O que é uma solda branda

A brasagem é um processamento de soldagem fabricado da soldadura forte. Soldadura forte, similarmente conhecida por “brazing”, é a soldagem em que o metal de acrescentamento apresenta temperatura acima de 450°C, porém inferior à temperatura de liga do metal de base.

A soldadura forte efetua origem à brasagem e à soldabrasagem ou soldadura brasada. Há outro princípios de soldagem, chamado de soldadura branda ou fraca, em que o metal de acrescentamento possui o ponto de liga embaixo de 450°C.

De acordo com manifestação da AWS-Associação Americana de Soldagem -a brasagem reúne um grupo de processos de casamento que coalizão metais pelo entusiasmo apropriado e pelo utilização de um metal de acrescentamento com temperatura de liga mais baixa que a temperatura “solidus” do metal de base ; o metal de acrescentamento preenche a corporação por capilaridade. Neste tipo de casamento, o metal de base de modo algum se funde e é esse feito que diferencia a brasagem de mais processos de soldagem por liga.


Capilaridade


A capilaridade ou atuação capilar é a personalidade que um metal em estado líquido apresenta de exercer espaços existentes entre os grãos das peças a soldar. No processamento de brasagem não é preciso trabalhar o perfil das peças, uma vez que estas não se fundem. O que vai juntar as peças é o metal de acrescentamento, esse efetivamente, fundido, que metediço pelos espaços existentes entre elas.


Molhagem


A brasagem de qualidade vale-se da casa de molhagem do metal de acrescentamento sobre o material a ser brasado. A molhagem é a atuação de repoltronear-se o metal líquido sobre uma superfície sólida. Para que ocorra a molhagem entre uma superfície sólida e um líquido, é fundamental que exista qualquer identidade entre esses 2 materiais e que as faces a serem unidas estejam perfeitamente limpas de graxa e óxidos. A higienização pode ser feita por decapagem química ou mecânica.


Metal de base


Em acrescentamento aos requisitos mecânicos do metal de base na corporação brasada, o resultado do ciclo de brasagem sobre o metal de base e sobre a resistência final precisa ser considerado. A resistência do metal de base possui um interessante resultado na resistência da corporação brasada; dessa forma, precisa ser diretamente considerada no momento em que for realizado o projeto, especificamente no caso de esboços específicos. Alguns metais de base são mais difíceis de brasar que mais ; por exemplo, no momento em que o metal de base é dinheiro com alto gênero de titânio e / ou alumínio, há dificuldades para a brasagem por fornalha.


uma ótima corporação brasada considera quatro aspectos: projeto da corporação, metal de acrescentamento, uniformidade de subdivisão de calor e adequada proteção com movimento ou atmosfera.


O processamento de brasagem se começa pela higienização prévia das partes a serem soldadas para dispensar contaminantes e óxidos e pela aplicação de um movimento capaz de desmembrar óxidos metálicos sólidos que também estejam existentes, de modo a proteger-se nova enferrujamento ;

posteriormente, aquece-se a setor a ser soldada até que o movimento responsável pela proteção do metal de base atinja a temperatura de liga e que o metal de acrescentamento similarmente esteja na adequada temperatura de liga.


Como a fluxo do material de acrescentamento é bastante maior que a do movimento, o material de acrescentamento desloca o movimento e o substitui na corporação ;

depois de o esfriamento, o material de acrescentamento preenche a corporação e o movimento se distribui pela perímetro da corporação, protegendo-a também ao longo o esfriamento. Este movimento sobejo precisa ser removido com água quente ou fria e escova, uma vez que é quimicamente agressivo, podendo provocar corrosão na setor brasada.


Aplicação


A soldadura forte foi a princípio desenvolvida para dar satisfação peças trincadas ou quebradas. No momento em que se soldadura ferro fundido por liga, o processamento requer alto pré- entusiasmo e baixa rapidez de esfriamento, para reduzir o começo de trincas e a formação de cementita; a uso da soldadura forte evita as trincas, de forma que poucos complicações com expansão e retração são localizados.


Na maior parte dos casos, a soldadura forte é feita pelo processamento de soldagem oxicombustível, com uma coalizão de cobre em maneira de vareta e um movimento apropriado ; não obstante, é possível usar os processos TIG ou argola plasma, sem a urgência da uso de fluxos e sem fundir o metal de base.


A brasagem é usada na casamento de metais dissimilares, de peças de jovem encorpadura, de metais tratados termicamente e em uniões de metal com cerâmica. Abrange um campo fecundo que vai a partir de a indústria elétrica e eletrônica atéa indústria automobilística e de vôo.


A soldabrasagem é empregada na soldagem de tubos, varões, barras e componentes fundidos e forjados, no momento em que se querem resultados com pequenas deformações. É frequentemente usada para juntar ferro fundido e aços, porém pode similarmente ser empregada para juntar cobre, dinheiro e sua ligas. Mais metais são capazes de ser unidos por soldabrasagem com um apropriado metal de acrescentamento, além de metais dissimilares.


A soldadura branda é usada especialmente nas indústrias elétrica e eletrônica, na soldagem de circuitos impressos, de componentes e em ligações de terminais elétricos.


Benefícios


A soldadura forte apresenta algumas benefícios, em correlação aos processos de soldagem por liga ; requer menor calor, o que acarreta maior velocidade para corporificar o casamento, ainda que produza pequenas distorções; o metal de acrescentamento apresenta baixa preocupação residual e sua ductilidade permite usinagem; as soldas evidencia resistência adequada para várias aplicações; o equipamento subordinado é simples e de possível uso ; metais frágeis, como ferro fundido grisalho, são capazes de ser unidos sem alto pré-aquecimento.

Tem alguma dúvida sobre como soldar aço inox com eletrodo revestido, Acesse nosso site


Desvantagens


As desvantagens da soldadura forte são a resistência de soldadura, que é limitada à resistência do metal de acrescentamento ;

A temperatura de serviço, que é limitada ao ponto de liga do metal de acrescentamento, como ocorre com as ligas de cobre, limitadas à temperatura de serviço de 260°C;

Ea eventualidade de a soldadura forte provocar corrosão galvânica na corporação.

FONTE:
https://www.leroymerlin.com.br/localizacao