O que é ensino à distância? E por que é tão importante?

À medida que a Internet confunde a linha entre o próximo e o distante, o ensino à distância deve romper o paradigma atual da educação. Com tudo, desde algoritmos de ensino baseados em IA até quadros de mensagens simples, há mais opções do que nunca para aprender tudo o que você precisa saber.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Enquanto educadores qualificados continuarão a ser uma parte integrante da vida de cada aluno, a tecnologia criará uma ponte entre os espaços físicos entre professores e alunos. O ensino à distância já faz parte dos programas de muitas instituições e deve se tornar uma parte ainda maior do setor educacional.

O que é ensino à distância?

O ensino à distância descreve qualquer aprendizagem que aconteça sem que os alunos estejam fisicamente presentes na aula. (No entanto, isso também pode se aplicar ao professor em certas situações.)

Historicamente, isso descreveu cursos por correspondência nos quais os alunos se comunicavam com suas escolas ou professores por correio. Mais recentemente, a educação à distância mudou para o mundo online para incluir uma grande variedade de sistemas e métodos em praticamente qualquer dispositivo conectado.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Tipos comuns de ensino à distância

Embora existam muitas opções de aprendizagem (e ensino) online, existem alguns tipos que são bem suportados por sistemas existentes e pedagogias estabelecidas.

  • A videoconferência  é uma forma comum de os professores interagirem diretamente com os alunos em aulas ao vivo. Esta pode ser uma sessão individual ou um cenário de classe em que vários alunos se conectam ao professor ao vivo.
  • Aprendizagem síncrona é quando todos os alunos aprendem juntos ao mesmo tempo (e muitas vezes até mesmo em um local), mas o instrutor está em outro local. Muitas vezes inclui vídeo ou teleconferência que conecta professores e alunos digitalmente.
  • A aprendizagem assíncrona é um formato menos conectado, mas também menos restrito. Em vez de aulas online ao vivo, os alunos recebem tarefas de aprendizagem com prazos. Eles então estudam sozinhos para completar as tarefas.
  • Os cursos online de horário aberto adicionam mais uma camada de flexibilidade. É um tipo de configuração de curso assíncrona, exceto que também não há prazos. Isso é ideal para alunos com outras demandas de tempo, como profissionais ou pais que ficam em casa.
  • Os cursos online de tempo fixo são um tipo de curso síncrono que exige que todos os usuários online visitem um local virtual específico em um horário e local definidos (por exemplo, um webinar). Ao contrário de aulas síncronas mais rígidas, isso permite que alunos de qualquer lugar do mundo se conectem e interajam online.
  • A educação a distância baseada em computador é uma aula síncrona em tempo fixo sobre computadores, geralmente um laboratório de informática. Isso é mais comum em instituições existentes que já têm acesso aos dispositivos necessários.
  • A aprendizagem híbrida é um tipo específico de aprendizagem combinada em que os alunos aprendem a mesma lição em tempo real (ou seja, ensino à distância síncrono), mas alguns dos alunos estão fisicamente presentes enquanto outros aprendem remotamente.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Qual a diferença entre o ensino à distância e o ensino regular?

A educação a distância é claramente diferente da educação regular em termos da presença física de um aluno ou professor. Mas o que isso significa exatamente?

Para a maior parte, isso se traduz em maior liberdade para alunos e educadores, mas também requer graus mais elevados de disciplina e planejamento para concluir com êxito o curso de estudo.

A maior liberdade de aprendizagem remota é vista mais claramente no fato de que os alunos podem escolher cursos que se encaixem em seus horários e recursos. (Os professores podem fazer o mesmo.) E, no caso do aprendizado digital, os alunos também podem escolher o local e os estilos de ensino que melhor atendem às suas necessidades.

O outro lado da liberdade, no entanto, é a disciplina necessária para aproveitar ao máximo as aulas. Os alunos precisam se automotivar para realmente realizar o trabalho, especialmente em sistemas que não exigem que eles estejam presentes em algum tempo ou lugar específico. Os professores também precisam ser melhor organizados com as contingências, caso seus alunos precisem de explicações adicionais, novamente, especialmente se eles não estiverem ensinando ao vivo e forem capazes de “ler a sala”.

Fonte: https://www.r7.com