Dicas de kits de produção ao vivo

Quando iniciamos esta série sobre “Produção em transmissões à vivo”, o objetivo era delapidar o mito de que radiotransmissão ao vivo pela internet é caro e apenas para quem tem toneladas de equipamentos que custam uma fortuna. Por isso, separamos o assunto em capítulos para destrinchar as essenciais partes que compõem a composição de uma transmissão aos vivo. Falamos de câmeras, equipamentos de som, placas de captura, banda de internet necessária para transmitir.

Neste post, o foco não será dar sobre uma outra “parte” da estrutura de formação, e sim dela como umas todo. Mas como assim? De uma margem para cá, temos aceito perguntas sobre uma duvida em comum: “Qual é o melhor equipamento para o minha projeto ”A resposta não é tão alvar, pois depende de qual é a aplicação da sua live, ou seja, em que formato consiste o seu projeto, além de como do orçamento do projeto está destinado aos dispêndios com equipamentos mas para “sair de cima da muro” e auxiliar quem está com dúvidas nessa fase, montamos alguns kits de produção ao âmago, que podem servir como um guia para você começar a montar seu corrige. Lembrando que não comercializamos estes equipamentos, apenas indicamos.

Kit para webinar ao vivo

Só notebook ou Logitech C920

Como o webinar é uma formatação simples de produção de conteúdo ao vivo e, basicamente, a pessoa estará sentada na frente da notebook para fazer a ampliação de vídeo ao azougado, neste caso, recomendamos o esqueleto mais simples e enxuta possível. Se você tiver um bom notebook, com webcam e microfone de boa primado, esta configuração já é bastante. Caso você queira usar um microfone USB externo e/ou uma webcam externa, também são boas opções. Mais do que isso, já pode ser um escasso de exagero.

Valor aproximado da C920: R$ 500

 Pocket show/voz e violão

Logitech C920 + M track M audio + Microfone Condenser

Para músicos que pretendem empreender shows na sala de casa, só com voz e violão (tá bom, pode colocar seu cajón e chocalho também), por exemplo, e não necessita de muitos recursos de vídeo, como mudança de foco e íris (até causa, nesse caso, o mais importante é a qualidade do canto, uma webcam como a Logitech C920 atende muito bem!Com essa configuração, você terá uma boa imagem, uma ótima qualidade de som (ok, isso outrossim depende muito da propriedade do condenser que você decidir por usar), e um excelente custo-benefício no investimento em abastecimentos para as seu transmissões. Neste caso, tanto a webcam quanto a placa de áudio se conectam por cabo USB ao computador. Isso significa que as sinais de áudio e de vídeo estão sendo enviados para o computador na mesma velocidade de processamento de dados. na fala, isso evita que o áudio fique dessincronizado com o vídeo.

Valor: aproximado do kit: R$ 1500.

Workshop/programa de entrevista

Sony Handycam HDR PJ410 ou GoPro + Blackmagic Design Ultrastudio Express + Microfone Boom

Para eventos como workshops em lugares pequenos ou programas/quadros de entrevistas em que participarão poucas pessoas e com escasso ruído no ambiente, esta pode ser uma boa liberdade. A configuração descrita no remédio acima também serve para este tipo de uso, mas é melhor usar um microfone do tipo boom aos invés de um condenser.

Neste caso, estamos falando de uma melhora considerável na qualidade de imagem da transmissão. a filiação acontece toda no diminue de captura. a câmera pode ser ligada via cabo SDI ou HDMI, e o microfone é conjunto na placa por XLR, através do cabo Breakout da Blackmagic.

Valor aproximado do kit: R$ 4.500

Palestras e eventos corporativos internos

Panasonic AG AC90 + Microfone Azden WDM-PRO + Blackmagic Design Ultrastudio Mini Recorder

Com esta configuração, é possível fazer produção de vídeo ao vivo com excelente qualidade de palestras e eventos corporativos, como “Palavra da Presidente”. Neste caso, o radiemissor do Azeden WDM-PRO é ligado na câmera e, da câmera, para a placa de apresamento (esta ligação deve calhar desta maneira, já que esta aligeira não recebe sinal de áudio separado do vídeo).

Além disso, para este tipo de chamada, é preciso ficar atento à escolha da câmera, que deve conseguir aposentar sinal de áudio direto nela. Este modelo da Sony abicha o sinal em XLR. Esta configuração dá a autonomia ao palestrante de ter um microfone de lapela e ficar com as mãos livres, além de ter um outro microfone de mão para passar para os participantes poderem fazer perguntas.

Valor aproximado do kit: R$ 12.000

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/