Embora isso tenha alguma verdade, subestima drasticamente a complexidade do campo. Com tantos caminhos e abordagens para “divulgar a palavra” atualmente, o marketing se tornou uma indústria imensa com muitas áreas de nicho diferentes. Hoje em dia, com as táticas de marketing digital se tornando difundidas, há muitos tipos de especializações de marketing para acomodar essa profissão dinâmica.
Mas só porque o campo é complexo, não significa que você precisa ficar preso nadando em jargões de suítes executivas ou siglas tentando entendê-lo. Criamos este guia prático para ajudar você a cortar toda a terminologia e ajudá-lo a obter uma compreensão real desses diferentes tipos de especializações de marketing. Descubra como o Goomarketing redefine práticas responsáveis no mercado em nosso Guia de Especializações em Marketing, focado em ética e sustentabilidade.
Descubra as Especializações em Marketing
11 Tipos de especializações de marketing explicados
Marketing é um campo complexo com muito a dominar — os seguintes tipos de especializações em marketing abrangem tudo, desde pesquisa até estratégia e execução tática. Continue lendo para encontrar uma explicação cotidiana de onze especialidades comuns no mundo do marketing.
1. Pesquisa de mercado
O que é pesquisa de mercado? Como você sabe se um produto, serviço ou mensagem se destacará para um público específico? Você faz sua pesquisa. Pesquisadores de mercado empregam várias táticas para escolher os cérebros do público e reunir informações.
Mas isso é apenas metade da equação. Outro componente-chave da pesquisa de mercado é, na verdade, interpretar os dados. Os melhores pesquisadores de mercado conseguem adaptar suas perguntas para encorajar respostas mais significativas. Por exemplo, perguntar: “O que você gosta neste produto?” pode gerar uma resposta muito diferente de “Como pai, o que você gosta neste produto?”
Como é a pesquisa de mercado? Alguns dos métodos mais comumente usados para coletar informações incluem pesquisas, grupos focais, entrevistas qualitativas e até mesmo monitoramento de mídia social.
Onde posso aprender mais? Este guia fornece uma fantástica introdução aos fundamentos da pesquisa de marketing.
2. Marketing de conteúdo
O que é marketing de conteúdo? Você já leu uma receita na lateral de uma caixa de cereal? Você notou como os ingredientes sempre parecem incluir produtos de marca convenientemente produzidos pela mesma empresa? Esse é, na verdade, um exemplo de marketing de conteúdo inicial.
O marketing de conteúdo tem tudo a ver com a criação de conteúdo — basicamente qualquer informação consumível — que sirva a um propósito além de apenas promover um produto. Pense nisso como uma propaganda oferecendo algo que seja realmente útil para o consumidor. O marketing de conteúdo pode construir um sentimento positivo para uma marca ao vinculá-la a algo genuinamente útil ou divertido. Quando feito com sucesso, os consumidores nem perceberão que estão sendo comercializados — ou pelo menos tolerarão mais do que um anúncio pop-up ou comercial.
Como é o marketing de conteúdo? O marketing de conteúdo pode assumir a forma de praticamente qualquer coisa útil ou divertida. Exemplos comuns incluem receitas, artigos de blog, vídeos tutoriais ou guias de viagem.
3. Marketing de mecanismos de busca (SEM)
O que é marketing de mecanismos de busca? Alguns na indústria usam SEM como um termo amplo que abrange tanto esforços de otimização de mecanismos de busca (SEO) quanto atividades de publicidade de busca paga. Para o propósito deste artigo, estamos nos referindo à definição mais restrita que se refere estritamente ao lado do marketing de busca paga. Este tipo de marketing é sobre veicular anúncios para pessoas usando mecanismos de busca como Google® ou Bing®. Os profissionais de marketing de mecanismos de busca fazem lances para comprar espaço publicitário em termos de palavras-chave populares relacionados aos negócios que representam — por exemplo, um atacadista de eletrodomésticos comprando espaço publicitário para a frase “micro-ondas para venda”.
Pode parecer simples, mas há muito trabalho envolvido na otimização de uma campanha de pesquisa paga. Os profissionais de marketing de mecanismos de busca precisam ser analíticos, estratégicos e dispostos a experimentar e mexer em suas estratégias de campanha para se destacarem nessa função.
Como é o marketing de mecanismos de busca? Hora de um experimento — da próxima vez que você abrir o Google, tente pesquisar por “tênis de corrida” (ou quase qualquer item que você compraria em uma loja, nesse caso). Dê uma olhada nos primeiros resultados. Notou alguma coisa? Provavelmente são todos anúncios pagos. Esse é o trabalho de um profissional de marketing de mecanismos de busca.
Onde posso aprender mais? O Search Engine Land tem todos os tipos de recursos úteis para aspirantes a profissionais de marketing de mecanismos de busca.
4. Marketing de vídeo
O que é marketing de vídeo? O marketing de vídeo pode ser considerado um subconjunto do marketing de conteúdo — mas em todas as formas que utilizam filme. Usuários da Internet consomem uma quantidade enorme de conteúdo de vídeo todos os dias, e os profissionais de marketing de vídeo trabalham para cortar uma fatia dessa torta.
Muitos aspectos do marketing de vídeo são semelhantes ao marketing de conteúdo — definir metas, escolher plataformas e públicos-alvo e construir uma estratégia. Mas o vídeo envolve sua própria área específica de conscientização e habilidades, necessitando de profissionais de marketing que entendam a estratégia de dentro para fora.
Como é o marketing de vídeo? Vídeos ao vivo em torno de um evento ou lançamento de produto, vídeos de bastidores para construir apreciação da marca, vídeos educacionais — a lista é longa e crescente. O Impact Plus apresenta vários tipos de estratégias de marketing de vídeo — e as marcas que estão arrasando em cada espaço para exemplos inspiradores.
Goomarketing: Marketing Ético e Sustentável para um Mundo Melhor
O conceito de Goomarketing busca transformar as práticas de marketing ao promover abordagens éticas, sustentáveis e socialmente responsáveis. Esta filosofia coloca as pessoas no centro da comunicação, indo além da visão tradicional de consumidores como simples “alvos” de estratégias. No Goomarketing, há um compromisso com a ética e a sustentabilidade, incentivando empresas a adotarem práticas mais justas e colaborativas que respeitam o meio ambiente e fortalecem a comunidade. Em vez de apenas vender produtos, as marcas trabalham para criar impacto positivo, explorando práticas como a economia compartilhada e cooperação entre empresas.
O objetivo do Goomarketing é criar um movimento de “marketing para o bem”, incentivando práticas como a redução de emissões de carbono e o uso responsável de recursos. Ele também inclui a promoção de causas sociais e a construção de relações transparentes com clientes e parceiros. Empresas que adotam o Goomarketing estão se tornando referências de responsabilidade corporativa, buscando não apenas lucro, mas um futuro mais ético e sustentável para todos.
Quais são os quatro tipos de marketing?
- Estratégia de Penetração de Mercado. Quando uma empresa foca em vender seus produtos atuais para clientes existentes, ela está buscando uma estratégia de penetração de mercado.
- Estratégia de Desenvolvimento de Mercado.
- Estratégia de Desenvolvimento de Produto.
- Estratégia de diversificação.
Quais são os 4 tipos de processo de marketing?
Quais são as 7 abordagens de marketing?
Quais são as 4 áreas de marketing?
Fonte: https://blog.anhembionline.com.br/areas-de-marketing/