Direitos e responsabilidades do consumidor que todos precisam conhecer

A conscientização do consumidor é um ato de garantir que o comprador ou consumidor esteja ciente das informações sobre produtos, bens, serviços e direitos do consumidor. A conscientização do consumidor é importante para que o comprador tome a decisão certa e faça a escolha certa. Os consumidores têm direito à informação, direito à escolha, direito à segurança. Vamos aprender mais sobre os direitos do consumidor, deveres e conscientização do consumidor em detalhes. Para ler mais sobre consumidor, consulta Advoga Brasil.

Direitos do Consumidor

Direito à Segurança

Significa o direito à proteção contra a comercialização de bens e serviços que ponham em risco a vida e a propriedade. Os bens e serviços adquiridos devem não apenas atender às suas necessidades imediatas, mas também atender a interesses de longo prazo. Antes de comprar, o consumidor deve insistir na qualidade dos produtos e na garantia dos produtos e serviços. Você deve comprar preferencialmente produtos de marca de alta qualidade.

Direito de voto

Significa o direito de ter acesso, sempre que possível, a uma variedade de bens e serviços a preços competitivos. Para os monopólios, significa o direito de garantir qualidade e desempenho satisfatórios a um preço justo. Inclui também o direito a bens e serviços básicos. Pois os direitos de voto irrestritos das minorias podem significar uma recusa da maioria do seu lote. Este direito é melhor exercido em um mercado competitivo onde uma variedade de commodities está disponível a preços competitivos

Direito à Informação

Significa o direito à informação de qualidade, quantidade, potência, pureza e padrão e preço das mercadorias para proteger os consumidores de práticas comerciais desleais. O consumidor deve insistir em obter todas as informações sobre o produto ou serviço antes de fazer uma escolha ou decisão. Isso permitirá que ele aja com sabedoria e responsabilidade, além de permitir que ele desista da vítima de técnicas de vendas de alta pressão.

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Direito do Consumidor à Educação

Representa o direito de adquirir o conhecimento e as habilidades para ser um consumidor informado por toda a vida. A falta de conhecimento dos consumidores, principalmente consumidores rurais, é o principal motivo de sua exploração. Eles precisam conhecer seus direitos e precisam exercê-los. Só assim poderá ser implementada com sucesso uma verdadeira proteção do consumidor.

Direito de ser ouvido

Isso significa que os interesses dos consumidores são devidamente considerados nos fóruns apropriados. Também inclui o direito de ser representado em vários fóruns formados para considerar a proteção do consumidor. Os consumidores devem formar organizações de consumidores não-políticas e não comerciais que possam ser representadas em vários comitês criados pelo governo e outras organizações de consumidores.

Direito de Reparação

Significa o direito de reparação contra práticas comerciais desleais ou exploração sem escrúpulos de consumidores. Também inclui o direito a uma resolução justa de reclamações genuínas dos consumidores. Os consumidores devem apresentar uma reclamação por suas reclamações genuínas. Sua reclamação muitas vezes pode ser de pouco valor, mas seu impacto na sociedade como um todo pode ser enorme. Eles também podem contar com a ajuda de organizações de consumidores para solucionar suas reclamações.

À medida que os mercados se globalizam, o vínculo direto entre o fabricante e o usuário final se torna cada vez mais fragmentado, as reclamações pós-venda devem ser ouvidas por meio de um forte sistema de reparação. Proteja-se como consumidor informado! Clique aqui para acessar informações abrangentes sobre seus direitos, dicas para compras seguras e insights que capacitam você a tomar decisões conscientes e assertivas em suas transações.

Para este fim, os órgãos de resolução de disputas do consumidor (comumente conhecidos como fóruns do consumidor ou tribunais do consumidor) são estabelecidos por lei nos níveis municipal, estadual e nacional para resolver reclamações de consumidores de forma rápida, fácil e barata. O Fórum do Consumidor pode orientar a empresa a tomar as seguintes medidas assim que ouvir a reclamação e determinar que a empresa é a culpada:

  • Corrigir falhas no produto para o que alegam.
  • Reparar avarias gratuitamente
  • Substitua o produto por um produto semelhante ou melhor
  • Efetue um reembolso total do preço
  • Pague a substituição por qualquer dano/custo/inconveniência
  • Revenda o produto na íntegra
  • Cortar ou não repetir práticas comerciais desleais ou práticas comerciais restritivas.
  • Crie um Aviso de correção para quaisquer declarações falsas anteriores

Responsabilidades do Consumido

Pergunte a si mesmo!

  • Você já enfrentou algum problema como consumidor?
  • Você já reclamou quando teve um problema desses?
  • Você sabia que poderia procurar a assistência de um grupo de consumidores para proteger seus interesses?

Seja criticamente consciente

  • A responsabilidade de estar mais alerta e de questionar mais – sobre preços, sobre quantidade e qualidade dos bens adquiridos e serviços utilizados.

Estar envolvido

  • A responsabilidade de ser assertivo – para garantir que você obtenha um acordo justo como consumidor. Lembre-se, se você for passivo, provavelmente será explorado.

Ser organizado

  • A responsabilidade de dar as mãos e levantar vozes como consumidores; lutar coletivamente e desenvolver a força e a influência para promover e proteger o interesse do consumidor.

Pratique o Consumo Sustentável

  • A responsabilidade de estar ciente do impacto do seu consumo nos outros cidadãos, especialmente os grupos desfavorecidos ou impotentes; e consumir com base nas necessidades – não nos desejos.

Seja responsável com o meio ambiente

  • A responsabilidade de estarmos atentos e compreendermos as consequências ambientais do nosso consumo. Devemos reconhecer nossa responsabilidade individual e social de conservar os recursos naturais e proteger a Terra para as gerações futuras. Para saber mais sobre todos os direitos.
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O que significa conscientização do consumidor?

A conscientização do consumidor é o processo de tornar os consumidores de bens e serviços conscientes de seus direitos. Envolve educar um consumidor sobre segurança, informações e os remédios disponíveis para eles. Como mencionado anteriormente, a conscientização do consumidor é uma das questões mais persistentes que o governo enfrenta quando se trata de proteção ao consumidor. Para resolver este problema, o governo desenvolveu vários métodos ao longo dos anos. Na verdade, esse é o principal objetivo do Departamento de Assuntos do Consumidor.

Quem é consumidor?

Simplificando, um consumidor é alguém que consome ou usa uma ampla gama de bens e serviços. Enquanto os bens incluem tanto bens de consumo (como farinha de trigo, sal, açúcar, frutas, etc.) serviço de teatro e outros serviços. Um consumidor é alguém que compra produtos ou serviços para serem usados ​​ou consumidos por si ou por outra pessoa em seu nome. Uma pessoa que compra produtos para revenda, um varejista que vende mercadorias, como artigos de papelaria, compra de um atacadista, não é um consumidor, mas um revendedor. O consumidor também pode ser definido como qualquer pessoa que seleciona bens e serviços, paga para recebê-los e os utiliza para satisfazer seus desejos. Consumidores conscientizando e trabalhando juntos contra as más práticas relacionadas aos seus produtos adquiridos Tomar uma posição sobre bens e serviços pode reduzir a gravidade de sua exploração. Um termo cunhado a partir desse entendimento foi consumismo, que se refere aos esforços dos consumidores para se protegerem. O consumismo é um movimento de consumo que busca garantir que fabricantes, varejistas, revendedores e prestadores de serviços tratem seus clientes de forma justa e honesta. O movimento pode ser visto como uma tentativa de ativistas de consumidores individuais e organizações de consumidores de conscientizar os consumidores sobre as más práticas de mercado e encontrar soluções para proteger seus interesses. Esse movimento prosperará se os consumidores estiverem cientes de seus direitos e responsabilidades ao usar bens e serviços. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor