Ainda que o alumínio possa ser reunido a aproximadamente todos os mais metais de maneira respeitante a possível por colagem ou fixação mecânica, precisará não obstante de técnicas especiais se for colado a mais metais, como por exemplo, o aço. No momento em que metais por exemplo aço, cobre, magnésio ou titânio são soldados de modo direto ao alumínio por argola ativo, formam-se compostos intermetálicos bastante frágeis.
Os materiais das transições bimetálicas estão disponíveis comercialmente em combinações de alumínio com materiais do gênero por exemplo aço carbono, aço puro e cobre. A melhor descrição para estas inserções é: secções de material constituídas pela parte de alumínio com outro material já reunido ao alumínio.
Em um lado da colocação é colado aço no aço e no outro, alumínio no alumínio. Ao longo a soldagem é preciso ter atenção para não sobreaquecer as inserções, visto que pode acarretar o desenvolvimento de compostos intermetálicos quebradiços no dispositivo para troca de informação aço-alumínio da colocação de transferência.
Blindagem de material diferenciado antes de soldar Pode aplicar-se uma blindagem no aço para favorecer a sua soldagem por argola ao alumínio.
Uma das técnicas consiste em revestir o aço com alumínio
Para análogo utiliza-se por vezes a aluminagem por afundamento (aluminização), ou brasagem do alumínio à superfície do aço. Uma vez calçado, a canhão de aço pode ser soldada à canhão de alumínio, a partir de que se tenha atenção para o argola não impactar no aço. A soldagem requer uma técnica que direcione o argola ativo para a canhão de alumínio e permita que o alumínio fundido na poça de liga escolhe para a outra canhão entrando em contato com o alumínio da blindagem.
Outro princípios de juntar o alumínio ao aço envolve o blindagem da superfície de aço com soldadura de prata. O casamento é em seguida soldada usando um consumível de coalizão de alumínio, tendo-se atenção para não fundir a mão de amanteigamento da soldadura de prata.
Destas técnicas de casamento com blindagem da canhão antes de soldar são usados visando princípio resistência mecânica e geralmente são usados somente para efeitos de sebe.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solda_de_estanho