O que é Assessoria Contábil e Por que Sua Empresa Precisa Dela?

Os contadores podem ajudar em vários estágios durante o crescimento de uma pequena empresa. Quando você deve contratar um contador?

Por exemplo, digamos que você leva 10 horas para fazer seus impostos, e seu tempo vale US $ 100 por hora. Isso é um custo de US $ 1000 para fazer seus impostos sozinho. E há sempre o risco de você ter cometido erros – especialmente se você é multitarefa como a maioria dos empresários.

No entanto, se você conseguir um contador para cuidar de tarefas demoradas, como impostos, é bem provável que eles custem menos por hora do que você pagaria a si mesmo. Você não só terá tempo extra para libertá-lo para gerar receita, mas você terá paz de espírito que um especialista está cuidando dos detalhes.

Fonte de reprodução: YouTube

Desafios para o crescimento de pequenas empresas

Existem boas razões para contratar um contador em diferentes fases do crescimento da sua empresa. De um plano de negócios à formação da empresa, pedido de empréstimo à auditoria do governo, um contador pode facilitar a vida de cada etapa. Garanta o sucesso financeiro da sua empresa com a assessoria contábil especializada da Revisa Contábil.

Isso não significa que você sempre precisa empregar um contador em tempo integral ou contratar um em uma base de retenção. Por vezes, apenas algumas horas do seu tempo serão suficientes.

Como todos os proprietários de pequenas empresas que estão procurando economizar dinheiro, você pode pensar que não pode pagar um contador. Mas veja quanto tempo você levaria para fazer certas tarefas (como impostos), e pergunte a si mesmo, isso é um bom uso do seu tempo?

Então, que outros momentos durante a vida de uma pequena empresa típica, você pode contratar um contador para ajudá-lo?

Assessoria Contábil
Assessoria Contábil

Você vai precisar de conselhos quando você escrever um plano de negócios

Se você envolver um contador enquanto estiver escrevendo seu plano de negócios, eles poderão usar o software de contabilidade para adicionar projeções financeiras e outros relatórios a ele. Isso ajudará você a criar um plano de negócios realista, profissional e mais propenso a ter sucesso. O nosso modelo de plano de negócios.Você pode ajudá-lo a começar.

Contratar um profissional nesta fase inicial significará que você obtém o benefício de seu conhecimento financeiro e aconselhamento desde o início. Isso pode economizar tempo e dinheiro em comparação com a contratação de um mais tarde.

Assessoria Contábil
Assessoria Contábil

Nem todas as empresas têm a mesma estrutura legal – existem diferentes tipos que são determinados por vários fatores. Alguns podem ser chamados de sociedades limitadas, parcerias de responsabilidade limitada ou corporações, outros podem ser comerciantes individuais ou proprietários. Estes variam de um país para outro.

Você deve considerar cuidadosamente cada tipo antes de decidir qual é o melhor para você. Por exemplo, você pode fazer negócios como um único comerciante ou único proprietário, trabalhando em uma base autônoma e faturamento em seu próprio nome. Se este for o caso, você pode ser capaz de compensar algumas de suas despesas de vida contra impostos.

No entanto, isso também significa que você pode ser responsabilizado pessoalmente por quaisquer obrigações relacionadas a negócios. Se o seu negócio não pagar um fornecedor, inadimplente em uma dívida ou perder uma ação judicial, o credor pode legalmente vir depois de sua casa ou outros bens.

Com uma estrutura de sociedade de responsabilidade limitada, é diferente. Como o nome sugere, a responsabilidade do negócio é limitada aos ativos de propriedade do negócio, não você pessoalmente (embora possa haver exceções em algumas circunstâncias).

Um contador pode explicar as estruturas de negócios legais disponíveis e ajudá-lo a escolher o que melhor lhe convier.

Assessoria Contábil
Assessoria Contábil

Você precisará de um contador para ajudar com as finanças

A contabilidade de pequenas empresas pode rapidamente se tornar complexa se você fizer isso por conta própria. Se você acha que está perdendo o controle de quem lhe deve dinheiro e quanto, um contador pode ajudá-lo a voltar aos trilhos.

Você também pode querer medir as principais métricas de negócios, como a proporção de salários e outros pagamentos de funcionários em relação à receita total. Um contador pode ajudar aqui gerenciando sua folha de pagamento e produzindo gráficos para que você possa ver como a proporção muda ao longo do tempo.

Se o seu contador usar software de contabilidade baseado em nuvem, eles poderão compartilhar suas contas de negócios com você de forma rápida e fácil. E eles podem produzir tabelas e gráficos que o ajudarão a entender a situação financeira atual da sua empresa. Isso ajudará você a monitorar o pulso do seu negócio e acompanhar coisas importantes, como o fluxo de caixa.

Contrate um contador quando estiver pronto para delegar

Como proprietário de uma pequena empresa, sem dúvida, uma das coisas que você mais gosta é que você tem controle. Você pode definir suas próprias horas de trabalho, criar sua estratégia de negócios, regular sua carga de trabalho (pelo menos até certo ponto) e determinar suas próprias finanças. E ser o mestre de todas essas coisas é um sentimento maravilhoso e libertador.

Mas às vezes isso pode impedir você de delegar. Os empresários podem se sentir sobrecarregados, em parte devido a uma relutância em permitir que outras pessoas ajudem. Você pode sentir que ninguém pode conhecer o seu negócio tão bem como você, portanto, ninguém pode lidar com qualquer parte do seu negócio tão bem quanto você.

A incapacidade de delegar pode significar que você está se sentindo sobrecarregado e estressado. Em algum momento, você terá que deixar ir e aprender a confiar em outras pessoas para lidar com algumas partes do seu negócio para que você possa cuidar do resto.

Delegar os assuntos financeiros da sua empresa é um bom começo. Você precisa escolher o contador certo e certifique-se de confiar neles com as informações financeiras da sua empresa. Depois de entregar as finanças da sua empresa a alguém mais experiente em contabilidade do que você, você terá mais tempo para se concentrar em outros aspectos do seu negócio.

Alguns dos empresários mais bem sucedidos do mundo são especialistas em delegar trabalho para as pessoas certas – então tente aprender com eles.

Assessoria Contábil
Assessoria Contábil

Contrate um contador quando você tem que lidar com o governo

Pode ser assustador lidar com a papelada do governo quando você administra seu próprio negócio. É por isso que tantos proprietários de pequenas empresas contratam um contador quando o primeiro pedido de imposto é devido.

Mas eles também podem ajudá-lo a lidar com mais do que apenas declarações fiscais. Eles podem ajudar sua empresa a interagir com o governo de outras maneiras.

Um bom contador poderá:

  • completar e arquivar os documentos legais e de conformidade necessários para o seu negócio
  • manter sua empresa atualizada com as últimas leis tributárias
  • Preparação de declarações anuais de contas
  • Mantenha o status da sua empresa atualizado no registro da empresa do governo
  • Manter registos de administradores e outros funcionários administrativos
  • Organizar e registrar a alocação de ações / ações, como quando a empresa é formada, quando um parceiro de negócios sai ou um novo parceiro se junta
  • lidar com sua folha de pagamento e garantir que os códigos e pagamentos fiscais de todos os funcionários sejam registrados corretamente

Preparar seus documentos fiscais corretamente pode economizar dinheiro – talvez mais dinheiro do que seu contador cobra você. E um bom contador usará seu conhecimento das leis tributárias e da legislação para sugerir maneiras de liberar fluxo de caixa, economizar dinheiro e levantar capital para expansão.

Contrate um contador caso seja auditado

É estatisticamente improvável que sua empresa seja auditada, porque há muitas pequenas empresas e relativamente poucos auditores do governo. Mas se isso acontecer com você, pode ser caro, estressante e demorado.

Se você ainda não tem um contador neste momento, é um bom momento para contratar um. Eles podem dar conselhos sobre como trabalhar dentro do processo de auditoria. Eles também podem ajudar a garantir que você não viole nenhuma lei tributária depois – porque o governo quase certamente estará observando.

Mas é melhor contratar um contador antes que uma auditoria aconteça, especialmente se você puder encontrar alguém que ofereça seguro de auditoria. O seguro de auditoria cobre as taxas que você teria que pagar se sua empresa precisasse responder a um inquérito oficial, revisão, investigação ou auditoria por um departamento de impostos. Um contador que oferece seguro de auditoria significa que eles não vão cobrar qualquer extra para a quantidade considerável de trabalho que eles terão que realizar durante o processo de auditoria.

Um bom software de contabilidade incorpora uma trilha de auditoria. Isso torna mais fácil para você e o governo ver exatamente quais transações ocorreram ao longo do tempo – e quem as autorizou.

Você precisará de um contador quando solicitar um empréstimo comercial ou cheque especial.

Os bancos gostam de saber que vão recuperar o dinheiro que emprestam. Desde a crise do crédito, os empréstimos a pequenas empresas caíram na maioria dos países. Isso torna ainda mais importante que você tenha um bom caso de negócios quando solicita um empréstimo ou cheque especial.

Um contador pode ajudar a melhorar suas chances. Mesmo o fato de que você tem um contador pode influenciar o banco a seu favor, pois isso implica que você é sério sobre o seu negócio. Com um bom software de contabilidade, seu contador pode apresentar fatos e números que fazem backup de sua aplicação para financiamento. Eles também poderão responder a quaisquer perguntas que seu banco possa ter sobre projeções e despesas de receita.

Seu contador também pode ajudá-lo a escolher qual empréstimo escolher, e dizer-lhe se os termos e condições do seu banco e taxa de juros são favoráveis para você.

Obtenha um conselho de um contador antes de assumir uma franquia

Assumir uma franquia é um método popular de iniciar negócios, especialmente em áreas como preparação de carros, fornecimento de cosméticos, operações de entrega de correio e restaurantes de fast-food. Com uma franquia, você ainda pode ser seu próprio chefe, mas em troca de uma parte da receita ou da equidade comercial, a franquia irá apoiá-lo com marketing de marca, vendas, fornecimento de produtos e outros assuntos importantes.

Isso pode tirar um pouco do risco de iniciar um novo negócio. Mas no lado rácio, você terá menos liberdade comercial e aumento de despesas gerais, porque parte de sua renda irá para a empresa-mãe da franquia. Os contratos de franquia variam, portanto, o valor que você paga e mantém também variará.

Pode ser difícil para alguém novo administrar um negócio para dizer se vale a pena assumir uma franquia em particular. É aí que um contador pode ajudar. Eles podem analisar o contrato de franquia para descobrir as taxas e as porcentagens cobradas e, em seguida, ajudá-lo a estimar sua renda provável depois que esses custos foram deduzidos.

Só você pode decidir se quer assumir a franquia ou não. Mas armado com conhecimento detalhado das finanças, você pode tomar essa decisão com maior confiança.

Revisa Contábil

Concluindo, a assessoria contábil é essencial para garantir a conformidade legal e a eficiência financeira da sua empresa, proporcionando análises precisas e estratégicas que ajudam no crescimento sustentável. A Revisa Contábil oferece soluções completas e personalizadas, garantindo que sua empresa esteja sempre bem assessorada em todas as questões contábeis e fiscais. Com a Revisa Contábil, você pode contar com um apoio especializado para tomar decisões financeiras mais assertivas e seguras, focando no sucesso do seu negócio.

Fonte:https://blog.grupofatos.com.br/por-que-sua-empresa-precisa-de-uma-assessoria-contabil-saiba-aqui/

Fonte:https://contabilidaderevisa.com.br/