Cortina de Tecido para Sala de Estar

Vinda nas salas de casa, as vezes é preciso vestir nossas janelas. Não só para controlar o quanto de claridade irá entrar, como também a temperatura do ambiente (proteção térmica), privacidade e, claro, decorar. A cortina para sala dá um toque muito especial no cômodo, sendo em sua maioria, um cantinho da casa que recebe as pessoas. Deve-se pensar qual cara e qual sensação você quer passar para quem chega, sem esquecer de levar em conta (e muito) a sensação que você quer para quem fica.



Sempre ao comprar qualquer coisa para qualquer lugar da sua casa o primeiro pensamento deve estar relacionado ao seu gosto. Mas mesmo assim é importante direcionar a todos que a escolha irá refletir em muitas coisas ali: sensações, o resto da decoração, a rotina, quem fica ali, para que o cômodo é usado etc. Entre inúmeras possibilidades de cortina para sala, algumas dicas de como escolher.


Se a sua intenção é lavar a cortina sempre em casa, opte por tecidos 100% sintéticos. Tecidos naturais precisam de um cuidado especial para conservar a beleza do produto.

Você está planejando a decoração da sua sala  mas tem dúvidas na escolha,Acesse nosso site e veja os melhores modelos de Cortina de Tecido


Se você gosta de sempre estar trocando de cortina para renovar o ambiente, opte por comprar as que são instaladas com varão. Esse suporte oferece super facilidade para tirar e colocar.



Se você gosta de muita privacidade (tanto de luz quanto de som) e manter o cômodo mais escuro, opte pelas opções de blackout. Agora se você quer poder ter um pouco dos dois, opte por tecidos leves e fluídos.


Tecidos mais leves são os mais ideais para não pesar o ambiente. Tecidos pesados podem dar uma sensação de cansaço com frequência, deixando de lado o conforto da sua sala.

Dê preferência para cortinas longas nas salas, elas aumentam o ambiente e oferecem todos os benefícios mais completamente, principalmente em relação à exposição do sol.



Cortina para a sala de estar




No caso da sala de estar, a primeira coisa é pensar quais ocasiões e como funciona a rotina do cômodo. Geralmente a sala é usada realmente para “estar” com as pessoas. É um ambiente para socialização e receber os queridos amigos/familiares. Então pense que as cores e o tecido devem ter características que dão a sensação de receptividade. Prefira tons mais pastéis, tons escuros não são nada receptivos e nos fazem nos sentir em alerta. Bege, branco e rosa claro são cores perfeitas para esse local, pois remetem à calmaria, tranquilidade e conforto.



Deve-se pensar também na utilidade da cortina em relação à proteção do sol. Se a sua sala pega muito sol, opte por tecidos mais grossos (sem ser muito escuros) como: Linho puro, brim, veludo, poliéster, seda rústica, lona, sarja etc. Mas se sua sala tem pouca ação solar, você pode optar por tecidos mais leve como: como o linho, chiffon, voil, organza, renda de algodão sintética etc.



Então deve-se pensar como você deve se sentir ao se alimentar, mas em maioria, espera-se um ambiente mais leve, confortável e elegante. Nesse cômodo os modelos de persianas ou persianas romanas são ótimas opções de cortina para sala de jantar, para poder controlar a luz do local sem pesar o ambiente – tanto de escuridão, quanto de luz. As persianas ainda podem ser combinadas com cortinas tradicionais para dar mais sofisticação ao cômodo.



Quiser colocar cor intensa na sua cortina da sala, vá fundo lembrando-se que elas devem combinar com a decoração do ambiente. É preciso equilibrar tudo para que esse lugar também te traga essa sensação. Uma boa é colocar cor quando os móveis e paredes possuem cores mais neutras para dar mais vida ao lugar. O mesmo vale para estampas com desenhos, geométricas etc. Pense em toda composição e sempre se pergunte.




Ela é mais rústica? Mais moderna? Mais retrô? Mais romântica? E por aí vai! O tecido da cortina diz muito sobre o estilo da sala, por exemplo: tecidos leves são indicados para decorações românticas, tecidos com estampas geométricas para um tom mais moderno, tons de madeira são mais rústicos.



Na hora da escolha do tecido e das cores, vale as mesmas dicas dadas para a sala de estar. É muito interessante escolher estampas e tons que combinem com a mesa do jantar ou até com alguns utensílios usados para comer. Assim você realmente compõe o ambiente todo e suas refeições serão bem mais harmoniosas.


Como decidir a cor da cortina?


Como citado, os tons mais pastéis são os mais indicados – não só pela sensação mais confortável que eles trazem, como também para que você não corra o risco de enjoar fácil de uma cor mais forte e possa brincar mais na decoração de outros objetos do cômodo. Outro ponto é que tons mais escuros costumam desbotar mais facilmente em contato com a luz solar.