Nos últimos anos, empresas e marcas tentaram alavancar o streaming de vídeo ao vivo para obter um sucesso relativo. Embora a maioria dessas empresas tenha usado a transmissão ao vivo para aumentar a conscientização ou aumentar o envolvimento do usuário, muitas não foram capazes de lucrar com esses esforços.
Recentemente, um punhado de empresas inovadoras de comércio eletrônico começaram a tomar medidas na utilização de streaming ao vivo para mais do que envolvimento do usuário, mas também para aumentar as vendas. Essas empresas perceberam que os elementos de envolvimento e imediatismo da transmissão ao vivo poderiam ser integrados às compras online para atrair a geração do milênio.
O imediatismo que a transmissão ao vivo traz para as compras é imenso, porque o elemento “ao vivo” traz ao espectador uma sensação de imediatismo espacial, onde você sente que está realmente ali no momento e não atrás de uma tela. Esse nível de interação pode não apenas despertar o interesse de um comprador em potencial, mas está se tornando comprovado que pode realmente levar as pessoas ao limite da compra.
O que é Live Commerce?
O comércio ao vivo, como mencionamos brevemente acima, é um serviço que combina streaming de vídeo ao vivo com a capacidade de interagir com os vendedores e comprar imediatamente, seja vendendo um produto real durante uma transmissão ou recebendo suporte de uma comunidade social. Os benefícios do comércio ao vivo, em comparação com os canais de compra tradicionais e e-commerce, continuam a ser comprovados com casos de uso em todo o mundo. Por exemplo, AliExpress, uma subsidiária da Alibaba, lançou um serviço de comércio ao vivo chamado ‘AliExpress LIVE’, que viu até 320.000 produtos sendo adicionados ao carrinho por milhão de visualizações durante uma única sessão de streaming ao vivo. Essas conversões incríveis são as razões pelas quais muitas empresas estão migrando para o comércio ao vivo.
Quem está usando o Live Commerce?
No ano passado, várias empresas defenderam a legitimidade do comércio ativo. Empresas como a TMON, um importante player de comércio eletrônico na Ásia, lançaram um serviço de comércio ao vivo chamado TVON Live em setembro de 2017 e obtiveram resultados tremendos. Nos primeiros testes de comércio ao vivo da empresa, a TMON obteve uma taxa de conversão de 21% e 130 vezes mais receita para uma única sessão de comércio ao vivo.
O serviço TVON Live, como muitas outras empresas que alavancam a transmissão ao vivo, usa influenciadores, celebridades e blogueiros famosos para mostrar produtos e interagir com os telespectadores, mas, com sua plataforma, os telespectadores podem comprar produtos no local com o toque de um botão, mas nunca saindo do riacho.
Comércio ao vivo para varejo
Existem também casos de uso como o Kohl’s, um varejista de loja de departamentos, que curiosamente foi uma das primeiras empresas a usar streaming ao vivo para transmitir e vender produtos por meio de comércio ao vivo. Durante a New York Fashion Week em 2015, Kohl’s e Lauren Conrad (uma personalidade da TV e estilista) transmitiram uma exibição ao vivo da LC Lauren Conrad Runway no Periscope, onde os espectadores podiam ver as roupas usadas por modelos na passarela e comprar instantaneamente os itens eles estavam olhando através do portal dedicado da Kohl.
Essa tentativa inicial foi um grande passo na compreensão dos recursos do comércio ao vivo e na descoberta de áreas onde as empresas poderiam otimizar.

Comércio ao vivo para marcas de estilo de vida
LG Fashion (LF), uma das maiores marcas de estilo de vida da Coréia, também foi uma das primeiras a adotar o comércio ao vivo como uma estratégia para combater sua recente estagnação nas vendas. A LF fortalece proativamente sua presença online, e-commerce em particular, para ver um aumento de 30% nas vendas ano após ano desde 2015.
Um dos esforços online coordenados da LF foi lançar o LFON, um serviço de comércio ao vivo que alavanca a comunicação bidirecional com os consumidores para construir interações, aumentar o engajamento e, por fim, obter conversões de compra incríveis. Os usuários LFON podiam assistir a transmissão ao vivo de um host e ter conversas em tempo real com o apresentador e outros usuários, ao mesmo tempo que podiam comprar produtos que o host estava vendendo com um clique.
Você está pronto para dar o salto?
Com qualquer nova tecnologia, sempre haverá pontos positivos e negativos que uma empresa deve considerar. O comércio ao vivo é um serviço que requer muito planejamento e preparação, mas com o plano de jogo, produto e tráfego certos, o comércio ao vivo é um serviço viável de explorar. O serviço ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas com o tempo, continuará a se desenvolver e inovar. Este é um momento emocionante para o comércio ao vivo. Você está pronto para dar o salto?

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media