
A cavidade séptica é um reservatório abrigo no qual os esgotos brutos ( não tratados) permanecem por algumas horas, antes de serem lançados no solo ou numa barga de coleta. Nele, microrganismos existentes naturalmente nos esgotos, mineralizam parte da assunto orgânica, gerando baboseira (que precisa ser retirado, ao menos, uma vez ao ano), gases, escuma e efluente.
Cavidade Sumidouro
O sumidouro é um despenhadeiro sem laje de fundo que permite a astúcia do efluente da cavidade séptica no solo. O diâmetro e a fundura dos sumidouros dependem das quantidades de efluentes e do tipo de solo. Porém não precisam ter pouco que 1m de diâmetro e mais que 3m de fundura. Os sumidouros são capazes de ser feitos com blocos de tangível ou com anéis pré-moldados de tangível. A construção de um sumidouro inicia pela desaferro do fossa no local apurado, sobre 3m da cavidade séptica e num nível um pouco menor, para favorecer o fluxo dos efluentes por peso.
Cavidade Seca
No momento em que não há água encanada na aposento (o que é comum na brega campestre ), as dejeto são por isso lançadas de modo direto num fossa escavado no solo. O fundo da cavidade seca ou “ nicho ” como é conhecido por, precisa ficar ao menos, 1,5m acima do mortalha freático, uma vez que, no momento em que a água o atinge, a cavidade seca passa a constituir-se numa cavidade serva, o que precisa ser evitado constantemente que possível.

O lajeado ( ou tampa do fossa ) precisa ser construído em tangível criado, doado de um hiato que pode regular um pedra dos orixás improvisado de madeiro ( como na imagem da direita ) ou não. O cano preto serve para diminuir o malévolo odor, o que se pode, similarmente, com o emissão esporádico de cal e até pó de café. A cavidade precisa ficar afastada 30 m do despenhadeiro e num nível embaixo.
Saiba Mais: A quase ausência do tratamento de água e esgoto nas propriedades
Cavidade Dominador
No momento em que o terreno é bastante permeável, como nas casas de praia, por exemplo, os esgotos são capazes de ser lançados numa cavidade dominador (“sumidouro”), feita com tijolos separados, como no croqui. O marco é preciso para a sua pospositivo localização, para um possível auxílio. A tampa é de tangível criado e a brita em redor do despenhadeiro favorece a astúcia da água no solo.
Campo de Absorvimento
Outra saída para os solos permeáveis é o campo de absorvimento que pode se ser num ótimo projeto de rega sub-superficial. O esgoto precisa mudar, antes, pela cavidade séptica e por uma caixa de subdivisão.
Cavidade de Pedra
No momento em que o solo é abrigo, uma saída é a construção de uma cavidade de pedra que, como o nome diz, é uma túmulo aluvião de pedras de mão tipo seixo rolado. Os esgotos precisam, antes, mudar pela cavidade séptica.