O que é marketing digital?

O marketing digital é o marketing e a publicidade de uma empresa, pessoa, produto ou serviço usando canais online, dispositivos eletrônicos e tecnologias digitais. Alguns exemplos de marketing digital incluem mídia social, e-mail, pagamento por clique (PPC), otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e muito mais.

Como o marketing digital difere do marketing tradicional?

A diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital é simples.

O marketing tradicional usa canais offline, enquanto o marketing digital usa canais online. Uma campanha de marketing tradicional, por exemplo, pode usar outdoors, anúncios de rádio e notícias, enquanto uma campanha de marketing digital pode usar mídia social, postagens em blog e e-mail para promover um negócio e suas ofertas.

Por que o marketing digital é importante?

Para as empresas de hoje, o marketing digital é importante porque oferece:

  • Múltiplas estratégias de marketing online
  • Soluções de marketing econômicas
  • Campo de jogo nivelado
  • Opções avançadas de segmentação e personalização
  • Acompanhamento e medição precisos de campanha
  • Feedback contínuo sobre o desempenho da campanha
Fonte: Reprodução: Pinterest

Você pode aprender mais sobre os benefícios do marketing digital abaixo.

O marketing digital oferece várias estratégias de marketing online

Com o marketing online, sua empresa pode escolher entre uma variedade de táticas. Exemplos de táticas de marketing digital incluem:

  • SEO
  • PPC
  • Marketing de conteúdo
  • Otimização da taxa de conversão (CRO)
  • Marketing e publicidade em mídias sociais
  • E mais

Você tem opções, o que não é o caso quando se usa o marketing tradicional. Com o marketing tradicional, você tem menos opções. Você tem apenas alguns canais disponíveis, como rádio, mídia impressa e TV, e muitos desses canais são caros, o que limita ainda mais suas opções.

A escolha de usar o marketing na Internet dá à sua empresa acesso a uma variedade de estratégias. Você pode escolher aqueles que melhor correspondem ao seu negócio, objetivos e mercado-alvo, o que ajuda a maximizar o impacto do marketing online em seus resultados financeiros.

O marketing digital oferece soluções de marketing econômicas

O preço é outro benefício do marketing digital.

Comparado ao marketing tradicional, o marketing online é extremamente econômico. Se você anuncia online, seja em mídias sociais, sites ou mecanismos de pesquisa, você define seu orçamento e lance para um espaço de anúncio. Você tem controle total sobre quanto gasta, o que não é o caso ao comprar um outdoor.

Além disso, você pode interromper sua estratégia a qualquer momento. Se você lançar uma campanha PPC, por exemplo, e perceber que ela não está funcionando, você pode ir em frente e pausar essa campanha. Em comparação, uma vez que você compra um outdoor, você o tem por toda a duração, funcione ou não.

O marketing digital oferece igualdade de condições

Se você é uma empresa de pequeno a médio porte (SMB), o marketing digital também ajuda sua empresa a se destacar das marcas maiores. Isso porque o marketing online oferece soluções econômicas, como SEO, que podem ajudar sua empresa a atingir seu público.

Com o SEO como uma estratégia de marketing digital, por exemplo, sua empresa pode otimizar seu conteúdo para pesquisas de cauda longa ou pesquisas que apresentam três ou mais palavras, como “serviços de manutenção residencial de AVAC” ou “como limpar calhas de casas”.

Essa abordagem pode ajudar sua empresa a contornar grandes marcas e atingir seu mercado-alvo.

Você também não precisa se preocupar em como seu orçamento de marketing online irá competir com marcas maiores. O marketing digital oferece várias estratégias econômicas, incluindo SEO, que você pode usar para apresentar seus produtos ou serviços ao seu público.

O marketing digital oferece opções avançadas de segmentação e personalização

Tornar o marketing na web parte de sua estratégia de negócios também oferece acesso a uma variedade de opções avançadas de segmentação e personalização. O marketing tradicional, que é mais amplo, não pode competir com o que o marketing digital pode fornecer quando se trata de segmentação.

Por exemplo, com marketing online, você pode usar opções de segmentação como:

  • Idade
  • Localização
  • Interesses
  • Estado civil
  • Hobbies
  • Dispositivo
  • E mais

Essas opções de segmentação podem ajudá-lo a ampliar os outros benefícios do marketing digital, como a relação custo-benefício. Se você lançar uma campanha PPC, por exemplo, poderá usar opções de segmentação como local e dispositivo para concentrar seus anúncios nos usuários com maior probabilidade de conversão, como visitando sua loja física.

O marketing online também permite personalizar o conteúdo com informações como as seguintes:

  • Nome
  • Interesses
  • Comportamento de compra

Criar uma experiência personalizada para os usuários, seja por meio de sua campanha de marketing por email ou site, pode levar a melhores resultados de marketing. Um e – mail que recomenda produtos com base no comportamento de compra anterior de um assinante, por exemplo, pode levar a outra venda e até mesmo a uma recomendação boca a boca.

O marketing digital oferece monitoramento e medição precisos de campanhas

O marketing online resolve um problema de marketing tradicional, o rastreamento.

Com o marketing tradicional, é difícil rastrear se alguém encontrou sua empresa por meio de um outdoor, anúncio de rádio ou jornal. Quando você não consegue rastrear seus esforços de marketing, não consegue medir o desempenho deles, o que torna difícil provar o valor do marketing.

É fácil acompanhar o desempenho e os resultados do marketing digital.

Ferramentas como Google AnalyticsGoogle Search Console e Google Ads facilitam o monitoramento de sua estratégia. Com o Google Analytics, por exemplo, você pode rastrear o tráfego do site, o comportamento do usuário e as conversões do site. Em comparação, o Google Ads oferece uma visão de 360 ​​graus de seus anúncios PPC.

Melhor ainda, você pode usar programas como o Google Data Studio para compilar todos os seus dados de marketing digital em relatórios fáceis de ler e compartilhar. Ferramentas como essas ajudam você a mostrar, bem como a analisar, o desempenho do marketing online.

Fonte: Reprodução: Pinterest

O marketing digital oferece feedback contínuo sobre o desempenho da campanha

Tornar o marketing digital parte de sua estratégia de negócios também oferece acesso a uma abordagem de marketing que fornece feedback constante sobre o desempenho de sua campanha, seja sua estratégia de SEO ou anúncios PPC.

Por exemplo, se você lançar uma campanha PPC e atualizar sua segmentação para excluir dispositivos móveis, poderá notar uma queda repentina nas conversões. Essa resposta imediata ajuda você a reagir rapidamente. Você pode desfazer a atualização de segmentação e fazer com que sua campanha volte a ter um desempenho ideal.

Mesmo estratégias de longo prazo, como SEO, fornecem feedback constante.

Por exemplo, você pode ver se sua estratégia de segmentação por palavras-chave funciona bem analisando o tráfego do seu site e as taxas de conversão do site. Essa análise pode ajudá-lo a descobrir outras áreas de melhoria também, como o design e a usabilidade do seu site, bem como a qualidade do conteúdo.

Com todos os seus benefícios, o marketing digital é um grande ativo para as empresas, incluindo a sua.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing