Quando a bateria de arranque fica sem carga, basta comprar uma nova. Esta é a opinião da maioria dos motoristas que nunca ou tiveram que lidar com sua bateria de 12 volts . Não é tão simples assim.
Alguns carros requerem tipos especiais de baterias . Portanto, você deve sempre consultar o manual de instruções do seu veículo antes de comprar uma bateria de reposição. Nesse local geralmente é indicado o tipo de bateria que pode ser usada, diz a equipe 99 Baterias em seu site: https://99baterias.com.br
O tamanho da caixa e os dados elétricos devem corresponder
Em primeiro lugar, o tipo correto deve ser determinado. Você deve escolher o mesmo tamanho para o projeto da caixa e os valores elétricos (tensão, capacidade, corrente de partida a frio) que para o armazenamento de energia original. As informações podem ser lidas na bateria instalada pelo fabricante ou nas instruções de operação. Os tipos mais antigos de baterias podem ter um rodapé mais alto. Portanto, as opções de fixação devem ser adaptadas, se necessário.
O tipo certo de bateria é crucial
Se o seu veículo tiver um sistema start-stop , a bateria será EFB ou AGM. Se você escolher uma versão convencional, isso pode funcionar por um tempo, mas a função start-stop em breve não funcionará mais como de costume. A vida útil da bateria também é mais curta. Em carros sem uma função start-stop , baterias EFB ou AGM mais potentes podem ser instaladas opcionalmente como uma substituição para a bateria de chumbo-ácido padrão – especialmente se forem conduzidas distâncias curtas ou consumidores elétricos forem adaptados.
Na maioria das baterias de arranque estão as baterias de chumbo-ácido . Eles são baratos e têm boas propriedades para o dia a dia – como resultado, nenhum outro tipo de bateria prevaleceu contra as baterias de chumbo-ácido até hoje. O princípio de uma bateria de chumbo-ácido: dois eletrodos feitos de chumbo (negativo) e dióxido de chumbo (positivo) fornecem energia elétrica em uma solução aquosa de ácido sulfúrico. Isso cria sulfato de chumbo e água. Este processo é reversível e dióxido de chumbo, chumbo e ácido sulfúrico são produzidos novamente durante o carregamento. Dependendo do uso pretendido, um determinado tipo de bateria é necessário no veículo. Existem estes tipos.

Bateria de chumbo-ácido padrão
No passado, a bateria de chumbo-ácido padrão precisava ser reparada regularmente. Hoje eles são “livres de manutenção” . Isso se refere principalmente ao fato de que nenhuma água destilada precisa ser recarregada. Hidrogênio e oxigênio são produzidos durante o carregamento. Dentro da respectiva célula, a bateria sem manutenção pode converter esses gases novamente em água. Existem válvulas nas laterais da bateria , que descarregam gás de forma direcionada no caso de sob repressão (por exemplo, devido a sobrecarga) .
- Vantagens: barato para comprar, sem manutenção
- Desvantagens: baixa densidade de energia, autodescarga rápida, estabilidade de ciclo moderada, vida útil limitada, sensível a vibrações, resistência interna aumentada.
Bateria AGM
“AGM” significa “Absorbent-Glass-Mat”, em que o ácido da bateria é ligado a um velo de vidro . As placas são prensadas, por isso a bateria é mais pesada e potente. A tecnologia AGM é a forma mais poderosa de todas as baterias de chumbo-ácido. É utilizado em veículos novos equipados com sistemas start-stop e recuperação de energia de frenagem.
- Vantagens: é possível um consumo de energia muito alto, estabilidade de ciclo muito alta
- Desvantagens: preço alto, vida útil limitada
Bateria de gel
Nas baterias de gel, o ácido sulfúrico é ligado à sílica, que engrossa o ácido e, portanto, age como uma espécie de gel. As baterias são encapsuladas para evitar que o gel vaze. É menos adequada como bateria de partida para fornecer altas correntes . Suas vantagens em termos de auto descarga e estabilidade de ciclo os tornam interessantes como bateria de alimentação para casas móveis e para uso em motocicletas.
- Vantagens: pode ser instalado em qualquer posição, insensível a vibrações, baixa auto descarga, vida útil melhorada.
- Desvantagens: baixa densidade de energia, aumento da resistência interna, menor corrente máxima.

Verifique a idade da bateria
As baterias mais novas tendem a ter um desempenho melhor e durar mais do que as baterias mais antigas. Certifique-se de verificar a data de fabricação de todas as baterias de substituição que você está pensando em comprar para o seu veículo. Geralmente, uma bateria é considerada “fresca” se tiver menos de 6 meses.
Infelizmente, as datas de fabricação raramente são listadas em notação convencional. Em vez disso, códigos alfanuméricos de 2 caracteres são usados para expressar a idade de uma bateria de carro. O primeiro caractere será uma letra de A a L , representando o mês de fabricação; o segundo caractere será um número de 0 a 9, representando o ano de fabricação.
Fonte: https://www.moura.com.br/blog/baterias-automotivas/