Mantendo seu condicionador de ar
Os filtros, bobinas e propósitos de um condicionador de ar exigem manutenção regular para funcionar de forma eficaz e eficiente durante seus anos de serviço. Negligenciar a manutenção necessária garante um declínio constante no desempenho do ar condicionado, enquanto o uso de energia aumenta constantemente.
Filtros de ar condicionado
A tarefa de manutenção mais importante que garantirá a eficiência de seu condicionador de ar é substituir ou limpar rotineiramente seus filtros. Filtros obstruídos e sujos bloqueiam o fluxo de ar normal e reduzem significativamente a eficiência do sistema. Com o fluxo de ar normal obstruído, o ar que contorna o filtro pode levar a sujeira diretamente para a bobina do evaporador e prejudicar a capacidade de absorção de calor da bobina. Substituir um filtro sujo e entupido por um limpo pode reduzir o consumo de energia do seu aparelho de ar condicionado em 5% a 15%. Para condicionadores de ar centrais, os filtros são geralmente localizados em algum lugar ao longo do comprimento do duto de retorno. Locais comuns de filtros são em paredes, tetos, fornos ou no próprio ar-condicionado. Os condicionadores de ar do quarto têm um filtro montado na grade que fica na sala. Alguns tipos de filtros são reutilizáveis; outros devem ser substituídos. Eles estão disponíveis em vários tipos e eficiências. Limpe ou substitua o filtro ou os filtros do seu sistema de ar condicionado todos os meses ou dois durante a estação de arrefecimento. Os filtros podem precisar de atenção mais freqüente se o condicionador de ar estiver em uso constante, estiver sujeito a condições de poeira ou se você tiver animais de estimação com peles em casa.
Bobinas de Ar Condicionado
A bobina do evaporador do condicionador de ar e a bobina do condensador coletam sujeira durante seus meses e anos de serviço. Um filtro limpo impede a bobina do evaporador de sujar rapidamente. Com o tempo, no entanto, a bobina do evaporador ainda coletará sujeira. Esta sujeira reduz o fluxo de ar e isola a bobina, reduzindo sua capacidade de absorver calor. Para evitar este problema, verifique a sua bobina do evaporador todos os anos e limpe-a conforme necessário. Bobinas condensadoras externas também podem ficar muito sujas se o ambiente externo estiver empoeirado ou se houver folhagem nas proximidades. Você pode ver facilmente a bobina do condensador e perceber se a sujeira está se acumulando em suas aletas. Você deve minimizar a sujeira e detritos perto da unidade do condensador. Suas aberturas de secador, folhas caindo e cortador de grama são todas as fontes potenciais de sujeira e detritos. Limpar a área ao redor da bobina, remover qualquer sujeira e recortar a folhagem pelo menos 2 pés (0,6 m) permite um fluxo de ar adequado ao redor do condensador.
Aletas de bobina
As aletas de alumínio nas bobinas do evaporador e do condensador são facilmente dobradas e podem bloquear o fluxo de ar através da bobina. Atacadistas de ar-condicionado vendem uma ferramenta chamada “pente de barbatana”, que vai pentear essas barbatanas de volta à condição quase original.
Drenos condensados
Ocasionalmente passe um fio rígido pelos canais de drenagem da unidade. Canais de drenagem entupidos evitam que a unidade reduza a umidade, e o excesso de umidade resultante pode descolorir paredes ou carpetes.
Selos da janela para condicionadores de ar do quarto
No início de cada estação de resfriamento, inspecione a vedação entre o condicionador de ar e a estrutura da janela para garantir que entre em contato com a caixa de metal da unidade. A umidade pode danificar este selo, permitindo que o ar fresco escape de sua casa.
Preparando-se para o inverno
No inverno, cubra o ar-condicionado do seu quarto ou remova-o e armazene-o. Cobrir a unidade exterior de um ar condicionado central protegerá a unidade do clima de inverno e detritos.
Contratar um profissional
Quando o seu ar condicionado precisar de mais do que uma manutenção regular, contrate um técnico de serviço profissional. Um técnico bem treinado encontrará e consertará problemas em seu sistema de ar condicionado.
O técnico deve:
Verifique a quantidade correta de refrigerante Teste para vazamentos de refrigerante usando um detector de vazamento Capture qualquer refrigerante que deva ser evacuado do sistema, em vez de liberá-lo ilegalmente para a atmosfera Verificar e selar o vazamento de dutos em sistemas centrais Meça o fluxo de ar através da bobina do evaporador Verifique a seqüência de controle elétrico correta e certifique-se de que o sistema de aquecimento e o sistema de arrefecimento não possam operar simultaneamente Inspecione os terminais elétricos, limpe e aperte as conexões e aplique um revestimento não condutor se necessário Lubrifique os motores e verifique as correias quanto a estanqueidade e desgaste Verifique a precisão do termostato.