Registro de Gás aberto e fechado

Apesar de muitos apartamentos possuírem gás encanado ou das lojas que vendem gás de cozinha possuírem pessoas treinadas para efetuar a troca desses recipientes, pode ser que em algum presente momento você precise trocar o botijão de gás da sua casa.  Muitas pessoas se assustam com esse presente momento por medo dos possíveis acidentes que podem acontecer, caso o gás vaze ou o botijão exploda. Porém, apesar da troca necessitar realmente de cuidados extras, existem algumas dicas que facilitam a instalação do botijão de gás em casa. Veja agora um passo a passo e dicas sobre como trocar botijão de gás.



Passo a passo de como trocar botijão de gás



A troca e instalação de um novo botijão de cozinha requer alguns cuidados especificas afinal, trata-se do manuseio de uma substância inflamável. Por isso, é necessário a prestação atenção nos aos processos necessários para uma troca segura. Veja nosso passo a passo de como trocar botijão de gás:

O registro é um tipo de válvula que permite que o gás seja transpassado do botijão até o cano que liga ao fogão. Por isso, antes de retirá-lo, é importante se comprovar que ele está fechado. Além disso, é importante que se apague o fogo ou qualquer fonte de energia que possa emissão faíscas. Confira aqui registro de gás fechado ou vazamentos

Basta levantar a aba do anel do lacre e girá-lo em sentido contrário, até que a parte interior do anel seja removida Totalmente Lembre-se que esse lacre não pode estar violado, por isso, se assegure  antes de retirá-lo.



Para isso basta desenroscar o regulador de pressão do botijão vazio e encaixá-lo na boca do recipiente cheio. É preciso segurar o regulador de forma que ele fique instalado  na vertical e, depois de encaixá-lo no botijão cheio, é necessário girar a borboleta do mediador até se certificar que ela está inteiramente apertada.

Pronto, o botijão novo está instalado e o gás será transpassado quando a válvula de pressão ser acionada. Mas antes de tudo, é preciso que você se certifique que não há oportunidades de vazamento.

Uma forma simples, caseira e eficiente para se descobrir se o gás está vazando é o teste da espuma com sabão. Para isso, é suficiente aplicar uma esponja ou algo similar com sabão na liga entre o mediador de pressão e a válvula do recipiente de gás.

Caso comece a surgir bolhas na espuma do sabão, desligue rapidamente o registro de gás e repita o procedimento. Isso significa que o gás de cozinha está vazando do botijão.

Além disso, todo gás de cozinha possui um cheiro forte e característico, para ajudar a identificação do vazamento. Embora seja indicado que se faça o teste da espuma, é bom ficar atento ao cheiro do ambiente.

Compre o gás de cozinha em estabelecimentos de confiança, que vendam seus produtos de acordo com as resoluções de segurança do INMETRO. As mangueiras devem ser confeccionados em plástico PVC transparente e possuir a sigla NBR 8613 em uma tarja amarela, juntamente com o número de lote e data de legitimidade O registro também deve ter um código, o NBR 8473, além do selo de segurança do INMETRO.

Sempre verifique o período de legitimidade de todos os itens do produto.

Não tenha em mente a convicção botijões amassados, enferrujados ou com lacres deteriorados.

Antes da instalação, verifique que o espaço está arejado e não há fontes de fogo no ambiente.

Nunca use ferramentas ou adereços para trocar e instalar o botijão de gás. Todo o processo de altera deve ser feito de forma manual.



Jamais role o botijão em qualquer etapa da troca.



Nunca se tranporte a mangueira por de trás do fogão, o calor e pressão do eletrodoméstico podem danificar a mangueira, provocando o vazamento e acidentes maiores.

Jamais utilize isqueiros ou fósforos para se comprovar que há vazamento de gás. Fique atento ao cheiro do produto ou, se necessário, faça o teste da esponja.

Se após várias Iniciativas de instalação, o gás de cozinha continuar vazando, carregue o receptor até um local aberto e arejado e chame o estabelecimento responsável pela venda para retirar o produto e trocar por outro em bom estado.

O prazo de substituição do cadastramento e da mangueira deve ser feito, no máximo, a cada cinco anos.