Tratamento de água: como funciona

A água é um bem muito utilizado para o consumo humano. Além de suas administrações no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas e carros ou para desocupação, a água é considerada um bem essencial, o que informa que não existe vida na sua ausência. Por este motivo, é essencial a conscientização de complexos na redução do consumo excessivo deste bem, com caseiro atitudes como reduzir a oportunidade de banho, o desperdício ao escovar os dentes, lavar o carro com baldes.

A água que consumimos diariamente passa por três estágios antes de chegar a nossa casa. A captação, a prática e a distribuição passam através de uma rede de canalizações. O primeiro passo é a captação da água “bruta” para uma estação de tratamento de agua. Esta parte é realizada por intermédio de adutoras em mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou furnas (poços).

Captação em poços x mananciais

Cada município adota diferentes práticas para realizar o seu tratamento de água, de acordo com as características e necessidades específicas de sua rede de abastecimento. Quando a captação acontece em poços, a alimentação é mais simplificado, com o acrescente de flúor, para cuidado à cárie, e de cloro, para destruir microorganismos agentes de doenças.

Nos casos em que a captação é realizada em rios e lagos, o mais frequente é que a água seja direcionada para uma estação de exame de água (ETA). Por aqui, nós reunimos algumas etapas mais frequentes dentro do funcionamento de uma ETA, para que você conheça pelo menos um naco do caminho que a água faz até aportar à sua casa.

Etapas do tratamento de água

  1. Etapa – Captação
  2. Etapa – Adução
  3. Etapa -Coagulação
  4.  Etapa – Floculação
  5. Etapa – Decantação
  6. etapa – Filtragem
  7. Etapa – Desinfecção
  8. Etapa – Reservação

A água sem tratamento e imprópria ao consumo humano é fuga de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água. Nessa etapa a água passa por um gradeamento (sistema de grades) que impede a entrada de ambientes sólidos contidos na água, como folhas, galhos e cepas, por exemplo, na ETA. Daí água segue para a desarenação, onde ocorre a remoção de areia por sedimentação, melhorando o processo de pré-tratamento da água, e por fim, ela é bombeada para a estação de passadio.

Transporte de água do manancial ao tratamento ou da água tratada ao sistema de distribuição, normalmente por meio de bombas que levam a água captada até a ETA. Nessas águas que serão tratadas existem impurezas cujas grões são pequenas, elas não se sedimentam (não se depositam na fim do recipiente) sob a ação do gravidade. Por isso, é necessário acrescentar à água coagulantes químicos. Geralmente, aqui na Brasil, o coagulante utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3). Esse produto favorece a conjugação das partículas e impurezas da água, facilitando o movimento na decantação. esses coagulantes são insolúveis na água e geram íons positivos (cátions) que atraem as impurezas carregadas negativamente nas águas.

A água é agitada alto por cerca de 30 segundos por um agitador automático, com a finalidade de aumentar a dispersão do coagulador. Depois o sistema é agitado lentamente, permitindo o contato entre as partículas. etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados. A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Consiste em passar a água através de Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão, capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas. A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: manter a regularidade do abastecimento e atender as demandas excessivas, como as que despontem nos períodos de aconchego intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo. Quanto à sua posição em listagem ao solo, os reservatórios são classificados em furnas (enterrados), apoiados e elevados.

Para mais informações acesse: Tratamento de água

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/