O que é um cordão de solda


Processos de soldagem usuais: Os processos de soldagem a arco elétrico são usuais na indústria metal-mecânica. Podem classificados conforme o método de operação e a eficiência. Processos manuais,soldagem por eletrodo revestido, têm aos automáticos, soldagem por e o MAG robotizado. A de deposição os custos de soldagem, de soldagem, o de deposição – consumível – poderá mais maximizando os custos de fabricação.

Efeitos das variáveis de soldagem: Os efeitos das variáveis de soldagem dependem do aplicam-se a todos os processos a elétrico. Um das fontes de soldagem, que pode de corrente (CC) ou tensão (CV).

Velocidade de alimentação do arame

Extensão do eletrodo (stick-out): tem uma influência diretamente proporcional; quanto maior a distância, maior seráo aquecimento do eletrodo e, por efeito, Joule, o eletrodo esquenta e permite que a corrente seja aumentada num patamar maior;

Polaridade: em algumas aplicações, a troca da polaridade inversa (CCEP) para direta (CCEN) permite aumentos significativos nas taxas de deposição, que podem chegar a 30% ou mais;

O uso da fórmula do aporte de energia é muito útil no desenvolvimento e no aprimoramento dos processos de soldagem em busca de taxas de deposição com valores maiores.

Saiba Mais: Quanto tempo leva para fazer um curso de soldador

Existem outros fatores que precisam ser considerados, mas que estão fora do âmbito deste artigo e que devem ser tratados de forma mais singular. Outros custos também são considerados, como: mão de obra, energia elétrica da fonte de soldagem, custo de funcionamento da fábrica ou local considerado e os custos de gestão e funcionamento da fábrica.

Um dos custos mais significativos é o de mão de obra, Isso, inevitavelmente, varia conforme a indústria, a localidade e o período do ano. Existem muitos custos indiretos, mas o custo do metal de solda depositado influencia diretamente o custo de uma junta soldada. O trabalho realizado por um projetista na concepção do conjunto mais rentável em um item que pode ser colocado na posição mais vantajosa para a soldagem terá grande efeito sobre os custos.

Por exemplo, um fator decisivo é a escolha do tipo de preparação de uma junta: o projetista pode escolher um chanfro com V simples ou duplo V, e a preparação pode ser feita com corte ou chama de plasma. Um chanfro em J deve ser preparado por usinagem e, geralmente, tem maior custo.

Além do cálculo do custo do depósito de metal de solda, outros fatores diretamente afetados pelas decisões de engenharia de soldagem são, portanto: o tempo de montagem de preparação da junta, que inclui posicionamento da peça em qualquer sistema de apoio ou dispositivo; a limpeza e o acabamento da solda; remoção de dispositivos; tratamento térmico pós-soldagem; custos dos ensaios não destrutivos e custo dos reparos.

Esse é o resultado de perdas ocorridas quando, por exemplo, o arame de soldagem MIG/MAG ou o arco submerso é cortado para ter a ponta de contato restaurada, quando a bobina de arame acaba e o comprimento do arame entre o rolo e a ponta de contato é insuficiente para ser tracionada ou quando o arame enrosca no conduíte da tocha. Essas perdas tendem a ser pequenas, mas este não é o caso com eletrodos revestidos. Por razões como revestimentos danificados ou armazenados incorretamente, as pontas de eletrodos revestidos que sobram no porta eletrodo são descartadas pelo soldador, o que representa a perda de um terço do peso adquirido de eletrodos revestidos.

O peso do metal de solda na junta deve ser multiplicado por esse fator para fornecer a quantidade de solda consumida. Esses valores são indicados para plantas com boa eficiência de chão de fábrica, em que os consumíveis não são desperdiçados.

FONTE: https://www.r7.com