Se você tem uma empresa e deseja intensificar seus esforços de marketing, o marketing de proximidade é um bom lugar para procurar. Como o marketing de proximidade pode ajudar sua empresa? Essa é a questão que enfocaremos neste artigo. Veremos como funciona, quais são os benefícios e orientaremos você por alguns exemplos.

Marketing de proximidade – importância
Se não for marketing de proximidade, você pode ter ouvido falar de seu nome alternativo, “marketing hiperlocal”. É uma questão de marketing para clientes e clientes potenciais no lugar certo e na hora certa. Notificações personalizadas também são usadas para reter clientes. Ele atende a clientes em potencial com anúncios personalizados com base na proximidade de um determinado local.
Com o Marketing de proximidade, você pode preencher a lacuna entre o marketing online e offline. Pode motivar os clientes a fazer uma compra espontânea. 75% dos compradores usam seus telefones celulares quando estão em uma loja. Você pode usá-lo para comparar seus produtos com marcas como Amazon, navegar pelo Facebook ou enviar um e-mail rápido. Ao usar o marketing de proximidade, você pode tirar vantagem desse telefone celular.
Segundos dados: a tecnologia de marketing hiperlocal geralmente é alimentada por beacons, um mercado em rápido crescimento. Em 2016, o mercado global de tecnologia de beacons foi estimado em US $ 519,6 milhões . Estima-se que chegará a cerca de US $ 56,6 bilhões até 2026. Essa é uma forte indicação de quanto o marketing hiperlocal estará em alta nos próximos anos. É definitivamente uma técnica de marketing poderosa para empresas que buscam expandir sua base de clientes e alcançar novos públicos.

Marketing de proximidade – como funciona?
O que exatamente são beacons e como funcionam? Para simplificar, os beacons são pequenos dispositivos sem fio que transmitem sinais Bluetooth para smartphones que estão próximos ao dispositivo. Se um cliente próximo ativou o Bluetooth em seu smartphone e baixou o aplicativo do varejista, o beacon enviará uma notificação a ele.
As etapas são as seguintes:
- Os varejistas colocam balizas em locais específicos da loja, por exemplo, na porta da frente ou nos corredores com ofertas especiais
- Os clientes precisam de um dispositivo habilitado para Bluetooth que esteja dentro do alcance do farol
- O beacon envia uma notificação ao telefone do cliente e recebe autorização para se comunicar por meio do aplicativo
- O varejista envia informações por meio do aplicativo, criando uma experiência de compra hiperpersonalizada
Os varejistas podem enviar qualquer informação para os telefones celulares dos clientes. Você pode oferecer detalhes de ofertas especiais ou um desconto exclusivo que não está disponível para outros clientes. Também é uma ótima maneira de interagir com os clientes em um nível pessoal. Por exemplo, você pode transformar a experiência de compra em uma caça ao tesouro ou enviar um questionário aos clientes. O marketing de proximidade também pode ser usado para obter feedback do cliente no local.

Por que usar o marketing de proximidade?
Se você acha que parece um truque, você está errado. Quando bem feito, o marketing de proximidade pode transformar a experiência do cliente. Pode melhorar a afinidade do cliente com sua marca e aumentar as vendas de clientes novos e existentes.
Em 2014, a plataforma de tecnologia conduziu um estudo que descobriu que mais de 70% dos clientes que receberam conteúdo por meio da tecnologia de beacon em seus smartphones tinham maior probabilidade de fazer uma compra durante uma visita à loja. Mais de 60% dos entrevistados disseram que fariam mais compras de fim de ano em uma loja física do que online se recebessem conteúdo para celular e ofertas durante as compras. Por fim, 61% das pessoas disseram que visitariam uma loja com mais frequência se estivessem realizando campanhas de marketing. Estes são alguns números bastante convincentes se você está se perguntando como o marketing de proximidade pode ajudar o seu negócio!
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Fonte: https://www.r7.com