O guia do empreendedor sobre como terceirizar

Não importa qual é a indústria, há sempre mais trabalho a fazer do que tempo para executa-lo. Isso quer dizer que há sempre algo em falta, mais trabalho a ser feito e que novas empresas estão sempre abaixo de suas expectativas e com entregas além dos prazos. Uma das piores partes é que isso leva ao estresse intenso. De acordo com o coach de negócios Michael Hyatt, 45% dos empreendedores são estressados. Para saber mais sobre terceirização, administração financeira. Então, o que um empreendedor sobrecarregado faz? Há muitas respostas, e nem todas funcionam para todos os tipos de empreendedores. Mas uma resposta simples está se tornando cada vez mais comum entre os empresários: terceirização. Terceirizar é dar seu trabalho para alguém fora de seu negócio principal. Isso pode ser através de freelancing ou contratando outra empresa (como um call center) para lidar com segmentos de seu negócio. Você pode até terceirizar ao enviar um processo do negócio, como fabricação, para o exterior. Para a maioria dos empresários, no entanto, isso simplesmente significa ter alguém de fora do negócio para fazer o trabalho. Mas surge a dúvida inevitável: como você se certifica de que a qualidade se manterá a mesma? Outras pessoas de fora da sua empresa não têm o mesmo entendimento dos seus valores culturais e a mesma motivação para produzir trabalho de alta qualidade, certo? https://youtu.be/NG3PsRkA0ZI Bem, não tão rápido. Neste guia, você irá aprender tudo o que precisa saber sobre terceirização, evitando erros que poderiam te custar a qualidade. Mas antes que possamos cobrir estratégias específicas, você precisa saber como terceirizar trabalho e porquê.

Entenda porquê você quer terceirizar

No fim do dia, a única razão pela qual você deve terceirizar é porque você pode fazer mais dinheiro terceirizando do que não terceirizando. Embora essa ideia possa parecer excelente, ela não faz sentido a menos que faça sentido na questão financeira. Da mesma forma, terceirização não é um método para fazer mais tarefas não essenciais. Você deve somente utilizar a terceirização como uma ferramenta para gerar vendas e receita. Dito isso, olhar para onde você poderia melhorar em sua eficiência e geração de receita através da terceirização ajuda. De acordo com Wasp Barcode Technologies, os cinco maiores desafios enfrentados pelas pequenas empresas dizem respeito ao gerenciamento de funcionários e lucro. Elas estão contratando novos funcionários, aumentando o lucro e a receita, investindo na saúde dos funcionários e aumentando fluxo de caixa. Qualquer terceirização que você faça deve ajuda-lo a alcançar três desses objetivos (aumento do lucro, aumento da receita ou aumento do fluxo de caixa), enquanto novos problemas de funcionários são contornados. Veja como encontrar exatamente o que você pode terceirizar e o que você não pode.

Faça uma lista de tarefas comuns

Eu recomendo que você veja com bastante cuidado como está gastando seu tempo atualmente, e então se adeque de acordo com o que os dados lhe dizem. Para começar, recomendo você rastrear seu tempo com RescueTime. É um aplicativo simples que funciona de forma silenciosa em seu computador e rastreia sua produtividade. Depois de usar o app por alguns meses, veja quais tarefas terceirizar. Para verificar onde você está gastando seu tempo, clique no ícone do RescueTime na barra do menu.

  1. Selecione “Go to Dashboard…” no menu.
  2. No painel, você terá uma visão geral de como seu tempo tem sido gasto.
  3. Clique na opção Reports, no canto superior direito, para ver os relatórios. Selecione Applications & Websites.
  4. Escolha o período de tempo que deseja visualizar.

A partir disso, você pode ver quais áreas te demandavam mais tempo anteriormente. Em geral, as maiores áreas são suas principais competências. A menos que esteja gerenciando muito mal o seu tempo, essas são as áreas nas quais você se sobressai. À medida que olhar para outros programas que ocupam seu tempo, contudo, você provavelmente notará atividades com uma qualidade geral mais baixa. Essas são atividades com rendimentos decrescentes. Geralmente, são suas melhores opções a serem terceirizadas.

Encontre tarefas nas quais você não é muito bom

O segundo método para entender quais são as oportunidades para terceirizar é olhar para as áreas nas quais você (ou seus funcionários) não se destaca. Isso lhe proporciona grandes benefícios. Primeiro, você poderá ter essas tarefas feitas por alguém que sabe como melhor realizá-las. Isso significa que você não terá que se preocupar com seus funcionários comprometendo uma tarefa que eles podem não entender perfeitamente. Em segundo lugar, você poderá alcançar essas tarefas com uma economia de escala. Se você há necessidade de um anúncio, por exemplo, você pode contratar uma agência especializada que já possui um videografista, um designer e um gerente de relações públicas em tempo integral. Isso é mais rentável do que contratar todos esses funcionários em regime de meio período ou esperar que um funcionário da sua empresa entenda como fazer cada uma dessas tarefas específicas. O Blog Prismaadm detalha como funciona a terceirização. Em terceiro lugar, você poderá focar no que é mais importante. Focar nas principais competências de seu negócio e delegar o restante é o que realmente faz uma empresa dar certo. Na maioria das vezes, esse será o maior benefício da terceirização. Ao permitir que outra pessoa lide com determinadas tarefas, você pode dedicar seu tempo para a composição de um produto melhor. Focar nas questões principais era o melhor motivo para terceirizar, empatado com redução dos custos operacionais, de acordo com Link Vista Digital. Então, agora que se sabe o que terceirizar, há algumas armadilhas às quais você precisa estar atento. Estas são áreas que você deve procurar evitar a terceirização e manter próximas do seu negócio principal.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O que não terceirizar

Apesar da tentação de terceirizar, é preciso tomar cuidado com o excesso. Se você começar a deixar que outros lidem com as tarefas nas quais a sua empresa se destaca, sua empresa pode perder espaço no mercado. Se você pode terceirizar tudo, sua concorrência também pode, e é então que você se arrisca a perder o jogo. Em primeiro lugar, você deve se certificar de que não faz parte da sua competência principal. Embora se possa pensar que algo é o núcleo do seu negócio, uma competência principal não está necessariamente nos produtos que você produz. Há muitos autores que têm seus livros escritos por escritores-fantasmas. Porém, como eles mantêm as ideias e a estrutura que tornam os livros bem-sucedidos, o modelo funciona para eles. O segredo, na verdade, está em sua vantagem competitiva. O que o destaca? O que torna seu produto diferente dos demais? Que paixão, foco ou escolha define seu negócio? O exemplo perfeito disso é a Apple. Embora a Apple terceirize a maior parte da sua fabricação, o design ainda é feito internamente na empresa. Qualquer um pode fazer um smartphone, mas somente a Apple consegue fazer um como o iPhone. Se você sabe que algo não é uma competência principal ou parte de sua vantagem competitiva, há duas questões que você precisa se perguntar. Primeiro, isso é apenas algo que estou fazendo para economizar dinheiro? Muitas vezes, há boas razões para terceirizar que envolvem dinheiro. Contudo, também há vezes em que o dinheiro é bem gasto. Se está pensando em terceirizar seu serviço ao cliente para economizar dinheiro, por exemplo, você provavelmente irá se frustrar. Nem toda tarefa é totalmente baseada no dinheiro em jogo, e você pode vir a perder dinheiro a longo prazo se focar apenas no dinheiro no curto prazo. Finalmente, você precisa se perguntar se isso é apenas porque você não gosta de fazer tal tarefa. Embora possa parecer bom pensar em terceirizar um projeto que você não gostaria de fazer, isso geralmente é um erro. Partes cruciais da sua empresa, como vendas e contratações, muitas vezes são as menos divertidas do trabalho de um empreendedor. Mas se você terceirizá-las, irá começar a notar uma diferença na sua empresa. Essas são habilidades que você precisará aprender (ou contratar alguém que as aprenda), e terceirização simplesmente não é uma solução de longo prazo. Agora que você sabe o que terceirizar, vamos começar com o primeiro nível de terceirização. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o