Diálise: tipos, como tratar, riscos, efeitos colaterais

A diálise é um tratamento para pessoas cujos rins estão falhando. Quando você tem insuficiência renal, seus rins não filtram o sangue como deveriam. Como resultado, resíduos e toxinas se acumulam em sua corrente sanguínea. A diálise faz com que seus rins trabalhem removendo os resíduos e o excesso de líquido do sangue.

Quem precisa de diálise?

Pessoas com insuficiência renal ou doença renal terminal (ESRD) podem precisar de diálise. Lesões e condições como pressão alta, diabetes e lúpus podem danificar os rins e levar a doenças renais.

Algumas pessoas desenvolvem problemas renais sem motivo conhecido. A insuficiência renal pode ser uma condição de longo prazo ou pode ocorrer repentinamente (agudamente) após uma doença ou lesão grave. Este tipo de insuficiência renal pode desaparecer com a recuperação. Se você se interesse em saber mais sobre diálise, acesse Nefroclinicas.com.br

Existem cinco estágios de doença renal. Se você tem doença renal em estágio 5, os profissionais de saúde assumem que você tem doença renal terminal (ESRD) ou insuficiência renal. Neste ponto, os rins estão realizando cerca de 10% a 15% de sua função normal. Você pode precisar de diálise ou transplante de rim para se manter vivo. Algumas pessoas fazem diálise enquanto esperam por um transplante.

O que fazem os rins?

Os rins fazem parte do sistema urinário. Esses dois órgãos em forma de feijão ficam abaixo da caixa torácica em ambos os lados da coluna. Eles limpam o sangue de toxinas e devolvem sangue filtrado e rico em nutrientes para a corrente sanguínea.

Resíduos e excesso de água produzem urina, que viaja dos rins para a bexiga. Seus rins também ajudam a regular sua pressão sanguínea.

DETALHES DO PROCEDIMENTO

Quais são os tipos de diálise?

Existem duas opções de diálise:

O que é hemodiálise?

Na hemodiálise, uma máquina remove o sangue do seu corpo, filtra-o através de um dialisador (rim artificial) e devolve sangue limpo ao seu corpo. Este processo de 3 a 5 horas pode ocorrer três vezes por semana em um hospital ou centro de diálise.

Você também pode fazer hemodiálise em casa. Você pode precisar de tratamentos caseiros de quatro a sete vezes por semana, com menos horas por sessão. Você pode optar por fazer hemodiálise em casa à noite enquanto dorme.

O que acontece antes da hemodiálise?

Antes de iniciar a hemodiálise, você passará por uma pequena cirurgia para facilitar o acesso ao fluxo sanguíneo . Você pode ter:

  1. Fístula arteriovenosa (fístula AV): um cirurgião conecta uma artéria e uma veia em seu braço.
  2. Enxerto arteriovenoso (enxerto AV): Quando a artéria e a veia são muito curtas, conecte , seu cirurgião usa um enxerto (tubo macio e oco) para conectar a artéria e a veia.

Fístulas e enxertos AV alargam a artéria e a veia de conexão, facilitando o acesso para diálise. Eles também ajudam o sangue a fluir para dentro e para fora do corpo mais rapidamente.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Se a diálise precisar ser feita rapidamente, seu médico pode inserir temporariamente um cateter (tubo fino) em uma veia do pescoço, tórax ou perna.

Seu médico irá ensiná-lo a prevenir infecções em sua fístula ou enxerto. Este provedor também irá mostrar-lhe como fazer hemodiálise em casa, se você optar por fazê-lo.

O que acontece durante a hemodiálise?

A máquina de diálise durante a hemodiálise:

  • Remove sangue de uma agulha em seu braço.
  • Circula o sangue através do filtro do dialisador, que move os resíduos para uma solução de diálise. Este líquido de limpeza contém água, sal e outros aditivos.
  • Retorna sangue filtrado para o seu corpo através de uma agulha diferente em seu braço.
  • Monitora sua pressão arterial para ajustar a velocidade com que o sangue flui para dentro e para fora do seu corpo.

O que acontece depois da hemodiálise?

Algumas pessoas apresentam pressão arterial baixa durante ou imediatamente após a hemodiálise. Você pode sentir náuseastonturas ou desmaiar.

Outros efeitos colaterais da hemodiálise incluem:

  • Dor no peito ou dor nas costas.
  • Dores de cabeça.
  • Coceira na pele.
  • Cãibras musculares.
  • Síndrome das pernas inquietas.

O que é diálise peritoneal?

Na diálise peritoneal, pequenos vasos sanguíneos na parede abdominal (peritônio) filtram o sangue usando uma solução de diálise. Esta solução é um tipo de líquido de limpeza que contém água, sal e outros aditivos.

A diálise peritoneal é realizada em casa. Existem duas maneiras de realizar este tratamento:

  1. A diálise peritoneal automatizada usa uma máquina chamada cicladora.
  2. A diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) ocorre manualmente.

O que faz antes da diálise peritoneal a diálise acontecer?

Cerca de três semanas antes de iniciar a diálise peritoneal, você será submetido a um pequeno procedimento cirúrgico. Um cirurgião insere um tubo macio e fino (cateter) através do abdômen e no peritônio. Este cateter permanece no local permanentemente. Caso queira saber mais sobre dialise e seu tratamento detalhado, acesse Nefroclinicas.com.br/blog/

Um profissional de saúde irá ensiná-lo a realizar a diálise peritoneal em casa e prevenir infecções no local do cateter.

O que acontece durante a diálise peritoneal?

Durante a diálise peritoneal, você:

  • Conecte o cateter a um ramo de um tubo em forma de Y. Este tubo se conecta a uma bolsa que contém solução de diálise. A solução flui através do tubo e cateter para a cavidade peritoneal.
  • Desconecte o tubo e o cateter após cerca de 10 minutos, quando a bolsa estiver vazia.
  • Tampe o cateter.
  • Realize suas atividades habituais enquanto a solução de diálise dentro da cavidade peritoneal absorve resíduos e fluidos extras do corpo. Esse processo pode levar de 60 a 90 minutos.
  • Remova a tampa do cateter e use a outra ramificação do tubo em forma de Y para drenar o fluido para uma bolsa limpa e vazia.
  • Repita essas etapas até quatro vezes por dia. Você dorme com a solução no estômago a noite toda.

Algumas pessoas preferem fazer diálise peritoneal à noite. Com a diálise peritoneal automatizada, uma máquina chamada cicladora bombeia o fluido para dentro e para fora do corpo enquanto você dorme.

O que acontece após a diálise peritoneal?

O líquido em sua barriga pode fazer você se sentir inchado ou cheio. Pode parecer desconfortável, mas o tratamento não é doloroso. Seu estômago pode ficar mais saliente do que o normal quando está cheio de líquido.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Riscos e benefícios

Quais são os riscos ou complicações potenciais da hemodiálise?

Algumas pessoas têm problemas com a fístula ou enxerto AV. Você pode desenvolver uma infecção, fluxo sanguíneo deficiente ou bloqueio de tecido cicatricial ou coágulo sanguíneo.

Raramente, a agulha de diálise sai do seu braço ou um tubo sai da máquina durante a diálise. Um sistema de detecção de vazamento de sangue alerta você ou a equipe médica sobre esse problema. A máquina desliga temporariamente até que alguém resolva o problema. Este sistema protege você da perda de sangue.

Quais são os riscos ou complicações potenciais da diálise peritoneal?

Algumas pessoas desenvolvem infecções de pele ao redor do cateter. Você também corre o risco de peritonite , uma infecção que ocorre quando as bactérias entram no abdômen através do cateter. Você pode sentir febre , dor abdominal, náuseas e vômitos.

Usar o cateter abdominal e bombear a barriga cheia de líquido pode enfraquecer os músculos abdominais ao longo do tempo. Você pode desenvolver uma hérnia. Essa condição ocorre quando um órgão como o intestino delgado atravessa os músculos abdominais. Você pode sentir uma protuberância perto do umbigo ou na região da virilha entre o abdômen e a parte superior da coxa. Seu médico pode reparar uma hérnia com cirurgia.

Durante a diálise peritoneal, seu corpo absorve a dextrose, um açúcar, da solução de diálise. Com o tempo, esse açúcar extra pode levar ao ganho de peso.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1lise