas que não precisam dela. A maneira mais ecológica de dar descarga no vaso sanitário, lavar suas roupas e regar seu gramado é usar a água da chuva disponível.

A coleta de água da chuva limita o escoamento de águas pluviais

Águas pluviais vêm da chuva e da neve derretida. Quando não são absorvidas pelo solo, elas ficam na superfície e varrem sedimentos, metais, pesticidas e fertilizantes para áreas de captação de água. A poluição nessas áreas pode levar a:

  • proliferação de algas nocivas em lagos e rios
  • doenças em humanos e animais
  • toxinas em peixes e crustáceos
  • menos espécies aquáticas

A força e o volume do escoamento de águas pluviais podem inundar áreas baixas e erodir margens de riachos e rios. Esse dano resulta na perda de terras antes utilizáveis. Também causa mudanças de longo prazo nos ecossistemas locais.

Os sistemas de águas pluviais limitam esses efeitos nocivos. Ao gerenciar as ondas de águas pluviais no local, eles evitam que detritos entrem na bacia hidrográfica. Eles também aliviam a pressão dos esgotos pluviais que, de outra forma, poderiam ficar sobrecarregados.

A água da chuva nutre as plantas

Pergunte a qualquer jardineiro e ele lhe dirá o quão valiosos até mesmo os sistemas de água da chuva mais simples podem ser. A chuva que eles coletam é melhor do que água tratada para plantas porque ela é:

  • macio (baixo teor de cálcio e magnésio)
  • ligeiramente ácido, o que ajuda as plantas a absorver nutrientes do solo
  • livre de sais nocivos, produtos químicos de tratamento e metais pesados
  • uma fonte de compostos de nitrogênio (chamados nitratos) que ajudam as plantas a crescer
Vale a pena aproveitar a água da chuva
Vale a pena aproveitar a água da chuva

Benefícios econômicos da coleta de água da chuva

Muitas jurisdições cobram diretamente dos moradores pela água municipal que eles usam. Ao coletar e armazenar água da chuva em sua propriedade, você pode cortar seu consumo de água tratada e diminuir suas contas de água indefinidamente.

Economias de longo prazo tornam a compra e instalação de um coletor de água da chuva uma escolha econômica. O período exato de retorno varia de acordo com a tecnologia que você escolher e o tamanho da sua instalação. Mas como a maioria dos sistemas tem baixos custos de operação e manutenção, você verá um retorno sobre seu investimento.

Saluta Saneamento: Soluções em Tratamento de Água e Esgoto

A Saluta Saneamento foi fundada em 1999 e é bem conhecida no mercado pela oferta de completo sistema saneamento do licenciamento ambiental a operação sistemas tratamento para esgoto bruto. Seus conhecimentos também são ilustrados por fabrico e instalação das estações de tratamento de esgotos (ETE) como nos de tratamento de água (ETA para atender diferentes setores, dos bairros comerciais até condomínios residenciais e mesmo áreas industrial.

Além de projetar e produzir ETAs e ETEs, a dedica-se igualmente à indústria dos depósitos cilíndricos feitos de PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro), utilizando a tecnologia de enrolamento continuo, que garante maior durabilidade e resistência em inúmeras aplicações. Outro qualificação importante para a empresa é a aluguer de estações de tratamento, uma opção prática seja para projetos temporários ou lugares com espaço limitado. Ao longo dos anos, a Saluta se transformou no referente do mercado de saneamento para o país, fornecendo também soluções que conjugam tecnologia avançada e as melhores práticas sustentáveis para a melhoria contínua da qualidade de tratamento de águas residuais e de abastecimento em todo o país.

Aproveitamento da Água da Chuva: Perguntas e Respostas

1. O que é o aproveitamento da água da chuva?

Recorrer à água da chuva implica colectar e armazenar a água do pluvial para utilização posterior, principalmente não potável ou seja, como irrigação, limpeza e descargas sanitárias.​

2. Quais são os benefícios de aproveitar a água da chuva?

  • Economia de água potável: Esta técnica reduz o consumo de água tratada e, portanto, economiza dinheiro ao nosso plano de saneamento.​
  • Ambiente sustentável: Ela ajuda a conservar os recursos hídricos e contribui para um ambiente mais saudável.​
  • Auto-suficiência de água: Em épocas de seca ou racionamento, constitui uma outra fonte alternativa.​
  • Redução de inundações: Armazenando parte das águas pluviais, reduz o volume de escoamento superficial e ajuda a prevenir inundações.

3. Para quais fins a água da chuva pode ser utilizada?

  • Irrigação de jardins e hortas: Abastece plantas sem exigir água potável, Fornece água para plantas sem a necessidade de água potável.
  • Limpeza doméstica: Pode ser usada para lavar pisos, calçadas e carros.
  • Para lavagem de roupa em casa pode-se economizar até 30% de água da torneira.
  • Lavagem de roupas: Em alguns casos, lavar à máquina (para além do ciclo de frutas e legumes) pode ser prático e em alguns países o uso de água cinza comum, desde que seja corretamente filtrada.

4. Quais são os cuidados necessários ao utilizar a água da chuva?

  • Qualidade da água: a chuva não é potável. Não a beba.​
  • Armazenamento: armazene a água da chuva em reservatórios bem limpos e vedados para evitar contaminações bem como a procriação de mosquitos.​
  • Manutenção: limpe regularmente as calhas e filtros de modo a garantir a qualidade da água armazenada.​
  • Tratamento: para usos que exigem água de melhor qualidade, considere sistemas de filtragem ou desinfecção.​

Fonte: https://www.tarjab.com.br/blog/todos/8-beneficios-do-aproveitamento-da-agua-da-chuva/