O que é contabilidade?
A contabilidade é uma das disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais Aplicadas. Seu propósito é gravar as variações patrimoniais e também ajudar na administração das finanças empresariais, de maneira quantitativa e qualitativa.
O profissional com curso superior na setor é conhecido por como “ profissional Contábil”, no entanto é mais conhecido como contabilista.
A alcunha é conquistada depois de a aprovação no exame de suficiência do Sugestão Federal de Contabilidade (CFC). Até 2015 a formação na setor contábil similarmente habilitava os profissionais técnicos.
Tanto os contadores quantos os técnicos contábeis apenas são capazes de adotar suas atividades se estiverem constantemente registrados nos CRC – Sugestão Local de Contabilidade.
O profissional especializado na setor pode ser acertado para companhias de acanhado, médio ou grande altura. Ele pode trabalhar sem companhia ou montar com toda uma equipe, a necessidade depende de cada empresa.
A Contabilidade é segmentada em algumas atividades, como a escrituração, apresentação, acompanhamento e avaliação de abalo.
Escrituração é o repartição cronológico do acervo da empresa.
A apresentação contábil é a apresentação dos resultados alcançados em certo tempo, que pode ser hebdomadário, mensal, ou anual, de acordo com a necessidade da administração.
A avaliação de todos os dados registrados é conhecida como acompanhamento.
A avaliação de abalo é a acepção de todo o trabalho contábil, que visa entregar aos empresários e terceiros as variações ocorridas de maneira clara e simplificada.
Além disso, há companhias de contabilidade que são contratadas por companhias mais baixos, que não precisam de um orientação agenda. O cliente envia toda a agitação mensal e os contadores analisam, registram e respondem com os relatórios importantes.
Contatos via ligamento e e-mails ajudam a troca de informações.
Uma empresa de contabilidade pode reparar clientes de muitas áreas ou se caracterizar em determinados segmentos de mercado.
O profissional da setor possui muitas opções para aperfeiçoamento, como contabilidade aplicada, estratégica, ambiental, fiscal, hospitalar, pública e tributária, por adágio.
De acordo com dados do CFC, o Brasil tem 343.523 contadores.
No dia 22 de setembro é celebrado o dia do contabilista.
Já o dia do contabilista é bravo no dia 25 de abril.
O padroeiro da arte é São Mateus, acumulador de impostos.
Para que serve a contabilidade
A contabilidade é básico para qualquer empresa, sendo obrigatória para indivíduos jurídicas de acordo com a Arbítrio 6.404/1976. O controle cobiçoso de uma administração ajuda na abastecimento de lucros, evita fraudes e protege a segurança do acervo empresarial.
Com o desenvolvimento do empreendedorismo e de novas formas de mercado, como o e-commerce, cada vez mais os profissionais buscam pelas benefícios oferecidas pela contabilidade.
Além do básico
A aplicação da contabilidade vai bastante além da cotidiano básica de uma empresa.
Tem-se na contabilidade uma fonte rica de dados e informações que são surpreendentemente uteis no administração do negócio.
Uma empresa que procura crescer e abrir-se por meio de filiais ou franquias, deverá de um trabalho contábil eficaz para avaliar seu histórico de desempenho e traçar aspectos futuras para um novo afronta.
A Contabilidade precisa ser uma aliada do administrador de empresa, não apenas por proporcionar inúmeras informações, porém similarmente por resultar segurança no acertado andamento dos procedimentos legais e fiscais de uma empresa. Contabilidade BH