Mitos comuns do seguro automóvel

O seguro de carro pode ajudar a proteger você, seus passageiros e seu veículo contra uma ampla variedade de acidentes. Mas existem vários mitos sobre o seguro automóvel que podem ser problemáticos. Se você estiver mal informado sobre a cobertura, por exemplo, pode não estar coberto quando pensa que está. Aqui estão três mitos comuns de seguro de carro e os fatos por trás deles. Um limite é o valor máximo que seu seguro pagará para uma perda coberta.

A responsabilidade por danos corporais pode ajudar a pagar taxas legais, despesas médicas e compensação de perda de renda para outras pessoas se elas se ferirem em um acidente que você cause com seu veículo. O limite por pessoa aplica-se a cada pessoa envolvida no acidente. O limite por acidente se aplica a cada acidente que você causar.

A responsabilidade por danos materiais pode ajudar a pagar os pertences de outra pessoa (o carro, a caixa de correio ou a varanda da frente, por exemplo) se você acidentalmente danificá-los com seu veículo. Digamos, por exemplo, que você causa um acidente grave que fere várias pessoas e é considerado responsável por ajudar a pagar as contas médicas. Se você tivesse os limites de responsabilidade por lesões corporais no exemplo acima, seu seguro não ajudaria a cobrir as contas médicas das partes lesadas.

Fonte de Reprodução: Getty Images

MITO: A COBERTURA ABRANGENTE É ABRANGENTE.

Fato: Abrangente não cobre todos os danos ao seu veículo.

A cobertura abrangente normalmente se estende apenas a certos perigos – coisas como roubo, incêndio ou desastres naturais. Pense na cobertura abrangente como uma forma de ajudar a proteger seu carro se ele for danificado em um acidente que não seja uma colisão.

Se o seu carro for vandalizado, a compreensiva pode ajudar a pagar para consertá-lo. Mas se o seu carro for danificado ao bater em outro veículo, a cobertura abrangente não se aplicará. (Nesse caso, você precisaria de cobertura de colisão para ajudar a pagar e reparar os danos ao seu carro).

MITO: SE MEU CARRO FOR DESTRUÍDO, O SEGURO VAI PAGAR PARA EU COMPRAR UM CARRO NOVO.

Fato: em uma perda total coberta, o pagamento do seguro normalmente leva em consideração a depreciação.

A cobertura que ajuda a proteger seu veículo – por exemplo, cobertura abrangente ou cobertura de colisão – normalmente tem um limite igual ao valor real em dinheiro do seu carro. De acordo com o Insurance Information Institute (III) , as seguradoras determinam o valor do seu carro consultando guias que listam os valores de depreciação dos veículos.

Portanto, se o seu veículo de 10 anos tiver uma perda total coberta, não presuma que você pode sair e comprar o modelo mais recente apenas com o reembolso do seguro.

Se você dirige um carro novo, no entanto, algumas seguradoras oferecem cobertura adicional para ajudar a proteger seu investimento. A cobertura de substituição de um carro novo pode permitir que você substitua um veículo totalmente novo que tenha uma perda coberta por um veículo novo da mesma marca, modelo e equipamento. Este tipo de cobertura só pode ser aplicável, no entanto, se o veículo não tiver mais do que alguns anos modelo.

Seguro de carro é caro?

Esse é um grande mito que ronda a questão do seguro, mas não é o único. Em primeiro lugar, cabe esclarecer que não é caro, visto o benefício que traz. Mas vamos explicar um pouquinho melhor isso a seguir e também outras dúvidas. Conheça agora alguns mitos e verdades sobre seguro auto!

Fonte de Reprodução: Getty Images

É possível economizar no seguro auto?

Se algum dia você se perguntou se seguro de carro é caro, por certo já pensou se é possível ou não economizar nele.

A resposta é sim, desde que você esteja ciente das escolhas que pretende fazer e de quais são as implicações disso. Em resumo, além das assistências básicas, é possível adicionar coberturas ao seguro de acordo com a necessidade ou a preferência de cada cliente.

Ao optar por mais coberturas que não sejam obrigatórias em sua apólice, naturalmente seu valor a pagar vai aumentar, mas é sempre importante entender que isso é algo flexível, que você pode ajustar de acordo com suas prioridades e condições.

Mitos e verdades sobre seguro para carro

Tudo sobre os mitos e verdades sobre seguro carro.

Se não pagar o seguro do carro, ele é cancelado

Verdade. Como qualquer outro produto, caso não haja o pagamento do seguro, ele pode ser cancelado. Claro que há algumas possibilidades, por exemplo: se ele for feito com quatro parcelas, três foram pagas e a última não, ele ainda vigora por um determinado número de dias para que a regularização pode ser feita. Explicamos mais sobre esse assunto nesse texto que responde em quanto tempo a apólice é cancelada por falta de pagamento.

Seguro para carro que fica na garagem é mais barato

Verdade. Inclusive, essa é uma das grandes verdades quando falamos de seguro para carro. Isso acontece porque um carro que fica na garagem está menos exposto aos riscos do que veículos que ficam estacionados nas ruas, aumentando a probabilidade de ocorrer um sinistro.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Mulheres geralmente pagam mais barato pelo seguro para carro

Verdade. As mulheres têm tendência a pagar menos pelo seguro, mas isso vai depender do perfil comparado entre mulher e homem. Se os perfis forem idênticos e a única diferença for o sexo, a probabilidade da mulher pagar menos é grande.

Segundo dados das seguradoras, a maioria de sinistros, principalmente aqueles que se referem à perda total, ocorrem na mão de homens e não de mulheres. Então, considerando que mulheres são um grupo de menor risco em comparação aos homens, elas pagam menos do que eles, geralmente. Por isso, é possível dizer que, de forma geral, seguro para o público feminino é mais barato.

Carros antigos têm seguros mais caros

Verdade. Carros antigos, em geral com mais de 10 ou 15 anos, apresentam muita dificuldade na manutenção e para encontrar peças. Às vezes, elas nem existem mais ou então são muito caras. Em geral, é comum que seguros para carros novos ou seminovos com até cinco anos de uso tenham o valor final mais barato. Isso considerando as coberturas para batidas, roubo e furto e assistências básicas.

Instalar bloqueadores e rastreadores deixa o seguro para carro mais barato

Verdade. O valor cobrado pela seguradora será menor porque as chances do carro ser encontrado em caso de roubo ou furto aumentam com bloqueadores e rastreadores instalados.

Fonte: https://www.segfy.com/seguro-de-automovel-mitos-e-verdades-sobre-ascoberturas