O que são backlinks?
O termo “backlink” refere-se a um link que aponta de volta para o seu site de algum lugar que não seja o seu próprio site. Backlinks de alta qualidade são um dos fatores mais importantes em SEO. Backlinks de baixa qualidade – como links de spam – têm pouco ou nenhum valor.
O termo vem do inglês e também é conhecido como “inbound links”, pois se refere a um link que aponta para o seu site.
Por outro lado, os links que saem do seu site são chamados de “links externos”. Assim, por sua própria natureza, seus backlinks agem como links de saída para outros sites, assim como os backlinks de outras pessoas para seu site agem como links de saída para você. O termo geral comum é “hiperlinks” – ou coloquialmente apenas “links”. Quer saber mais sobre backlinks, acesse https://goomarketing.com.br/
Na imagem abaixo você pode ver um backlink que recebemos do captivate.fm. Esse link é um link de saída para Amino e um link de entrada para Morningscore porque aponta para uma de nossas postagens de blog.
Como funcionam os backlinks?
Os backlinks entre sites atuam como sinais importantes para os mecanismos de pesquisa. Quando um site é vinculado a outro, o Google vê isso como um selo de aprovação para o site ao qual está vinculado. Quanto mais backlinks você obtiver de sites com alta autoridade, melhor será a aparência do seu site aos olhos do Google.
Um backlink é um pequeno pedaço de código que liga uma página de destino a outra, criando um atalho digital na internet.
Em alguns casos, você poderá ver o URL da página de destino vinculada. Em outros casos, o endereço fica invisível atrás de algum texto ou imagem, chamados de “texto âncora” e “imagem âncora” respectivamente.
O que é um texto âncora?
Como já discutimos, um texto âncora é a parte clicável de um texto que cobre um link para outra página na Internet. Os textos âncora desempenham um papel na interpretação dos mecanismos de pesquisa do conteúdo e da relevância da página vinculada – portanto, não é sem importância o que é o texto âncora.
Por exemplo, colocar um link para a página inicial do site Morningscore atrás de um texto genérico como “leia mais aqui” não é muito benéfico para o SEO. É melhor definir o conteúdo da página com um texto âncora como “leia mais sobre a ferramenta de SEO da Morningscore ”.
A imagem abaixo ilustra um link incluído em uma postagem de blog sobre o estudo de caso da Morningscore sobre marketing push vs. pull. Aqui, o texto âncora é a palavra “fonte”, que abrange um atalho para um arquivo PDF. Na imagem você também pode ver como fica o link ao olhar o código-fonte por trás do post do blog.
Lembre-se, você não precisa mergulhar no código para fazer backlinks, porque isso pode ser feito com apenas alguns cliques em todos os principais CMSs. “CMS” é o acrônimo comum para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo e abrange os tipos de ferramentas que a maioria das pessoas usa para configurar e editar o conteúdo em um site.
Você sempre pode identificar a função do link pelo pequeno ícone que se parece com três links em uma corrente. O botão geralmente é acompanhado por uma função para remover links, que normalmente é encontrada atrás do ícone que ilustra o desaparecimento do link do meio na cadeia. No WordPress, o CMS mais utilizado no mundo, ele se parece com a imagem abaixo.

Como faço para obter backlinks?
Existem várias estratégias que você pode usar para obter backlinks organicamente. Basicamente, é tudo uma questão de criar conteúdo de qualidade e distribuí-lo de forma que outros percebam e optem por redistribuí-lo. Cada vez que seu conteúdo é compartilhado nas mídias sociais ou por meio de um backlink de outro site relevante, sua credibilidade aumenta.
Como construir backlinks você mesmo
Se sua empresa já existe há algum tempo, é provável que alguém tenha mencionado você em um contexto em que um link seria relevante. Você pode descobrir facilmente se esse é o caso se fizer uma pesquisa no Google como a que fizemos na imagem abaixo.
Com o comando intext: “empresa” -inurl: “domínio”, o Google retorna uma lista de páginas fora do seu domínio que mencionaram sua empresa. Revise os resultados e tente entrar em contato com os sites que fizeram as menções mais relevantes – e peça a eles que criem backlinks para o seu site. Maximize a visibilidade do seu site e impulsione seu sucesso online com estratégias poderosas de backlinks – Clique aqui para desvendar os segredos dos backlinks!
Por que os backlinks são importantes?
Os links são importantes porque desempenham um papel vital na construção da Internet e na forma como os mecanismos de pesquisa funcionam: são os backlinks que fornecem aos mecanismos de pesquisa o contexto de que precisam para identificar o melhor conteúdo.
Backlinks de fontes confiáveis são simplesmente usados como um indicador de que seu site contém informações valiosas. Quanto mais backlinks você tiver, mais credibilidade você terá aos olhos do Google – e mais altos serão seus rankings.
É por isso que os backlinks são tão importantes.
Backlinks são recomendações digitais
Imagine que você vá a uma biblioteca para encontrar o melhor livro sobre pesca com mosca. A bibliotecária mostra a você a seção de hobby ao ar livre no terceiro andar e você começa a vasculhar as prateleiras em busca de material de leitura relevante. Acontece que existem pelo menos 50 livros sobre pesca com mosca. Como você encontra o melhor?
Confira as recomendações. Peça conselhos ao bibliotecário sobre qual livro é o melhor. Pergunte a amigos e conhecidos que sabem sobre pesca com mosca. Leia as recomendações nas capas dos livros.
Em seguida, verifique as referências nos livros mais interessantes e descubra quais fontes são mencionadas com mais frequência. Aí está a resposta: o melhor livro sobre pesca com mosca é aquele que mais frequentemente recebe boas recomendações de outras boas fontes.
A história dos backlinks
Quando você pesquisa algo no Google e o mecanismo de pesquisa retorna uma lista de resultados de pesquisa, a ordem é tudo menos aleatória. É determinado pelo algoritmo do Google, que foi refinado ao longo dos anos para fornecer o melhor conteúdo da web aos usuários dos mecanismos de pesquisa.
Nos primórdios dos mecanismos de busca, a frequência e a densidade das palavras-chave eram o único indicador usado para avaliar a relevância de uma página de destino. No entanto, alguém logo descobriu como explorar isso, e uma prática popularmente conhecida como “excesso de palavras-chave” se desenvolveu. Essa é a prática de encher sua página com muitas palavras-chave populares para torná-la atraente para os mecanismos de pesquisa, sem necessariamente refletir um conteúdo de boa qualidade.
Hoje, o algoritmo consiste em mais de 200 fatores diferentes e os backlinks desempenham um papel importante em mais de um sentido. A qualidade e a quantidade de links são hoje um fator importante, pois foi demonstrado na prática que o ranking não pode ser baseado apenas em conteúdos relativamente fáceis de manipular.
É por isso que o algoritmo do Google agora é projetado para que as recomendações confiáveis – links de sites confiáveis – desempenhem um papel fundamental no funcionamento da Internet. Essa construção é baseada mais em recomendações, como Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, descreveram em 1998 em um artigo científico intitulado The PageRank Citation Ranking: Bringing Order to The Web.
Manipulação de backlinks
Assim como acontecia com o preenchimento de palavras-chave no passado, é claro que havia aqueles que rapidamente encontravam uma maneira de manipular suas páginas de destino e sites para que parecessem bons aos olhos dos mecanismos de pesquisa, mesmo que a qualidade não fosse necessariamente boa.
De fato, no início, o número de links era por si só um fator de classificação, e alguns proprietários de sites começaram a gerar milhares de links para suas páginas de destino de maneira mais ou menos automática. Comentários de spam genéricos tornaram-se uma prática generalizada para obter um alto número de backlinks.
O objetivo do Google sempre foi fornecer conteúdo de qualidade para quem usa o buscador. Portanto, eles tiveram que encontrar uma maneira de proteger os resultados da pesquisa contra a manipulação de backlinks, e a solução foi introduzir o conceito de links “nofollow”.

Que tipos de backlinks existem?
Do ponto de vista do mecanismo de pesquisa, existem basicamente dois tipos de links: “dofollow” e “nofollow”.
links “dofollow”
Por padrão, todos os links são “dofollow”, o que significa que os mecanismos de pesquisa os levam em consideração ao avaliar o perfil geral de links de um site. Cada link na Internet atua como um sinal para os mecanismos de pesquisa recomendarem o conteúdo ao qual ele se vincula – a menos que o link contenha uma ressalva na forma de um link “nofollow”.
“links nofollow
Pode haver muitos bons motivos para ser cauteloso com os sinais que você envia aos mecanismos de pesquisa ao criar um link. Por exemplo, você pode estar criando um link para um site que considera irrelevante ou não confiável, o que poderia, em teoria, ser prejudicial.
Nesses casos, você pode usar a tag “nofollow” para informar ao Google que seu site não deve ser levado em consideração ao avaliar o conteúdo do site ao qual você está vinculado.
Se você deseja alterar ativamente um link em seu site para ser nofollow, a maneira mais fácil de fazer isso na maioria dos CMSs é usar um plug-in que permite alterar um link para “nofollow” com um único clique. Você também pode fazer isso manualmente adicionando o atributo rel=”nofollow” diretamente no código-fonte. Qualquer que seja a opção escolhida, você garante que os mecanismos de pesquisa não atribuam valor ao site em que o link termina.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Backlink