Antes de começar a alugar seu primeiro estúdio ou loft, é bom saber que eles não são duas ervilhas na mesma vagem. Embora possam ter semelhanças, escolher entre um estúdio e um apartamento loft pode às vezes ser desafiador, especialmente se você não sabe como diferenciar esses dois tipos de propriedade. Felizmente, vamos ajudar você a ver precisamente o que diferencia um do outro. Entenda as diferenças entre estúdio e loft e escolha o espaço ideal para seu estilo de vida com Flats BH.
Estúdio vs. Loft qual é a diferença?
O que é um apartamento loft?
Se você está procurando um espaço que conte uma história de sua construção e da comunidade ao redor, os apartamentos loft são um tesouro atemporal. Desde o momento em que você entra pela porta da frente, você pode ser surpreendido pelos tetos altos acima do normal, paredes de tijolos expostos, canos expostos e janelas panorâmicas muito grandes. Quando você entra no espaço de convivência, você se sentirá como se estivesse em uma casa unifamiliar com muito para ver, incluindo um segundo andar aberto com vista para o primeiro andar de conceito aberto. Adicionar espaço extra é possível em um apartamento loft se você quiser mais de um quarto e banheiro. Em um loft, você pode encontrar peculiaridades únicas, incluindo nenhuma porta de banheiro e prateleiras de cozinha abertas. No entanto, são elas que tornam um loft tão especial e lindamente único.
O que é um apartamento estúdio?
Se você gosta de viver a vida ao máximo sem ter muitas posses materiais, viver em um apartamento estúdio é a solução perfeita. Como um apartamento loft, os estúdios são um conceito aberto desde o momento em que você abre a porta, com o tamanho médio variando entre 300 e 400 pés quadrados. Se você imaginar uma planta baixa típica, ela consistirá em um cômodo que inclui uma cozinha, sala de estar e quarto, com o único outro cômodo sendo um banheiro e possivelmente um armário. Os apartamentos estúdio são muito mais compactos, mas não faltam funcionalidade e soluções superiores de economia de espaço. Se você já quis experimentar a vida em uma “casa minúscula”, um apartamento estúdio é o primeiro passo perfeito para ver se você gosta sem viver em um espaço muito grande.
A diferença entre apartamentos tipo estúdio e loft
Uma diferença fundamental entre um estúdio e um loft é a localização. Você encontrará apartamentos loft em áreas urbanas, enquanto os apartamentos estúdio são muito comuns e podem ser encontrados em qualquer lugar. Uma razão pela qual os apartamentos estúdio são facilmente acessíveis é por causa de seu preço atraente. Em termos de tamanho, os apartamentos estúdio são compactos, perfeitos para uma única pessoa ou um casal que não tem muitos itens. Por outro lado, os lofts podem ser usados para várias coisas, incluindo um escritório em casa, estúdios, lojas e muito mais além de um lugar típico para chamar de lar. Como mencionado acima, os apartamentos estúdio são uma opção popular devido ao preço; os lofts, por outro lado, são mais caros devido à sua rica história, arquitetura e caráter.
Falando sobre o espaço e a funcionalidade de ambos, os apartamentos estúdio são espaços abertos em um único andar. Os lofts geralmente têm um espaço no segundo andar que é grande o suficiente para acomodar um pequeno escritório em casa ou espaço de armazenamento, com vista para o andar inferior, o que é uma razão pela qual eles são tão atraentes para os locatários.
Os prós e contras de um apartamento loft
Prós
Com um apartamento loft, você descobrirá que cada apartamento é um pouco diferente, o que adiciona uma sensação “personalizada” ao espaço. Os lofts também têm um espaço adicional no segundo andar, proporcionando uma sensação mais aberta e expansiva, como se você estivesse em uma casa unifamiliar. Os apartamentos loft também podem ter vários quartos e banheiros, permitindo amplo espaço para abrigar a família, amigos ou outro colega de quarto!
Contras
Algumas desvantagens de um apartamento loft são disponibilidade, custo de serviços públicos e preço. Por exemplo, como os lofts são únicos com base em sua localização e no edifício em que foram construídos, eles têm um custo mais alto. Além disso, se você é alguém que prioriza a privacidade, os lofts podem não ser a melhor opção, pois são muito abertos, não importa onde você esteja. Muitas vezes, as janelas do loft são grandes demais para cortinas ou persianas, o que torna mais fácil para os vizinhos verem você de dia ou de noite. Além disso, é raro encontrar um loft que tenha muito espaço de armário. Devido a todo o espaço aberto, você verá uma conta de serviços públicos maior a cada mês, o que pode ser uma surpresa para aqueles que não consideraram esse custo mensal.
Os prós e contras de um apartamento estúdio
Prós
Os apartamentos estúdio são muito populares por suas plantas de conceito aberto, belos recursos internos e pequenas soluções de economia de espaço. Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno — você pode viver confortavelmente. Se você prefere morar sozinho e prefere sair do que se divertir em casa, os estúdios são ideais para suas preferências de vida. De uma perspectiva de funcionalidade, os apartamentos estúdio exigem manutenção mínima. Além disso, você pode ver contas de serviços públicos mais baixas também, já que não há muito espaço para aquecer ou resfriar.
Contras
Se você é alguém que gosta de ter um pouco mais de espaço para as pernas, os apartamentos estúdio podem não ser a solução certa para você, pois normalmente não são maiores do que 600 pés quadrados. Além disso, o espaço de armazenamento também não é o melhor em um apartamento estúdio, e é por isso que muitos inquilinos incorporam peças de mobiliário multifuncionais, como uma cama Murphy e mesas de jantar dobráveis. Se você estiver morando com uma segunda pessoa ou mais de um animal, o estúdio pode parecer muito apertado muito rapidamente, pois eles são mais adequados para apenas uma pessoa.
Como determinar qual é o certo para você
Como você pode ver, há pontos positivos e negativos em morar em um apartamento estúdio e em um loft. Pode ser difícil decidir qual tipo de apartamento melhor se adapta às suas necessidades, orçamento e preferência de estilo de vida. Embora haja muitos fatores que podem determinar se você decidirá por um estúdio ou loft, aqui estão algumas coisas a considerar que podem ajudar.
- Tamanho: os apartamentos tipo estúdio são mais compactos e ficam em um único andar, enquanto os lofts normalmente têm um espaço extra no segundo andar com vista para o andar principal.
- Geografia: apartamentos tipo estúdio são facilmente acessíveis em muitos bairros, enquanto lofts são encontrados principalmente em grandes edifícios industriais reformados.
- Disponibilidade: Dependendo de onde o apartamento está, lofts podem ser mais difíceis de encontrar devido à sua crescente popularidade. Os locatários adoram morar em apartamentos loft devido à sua aparência, sensação e história únicas.
- Funcionalidade: Você gosta de viver a vida de forma simples, sem muitos bens materiais? Você é alguém que ficaria mais feliz com um pouco mais de espaço para as pernas? A resposta a essa pergunta é uma ótima maneira de decidir qual espaço funciona melhor para você.
- Custo: os apartamentos tipo estúdio são mais baratos devido aos seus espaços pequenos e compactos, enquanto os lofts têm um preço mais alto com base em suas características únicas, plantas baixas e localizações.
- Benefícios: Os apartamentos tipo estúdio normalmente têm contas de serviços públicos mais baixas, já que o espaço é menor e são mais fáceis de manter e limpar, mas você pode ser criativo ao projetar um apartamento tipo estúdio ou loft.
Flats em Belo Horizonte: Conforto e Praticidade na Capital Mineira
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, destaca-se por sua infraestrutura urbana e qualidade de vida. Entre as opções de moradia, os flats têm ganhado popularidade por oferecerem conforto e praticidade aos moradores. Esses apartamentos mobiliados e equipados são ideais para quem busca uma estadia temporária ou uma residência funcional, combinando serviços de hotelaria com a privacidade de um lar. Em bairros como Savassi, Lourdes e Funcionários, é possível encontrar diversas opções de flats que atendem às necessidades de estudantes, profissionais e turistas. Plataformas como o ZAP Imóveis listam anúncios de flats para alugar em Belo Horizonte, facilitando a busca por imóveis que se adequem ao perfil de cada pessoa.
FAQ: Estúdio vs. Loft: Qual é a diferença?
1. Qual é a diferença entre um loft e um estúdio?
Loft vs apartamento estúdio: principais diferenças
A maior diferença entre um loft e um apartamento estúdio é que um loft tem um segundo andar elevado e um estúdio não . O andar superior em um loft geralmente tem vista para o andar principal, e não é murado ou separado por uma porta.
Benefícios de um apartamento estúdio
Se você tem um orçamento apertado, alugar um apartamento estúdio pode ajudar a manter os custos baixos . Privacidade. Muitos locatários têm que escolher entre alugar seu próprio apartamento ou dividir um apartamento com colegas de quarto. Ter colegas de quarto geralmente significa que você tem mais espaço, mas também significa que você não tem privacidade.
Fonte: https://blog.tropical.imb.br/quero-alugar-um-imovel/loft-flat-studio-e-kitnet/