Otimização de Sites; O que é?

O que é otimização de sites?

A otimização de sites é o processo de usar experimentação controlada para melhorar a capacidade de um site de impulsionar as metas de negócios. Para melhorar o desempenho do site, os proprietários do site implementam testes A / B para experimentar variações nas páginas do site e determinar quais alterações resultarão em mais conversões (por exemplo, solicitações de demonstração, aumentos nos resultados de pesquisas orgânicas, mais compras, redução tempo de atendimento ao cliente, etc.).

Como otimizar o seu site passo a passo

A otimização de sites segue os mesmos princípios usados ​​na otimização da taxa de conversão e é baseada no método científico.

Determine o objetivo da otimização do seu site. Diferentes tipos de negócios terão objetivos diferentes para os quais você deseja otimizar. Por exemplo, se você administrou um site de comércio eletrônico, gostaria de descobrir como aumentar as compras e os valores médios dos pedidos (AOV) . Para fazer isso, o proprietário de um site realizará pesquisas quantitativas e qualitativas nas principais páginas do site que afetam o objetivo final do site. Por exemplo, a página inicial geralmente é uma área valiosa para a realização de testes A / B, já que grande parte do tráfego do site chega a essa página primeiro. É importante que os visitantes entendam imediatamente o que a empresa oferece e que possam encontrar o caminho para a segunda etapa (um clique).

Crie suas melhores suposições sobre como impactar seu objetivo. Depois de identificar a meta de nível superior a ser aprimorada, você deve identificar pontos de baixo desempenho em uma página da web e começar a formular uma hipótese de como esses elementos podem ser testados para melhorar as taxas de conversão .

Crie uma lista de variáveis que sua experiência testará. As alterações podem ser criadas em variações e executadas como experimentos em uma ferramenta de teste de divisão A / B.

Execute o experimento . Ao executar o experimento, certifique-se de reunir dados suficientes para tornar suas conclusões estatisticamente significativas . Você não deseja basear suas decisões de negócios em conjuntos de dados inconclusivos.

Meça os resultados , tire conclusões e depois itere. Os resultados de um experimento mostrarão se as alterações no elemento do site produziram uma melhoria. Uma variação vencedora pode se tornar a nova linha de base e testada iterativamente à medida que mais idéias para melhoria são geradas. Um teste de perda ainda é uma valiosa oportunidade de aprendizado e pode fornecer orientações sobre o que tentar em seguida no processo de otimização.

A otimização de sites pode oferecer muitos benefícios mensuráveis ​​para os negócios, se feitos corretamente. Primeiro, o processo de otimização do site determina a melhor versão dos elementos da página da web que ajudam os visitantes a atingir um determinado objetivo. A otimização melhora a eficiência do site na conversão do tráfego de visitantes em assinantes de email, leitores ou clientes pagantes. Por sua vez, a eficiência aprimorada leva a um maior ROI nas campanhas de aquisição de clientes e geração de tráfego, como pesquisas na web, Google AdWords, mídias sociais e marketing por email.

Os objetivos da otimização de sites

As metas de um site variam de acordo com o tipo de negócio, os clientes-alvo da empresa e a ação desejada desse público: uma compra, preenchimento de um formulário ou leitura de um artigo. A ação desejada de um visitante do site também pode ser conversões ou o número de membros do público que concluem uma determinada ação.

Por exemplo:

  • Uma publicação online pratica a otimização de sites com o objetivo de conversão de aumentar o número de artigos que os visitantes leem.
  • Uma loja on-line otimiza seu site para incentivar a conclusão de checkouts e compras repetidas.
  • Uma empresa de software on-line otimiza seu site para melhorar a taxa na qual os visitantes se inscrevem (ou se convertem em) para uma avaliação gratuita do produto.
  • Uma companhia de seguros otimiza seu site para capturar mais leads em potencial para vendas de cobertura de seguro.
  • Uma campanha de angariação de fundos otimiza o formulário de doações para incentivar mais doações.

8 elementos de sites para otimizar

Dependendo do objetivo da empresa, a otimização do site pode incluir testes:

  • Um título ou mensagens principais relacionadas à proposta de valor da empresa .
  • O uso de mídia visual, como fotografia ou vídeo.
  • O comprimento de um formulário, variando o número de campos obrigatórios ou a ordem de preenchimento.
  • A exibição destacada de estudos de caso de clientes que descrevem o sucesso deles usando seu produto ou serviço.
  • O estilo visual, o texto e o posicionamento de um botão ou link de chamada à ação (CTA) .
  • A organização da navegação do site.
  • A colocação da funcionalidade de compartilhamento social.
  • A aparência e organização da página da Web para um visitante em um dispositivo móvel.

As páginas de destino das campanhas de marketing também costumam ser uma área de um site que pode ser otimizada, devido ao tráfego de alta qualidade que é enviado para lá por anúncios, email ou mídia social. Os proprietários de sites também podem realizar a otimização de sites em processos de várias páginas em seus sites, como uma inscrição de avaliação gratuita, um funil de pagamento ou qualquer formulário de várias páginas.

Otimização para mecanismos de pesquisa x otimização de sites (desambiguação)

Às vezes, a otimização de sites também é usada para descrever a prática de melhorar a capacidade de descoberta de um site para os mecanismos de pesquisa, com o objetivo final de melhorar a classificação dos resultados de pesquisa dos principais termos de pesquisa.

Os principais fatores de classificação a serem considerados ao fazer a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) incluem: alterar os títulos das páginas, diminuir a velocidade de carregamento da página, minimizar a má experiência do usuário, usar as palavras corretas e produzir conteúdo bem escrito.

  • Alteração de títulos de página – mecanismos de pesquisa como o Google usam sua <title>tag para entender do que se trata sua página e veicular esse conteúdo para seus usuários. Certifique-se de que sua <title>tag tenha menos de 160 caracteres, exclusiva da página e clique em digno.
  • Diminuindo a velocidade de carregamento da página – a otimização do site também pode ser conectada para melhorar a velocidade e o desempenho do site. Isso é implicitamente relevante para o objetivo de otimização de site, como a conclusão de uma ação desejada em um site. O baixo desempenho do site, como a latência ou a baixa velocidade da página, pode proibir os visitantes de agir devido à incapacidade de navegar no site.
  • Minimizar a má experiência do usuário – as atualizações mais recentes do algoritmo do Google revelam que métricas de engajamento do usuário, como tempo de permanência – quanto tempo alguém permanece no seu site na página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google – está sendo usado para classificações. Se os usuários permanecerem mais tempo em seu site em comparação com seus concorrentes, você verá classificações mais altas.
  • Usando as palavras corretas – o núcleo do SEO ainda depende do uso de palavras-chave relevantes. Por exemplo, digamos que você administre um restaurante de sushi. Faz sentido ter uma página que segue a palavra-chave [entrega em japonês] ou [entrega em sushi]? Com base na pesquisa de palavras-chave nos EUA, podemos ver que há 1.900 pesquisas para [entrega em japonês] e 18.100 pesquisas para [entrega em sushi].
  • Produzindo conteúdo bem escrito – no final do dia, os mecanismos de pesquisa estão servindo aos usuários o melhor conteúdo possível. Se o Google direciona um de seus usuários para o seu conteúdo e está cheio de erros de gramática e ortografia, isso reflete mal no Google. Verifique se o conteúdo que você está criando é exclusivo, cheio de valor e bem escrito.

A otimização de sites também pode ser conectada para melhorar a velocidade e a confiabilidade do desempenho de um site. Isso é implicitamente relevante para o objetivo de otimização de site, como a conclusão de uma ação desejada em um site. O mau desempenho do site, como latência ou erros, pode proibir os visitantes de agirem devido à incapacidade de navegar no site.