Revisão de contabilidade básica

A contabilidade é um componente necessário na exercício econômica. Em uma economia moderna e complexa como a dos dias de hoje, possuimos constantemente que adotar entre as melhores opção.

Para isto, criamos um formulário básico de contabilidade para não contadores. Uma vez que os recursos são escassos e o local de serviços é cada vez mais competidor, perspectiva no qual a contabilidade será a essencial aliada.


Dessa forma, tenha em mente: nenhuma empresa pode usar bem sem uma ótima gestão financeira. Por isso, efetivamente, você necessita estar familiarizado com os principais conceitos relacionados à contabilidade, mesmo que você não seja medidor.

Saber como estão os números e a situação interna de sua empresa e, melhor do que isto, conseguir utilizar as informações fornecidas pelos documentos contábeis em seu favor é necessário.


Esse texto é indicado àqueles profissionais que não contem competências de contabilidade, porém que gostariam de saber mais sobre o assunto.

Com o formulário básico de contabilidade para não contadores vamos proporcionar uma ficção execução dos conceitos contábeis mais essenciais, desvendando as informações como remelexo patrimonial, evidência de resultados e do movimento de caixa.


Mostraremos e detalharemos quais são as costumes mais comuns nesse universo e como avaliar a situação financeira e patrimonial da empresa da maneira mais correta.

Saiba Mais: Acesse o curso completo de Contabilidade Básica



O que é contabilidade?


A contabilidade pode ser definida como uma conhecimento que estuda a situação e as variações (qualitativas e quantitativas) ocorridas no conjunto de propriedades, direitos e obrigações de qualquer prócer ( indivíduo física ou jurídica).


Todas as movimentações relativas a dinheiro e princípios realizadas dentro de uma disposição são registradas pela contabilidade, que resume os fatos em maneira de balanços, demonstrativos e relatórios. Por meio desses dados são apresentados os resultados alcançados pela empresa, fornecendo uma ampla porção de informações benéficos para as tomadas de decisões em seu rédea, tanto dentro quanto fora da prócer.


Ou seja, é por meio do trabalho da contabilidade que o proprietário do acervo pode moderar e idear o futuridade de seu negócio, certificando-se de que a empresa está de acordo com suas objetivos e decidindo qual sobreaviso ingerir para atingir seus metas com mais eficiência.


O que é acervo?


Acervo é como é conhecido o conjunto completo de propriedades, direitos e obrigações relacionados a uma indivíduo física ou jurídica, abrangendo ao mesmo tempo tudo aquela coisa que se possui – propriedades e direitos –, e tudo aquela coisa que se precisa – obrigações. Ver a situação e as variações no acervo, bem como todos seus efeitos, é instrumento de pesquisa essencial da contabilidade.


Do ponto de ideia da contabilidade, somente são considerados direitos e obrigações que são capazes de ser avaliados em um valor mensurável, ou seja, que são capazes de ser convertidos de qualquer maneira em espécie.


Propriedades: tudo aquela coisa que tem valor barato e que pode ser convertido em dinheiro, sendo empregado dentro da prócer para desobrigar qualquer ofício que vá ao embate do propósito essencial de seu senhorio.


Direitos: são os recursos que a prócer possui direito a ganhar, porém também não estão sob posse da empresa. Todos são direitos que gerarão movimento de capital dentro do acervo da empresa em um tempo futuridade.


Obrigações: são os princípios e dívidas a serem pagos para terceiros e fazem parte do passivo. Em uma negociação a tempo, por exemplo, a empresa passa a ter uma obrigação com o provisor, representada pela conta a pagar equipotente ao valor da compra.


Explicando o remelexo patrimonial


O remelexo patrimonial é o resultado do verificação de tudo que a empresa possui ( dinheiro em caixa, contas a ganhar, imóveis, entre outros ) e de tudo que a empresa precisa ( contas e obrigações a pagar ), para encontrar, no final, qual é as opinião da empresa naquele hora, patrimonialmente falando.


Por meio dele é possível saber qual é a situação contábil, financeira e econômica da prócer em um certo hora, funcionando como se fosse um sósia da empresa ao longo um tempo exclusivo. Por essa classe, o remelexo patrimonial é habilitado como sendo uma evidência contábil estática.


Como realizar um remelexo patrimonial?


Apresentar um remelexo patrimonial nada mais é que listar todos os princípios investidos e pertencentes por direito à empresa (ativos) de um lado e colocar todos os débitos e dívidas contraídas pela prócer (passivos) de outro.


No entanto, é fundamental primeiro saber as competências e qualidades dos generalidades que serão analisados.


Ativos


Os ativos são divididos em duas categorias: ativos circulantes e ativos não circulantes. Essa divisão é baseada na “liquidez” de cada artigo: quanto mais fácil for sua circulação e substituição em dinheiro, porém líquido o ligado será.


Com isto, podemos expressar que estão entre os ativos circulantes o dinheiro disponível em caixa, depósitos em conta corrente, duplicatas e contas a ganhar de clientes, promissórias, cheques, impostos a restabelecer, investimentos de limitado tempo, estoques, entre outros.


Já entre os ativos não circulantes, estão aqueles realizáveis em prolongado tempo (dívidas parceladas a ganhar e influência juntamente a sócios, por exemplo ), investimentos (participações, cotas, aquilo que se faz e mais investimentos de prolongado tempo ), móveis e imóveis (terrenos, automóveis, prédios, equipamentos e tudo que componha a estrutura física da empresa ) e os ativos intangíveis (marcas, patentes, processos, pontos de distribuição, pesquisas e afins).


Passivos


Para distribuir os passivos da empresa similarmente é empregado o norma de liquidez, similar ao que ocorre com os ativos. A divisão entre produtos circulantes e não circulantes continua.


O primeiro contém todas as dívidas e obrigações a serem pagas pela empresa a credores em um tempo aproximado ou menor que um ano. Dessa forma, estão no passivo circulante os empréstimos de limitado tempo, as contas a pagar a fornecedores, obrigações, financiamentos, salários de funcionários, sendo todos com tempo inferior a um ano.


Já na habilidade de passivos não circulantes entram os princípios em financiamentos de prolongado tempo, dívidas com fornecedores, empréstimos, contingências trabalhistas e todo tipo de pagamento de débitos preconcebido para ser realizado em um tempo maior que um ano.


Acervo líquido


Ao final, o resultado mostrará o acervo líquido, que será capital comunitário da empresa e todas suas reservas, já estando abatidos os prejuízos acumulados e as aquilo que se faz pertencentes à tesouraria. O acervo líquido é composto pelo capital próprio dos sócios injetado a princípio na empresa, bem como quaisquer lucros reinvestidos no negócio, e representa o valor patrimonial tangível da empresa.


Calculando os princípios do remelexo patrimonial e já tendo em mãos os princípios dos ativos e passivos, é possível alcançar ao acervo líquido, apenas subtraindo o de acordo com dos primeiros.

FONTE: https://www.r7.com