
Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é transporte.encarregado por tratar a água poluída e devolvê-la ao meio deslocamento, em forma de água tratada, formando um ciclo de reaproveitamento transporte O esgoto captado por tanques é submetido a uma série de etapas que incluem floculação, separação de impurezas, filtragens, cloração até que a água poluída esteja deslocamento, a ser reutilizada ou devolvida sem ser uma ameaça à deslocamento e ao meio em que vivemos.
Acesse em nosso site saiba Como funciona as etapas do tratamento de esgoto
Tratamento de esgoto incluem
Gradeamento: Resíduos sólidos deslocamento são retidos por grades com espaçamentos entre cinco e dez centímetros, servindo de uma primeira filtragem para deslocamento, a condução do esgoto por meio de bombas e tubulações.
Desaneração: É a separação dos organismos menores, dos organismos maiores. A areia vai para o transporte. de um tanque e o material orgânico permanece na superfície.
Filtro prensa de placas: O lodo é filtrado através de placas prensadas que fazem todo o líquido restante ser eliminado.
Adensamento do lodo: O lodo é filtrado de forma a reduzir o volume de água para transparecer o material sólido, que por sua vez é transporte a outros processos de filtragem.
Digestão anaeróbica: Toda a matéria em forma de lodo é estabilizada por meio de processo químico, incluindo a eliminação de bactérias e gases nocivos, além de ser reutilizado também como adubo.
Decantador primário: São tanques que misturam o transporte. orgânico sólido para sedimentá-lo no fundo do tanque até assumir a forma de lodo.
Tanque de aeração: É onde a matéria serve de alimento para micro-organismos através de um processo deslocamento, que converte resíduos orgânicos em gás carbônico.
Peneira rotativa: O material sólido é submetido a uma espécie de peneira que serve como uma nova filtragem e separação para que o líquido seja armazenado em caçambas.

Remoção de todos os poluentes através de um processo químico, físico e biológico, a água tratada pode finalmente ser reutilizada para fins industriais ou agrícolas, não sendo ainda água potável. Por isso não é indicada para beber, a não ser com a utilização de filtros ou então que ela seja fervida antes. É interessante acrescentar também o que poucas pessoas sabem, na realidade, o processo de tratamento do esgoto visa uma vez que o próprio curso d’água possui bactérias que se alimentam do material orgânico disponível no esgoto, ajudando a eliminar parte da sujeira.
Brasil possui 100% de água e esgoto tratados, algumas das grandes cidades vêm aos poucos diminuindo os problemas em relação á saneamentos básico, o estado com melhor acesso ao saneamento no País é São Paulo, com déficit de 14,44%, seguido pelo Distrito Federal, com 19,83%, e Minas Gerais, com 25,1% e, na outra ponta está o Amapá, com déficit de 97,36%. Segundo pesquisas feitas concluíram que o Rio de Janeiro, com queda de 17,38% foi considerado o estado com melhor desempenho em 2007.
São as cidades costeiras, como na maioria delas todo o esgoto é jogado no mar sem qualquer tratamento, cresce a poluição da água, o mau cheiro nas praias e os problemas de saúde, além de contribuir para o desequilíbrio ambiental, provocando as tragédias causadas pelo clima adverso, com as tantas mortes que lamentamos, além de prejuízos econômicos incalculáveis, o que reflete com o que vem acontecendo em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais entre outros estados, nos últimos tempos, em termos de temporais e enchentes, pode ser um alerta do mar e da natureza para a necessidade de revisão do tratamento que estamos lhes dispensando na questão do saneamento básico.

Quais os estados que melhor atendem este quesito?
Trata Brasil, São Caetano do Sul é a cidade em que a população tem o melhor acesso aos serviços de saneamento no Brasil, tendo seu índice acima da média estadual, que é de 84,24%, e da média nacional, de 47%. São Caetano do Sul é a primeira cidade da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto. A Prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano construíram mais de 10 quilômetros de uma nova estrutura coletora, que não dispensará mais parte do esgoto no Córrego dos Moinhos, podendo agora destinar todos os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto do ABC (ETE – ABC), na capital.
Outras cidades também estão com grandes resultados positivos, Ribeirão Preto, por exemplo, é a sexta grande cidade do País com melhor saneamento básico, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, que avaliou as 81 maiores cidades brasileiras (mais de 300 mil habitantes). A análise leva em conta o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2009, e mostra que Ribeirão tem 100% de abastecimento com água tratada, 98% de coleta de esgoto e 83% de tratamento do esgoto.