CoolSculpting vs. lipoaspiração: o que saber

A lipoaspiração, também chamada de lipoplastia, sucção de lipoescultura, lipectomia ou lipo, é um tipo de cirurgia estética que quebra a gordura e a suga para fora do corpo.

É comumente usado no abdômen, coxas, nádegas, pescoço, queixo, parte superior e posterior dos braços, panturrilhas e costas.

A gordura é removida através de um instrumento oco conhecido como cânula. Este é inserido sob a pele. Um vácuo forte e de alta pressão é aplicado à cânula. Quer saber mais sobre cirurgias plásticas ? Acesse https://drfredericovasconcelos.com.br/

Breves fatos sobre a lipoaspiração

Aqui estão alguns pontos-chave sobre a lipoaspiração. Veja o artigo principal para mais detalhes.

  • A operação geralmente é realizada sob anestesia geral.
  • A lipoaspiração não é uma ferramenta de perda de peso, mas um procedimento cosmético com efeitos sutis.
  • Os riscos incluem infecção e cicatrizes.
  • A lipoaspiração pode ser usada para tratar algumas condições médicas.

O que é lipoaspiração?

As pessoas submetidas à lipoaspiração geralmente têm um peso corporal estável, mas desejam remover os depósitos de gordura corporal indesejados de áreas específicas do corpo.

A lipoaspiração não é um método geral de perda de peso. Não é um tratamento para a obesidade.

O procedimento não remove celulite, covinhas ou estrias. O objetivo é a estética. É indicado para todos que desejam mudar e melhorar o contorno corporal.

A lipoaspiração remove permanentemente as células de gordura e altera a forma do corpo. No entanto, se o paciente não levar um estilo de vida saudável após a operação, existe o risco de que as células de gordura remanescentes voltem a crescer.

Há um limite para a quantidade de gordura que pode ser removida com segurança.

Existem alguns riscos, incluindo infecção, dormência e cicatrizes. Se muita gordura for removida, inchaços ou amassados ​​podem aparecer na pele. Os riscos cirúrgicos parecem estar relacionados com a quantidade de gordura removida.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Usos

A lipoaspiração é usada principalmente para melhorar a aparência e não para proporcionar benefícios à saúde física. A maioria das pessoas provavelmente alcançaria os mesmos ou melhores resultados adotando um estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada, exercícios regulares e um horário de sono saudável.

A lipoaspiração geralmente só é recomendada quando as mudanças no estilo de vida não produziram os resultados desejados. Pode tratar áreas de gordura que são resistentes ao exercício e à dieta.

À medida que uma pessoa ganha peso, cada célula de gordura aumenta em tamanho e volume. A lipoaspiração reduz o número de células de gordura em áreas isoladas.

As pessoas devem discutir os prós e contras da lipoaspiração com seu médico antes de decidir se devem continuar. A lipoaspiração só deve ser realizada após cuidadosa consideração.

Os resultados são sutis e não dramáticos.

As seguintes áreas do corpo são comumente tratadas para lipoaspiração:

  • abdômen
  • de volta
  • nádegas
  • peito
  • joelhos internos
  • ancas
  • flancos (alças de amor)
  • decote e a área sob o queixo
  • coxas, ambos “alforjes” ou coxas externas e coxas internas
  • braços superiores

A lipoaspiração funciona melhor em pessoas com bom tom de pele e elasticidade, onde a pele se ajusta a novos contornos.

Pessoas cuja pele não tem elasticidade podem apresentar flacidez nas áreas onde o procedimento foi realizado.

A pessoa deve ser maior de 18 anos e estar em boas condições de saúde. Pessoas com distúrbios circulatórios ou circulatórios, como doença cardíaca coronária, diabetes ou sistema imunológico enfraquecido, não devem se submeter à lipoaspiração.

Benefícios

A lipoaspiração geralmente é realizada para fins cosméticos, mas às vezes é usada para tratar certas condições médicas.

Esses incluem:

  • Linfedema: Condição crônica ou de longo prazo na qual o excesso de líquido conhecido como linfa se acumula nos tecidos, causando edema ou inchaço. O edema geralmente ocorre nos braços ou pernas. A lipoaspiração às vezes é usada para reduzir o inchaço , desconforto e dor.
  • Ginecomastia: Às vezes, a gordura se acumula sob os seios de um homem.
  • Síndrome de lipodistrofia : A gordura se acumula em uma parte do corpo e é perdida em outra. A lipoaspiração pode melhorar a aparência do paciente, proporcionando uma distribuição de gordura corporal mais natural.
  • Perda de peso extrema após a obesidade: Uma pessoa com obesidade mórbida que perde pelo menos 40% de seu IMC pode precisar de tratamento para remover o excesso de pele e outras anormalidades.
  • Lipomas: são tumores benignos e gordurosos.

A operação

Antes da cirurgia, os pacientes têm que passar por alguns exames de saúde para se certificar de que estão aptos para a cirurgia.

As seguintes recomendações podem ser feitas.

  • Pessoas que usam regularmente aspirina e anti-inflamatórios devem parar pelo menos 2 semanas antes da cirurgia.
  • As mulheres podem ser solicitadas a parar de tomar pílulas anticoncepcionais.
    Pacientes com anemia podem ser solicitados a tomar suplementos de ferro.

A pessoa deve assinar um formulário de consentimento. Isso confirma que eles estão plenamente cientes dos riscos, benefícios e possíveis alternativas ao procedimento

Durante a cirurgia

Os pacientes podem receber anestesia geral antes do procedimento, que pode durar de 1 a 4 horas.

A anestesia epidural pode ser usada para tratamentos da parte inferior do corpo. Nesse caso, o anestésico é injetado no espaço epidural ao redor da dura-máter, ou no saco cheio de líquido ao redor da coluna. Isso adormece parcialmente o abdômen e as pernas. Para se manter atualizado sobre outras diversas cirurgias plásticas, acesse https://autovinmotor-fcagroup.es/dr-frederico-vasconcelos-cirurgi-o-plastico-5863653597060312625/

Um anestésico local pode ser usado ao realizar lipoaspiração em áreas muito pequenas.

Se o paciente precisar apenas de anestesia local, ele pode ser solicitado a se levantar durante o procedimento para garantir a remoção adequada da gordura.

Existem várias técnicas de lipoaspiração.

Lipoaspiração tumescente: Vários litros de uma solução salina contendo um anestésico local (lidocaína) e um vasoconstritor (epinefrina) são bombeados sob a pele na área a ser tratada e aspirados. A gordura é aspirada ou aspirada através de pequenos tubos de sucção. Esta é a forma mais popular de lipoaspiração.

Lipoaspiração Seca: Nenhum líquido é injetado antes que a gordura seja removida. Este método raramente é usado hoje. Há um risco aumentado de hematomas e sangramento.

Lipoaspiração assistida por ultrassom (UAL): Também conhecida como lipoaspiração ultrassônica, a cânula é alimentada por ultrassom. Isso derreterá a gordura em contato. As vibrações ultrassônicas quebram as paredes das células adiposas. Isso emulsifica ou liquefaz a gordura, facilitando a sucção. Este método é indicado para áreas fibrosas como tórax masculino, costas e áreas onde já foi realizada lipoaspiração.

Após a lipoaspiração ultrassônica, a lipoaspiração assistida por sucção é realizada para remover a gordura liquefeita.

Lipoaspiração assistida por energia (PAS): Também conhecida como lipoaspiração assistida por energia, a PAS utiliza uma cânula especializada com um sistema mecanizado que se move para frente e para trás rapidamente, permitindo que o cirurgião remova a gordura com mais facilidade.

Lipólise assistida por laser (LAL): Também conhecida como lipólise assistida por laser, este procedimento requer o uso de fluido tumescente. É um procedimento menos invasivo e sangrento do que o método tradicional de lipoaspiração de remoção de gordura. Um pequeno tubo é inserido através de uma pequena incisão para fornecer energia e calor do laser à gordura sob a pele.

Após a cirurgia, o cirurgião pode deixar as incisões abertas para permitir que o excesso de líquido e sangue seja drenado da pele do corpo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Após a lipoaspiração

  • Anestésico: Quem recebe anestesia geral costuma passar a noite no hospital. Aqueles que receberam anestesia local podem deixar o hospital no mesmo dia.
  • Ligaduras de suporte: Um espartilho de suporte elástico ou ligaduras serão colocadas para a área alvo.
  • Antibióticos: Estes podem ser administrados imediatamente após a operação.
  • Analgésicos: Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
  • Pontos: O cirurgião removerá os pontos em uma consulta de acompanhamento.
  • Contusões: Contusões significativas podem ocorrer na área alvo.
  • Dormência: Pode haver dormência na área onde a gordura foi removida. Isso deve melhorar em 6 a 8 semanas.

Resultados

Os resultados da lipoaspiração não são claros até que a inflamação tenha diminuído. Em alguns casos, isso pode levar vários meses. A maior parte do inchaço desaparecerá após cerca de 4 semanas e a área onde a gordura foi removida deve parecer menos volumosa. Quer saber mais sobre Lipoaspiração e outras plásticas, acesse https://autovinmotor-fcagroup.es/dr-frederico-vasconcelos-cirurgi-o-plastico-5863653597060312625/

As pessoas que mantêm seu peso geralmente podem esperar resultados duradouros. Aqueles que ganham peso após o procedimento podem encontrar mudanças na distribuição de gordura. Aqueles que anteriormente tinham acúmulos de gordura nos quadris podem descobrir que as nádegas se tornam a nova área problemática.

Riscos

Todas as grandes cirurgias apresentam risco de sangramento, infecção e reação adversa à anestesia.

O risco de complicações geralmente está relacionado ao tamanho do procedimento. e as habilidades específicas e treinamento do cirurgião.

Os seguintes riscos, efeitos colaterais desagradáveis ​​ou complicações são possíveis:

  • Contusões graves: Isso pode durar várias semanas.
  • Inflamação: O inchaço pode levar até 6 meses para resolver e o fluido pode continuar a escorrer das incisões.
  • Tromboflebite: Um coágulo de sangue se forma em uma veia, causando inflamação e outras complicações.
  • Irregularidades do contorno: Se houver pouca elasticidade da pele, se a ferida cicatrizar de maneira incomum ou se a remoção de gordura tiver sido irregular, a pele pode parecer murcha, ondulada ou irregular.
  • Dormência: A área afetada pode ficar dormente por um tempo, mas isso geralmente é temporário.
  • Infecções: Raramente, uma infecção da pele pode ocorrer após a cirurgia de lipoaspiração. Às vezes, isso precisa ser tratado cirurgicamente, com risco de cicatrizes.
  • Punções de órgãos internos: Isso é muito raro.
  • Morte: A anestesia envolve um pequeno risco de morte.
  • Problemas renais ou cardíacos: À medida que os fluidos são injetados e/ou aspirados, a alteração nos níveis de fluidos do corpo pode causar problemas renais ou cardíacos.
  • Embolia pulmonar: A gordura entra nos vasos sanguíneos e viaja para os pulmões, bloqueando a circulação nos pulmões. Isso pode ser fatal.
  • Edema pulmonar: Às vezes, quando o fluido é injetado no corpo, ele se acumula nos pulmões.
  • Reação alérgica: O paciente pode ser alérgico a medicamentos ou materiais utilizados durante a cirurgia.
  • Queimaduras na pele: O movimento da cânula pode causar queimaduras de fricção na pele ou nos nervos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirurgia_pl%C3%A1stica