Como funciona uma bateria de carro

A bateria de chumbo ácido de 12V para automóveis. Essas baterias grandes e bastante pesadas são usadas em todos os veículos com motor de combustão do planeta. Eles são uma parte essencial do veículo. Então, o que isso faz e como funciona? Isso é o que iremos cobrir neste artigo.

O que é uma bateria de carro?

A bateria do carro de 12V.

Uma bateria de chumbo-ácido. Chamamos-lhe bateria de chumbo-ácido porque dentro da unidade existem placas de chumbo que estão submersas num ácido. Isso cria uma reação química que libera energia e nos fornece voltagem e corrente.

A bateria, portanto, armazena energia na forma de energia química. Não armazena eletricidade. Essa energia química é convertida em energia elétrica sempre que precisamos. Esta bateria também é recarregável, se fornecermos eletricidade à bateria, podemos reverter a reação química e recarregar a bateria.

Esses tipos de bateria podem fornecer grandes quantidades de corrente, especialmente em comparação com as baterias alcalinas comuns, menores, para uso doméstico.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Por que uma bateria é usada em um carro?

A bateria típica do carro é encontrada no compartimento do motor do carro. A bateria é usada primeiro para dar partida no motor, fornecendo eletricidade a um pequeno motor elétrico conhecido como motor de partida. Ele também fornece eletricidade para o sistema de ignição para iniciar a combustão do combustível.

O motor de arranque engata uma pequena engrenagem no volante do motor. Ele gira isso para girar o virabrequim que dá partida no motor de combustão, a engrenagem pequena então é desengatada e o motor funciona sozinho. O motor de partida precisa fornecer uma grande quantidade de força para ser capaz de girar o volante, de modo que o motor de partida consiga uma corrente extremamente grande, possivelmente centenas de amperes, mas por apenas alguns segundos. Essa grande corrente vai reduzir a energia armazenada na bateria. Portanto, precisamos completá-lo novamente.

Conectado ao motor está um alternador. O alternador é girado pelo motor e, à medida que gira, gera eletricidade. Isso é realimentado na bateria para recarregá-la.

Enquanto o motor está funcionando, o alternador recarrega a bateria, mas também fornece energia elétrica para coisas como a iluminação e o sistema de música. Quando a demanda de eletricidade excede o que o alternador pode fornecer, a bateria fornecerá a energia adicional, que novamente esgota a bateria.

Se o motor for desligado, o alternador para de girar e recarregar a bateria, de modo que a bateria fornecerá toda a energia elétrica até que se esgote. Neste ponto, a bateria não pode fornecer eletricidade suficiente para ligar o motor, então precisamos dar a partida no carro.

Partes Principais

Vamos dar uma olhada nas partes principais de uma bateria de carro e então entenderemos como ela funciona.

Em primeiro lugar, temos a caixa de plástico que mantém todos os componentes internos no lugar. Na parte superior temos a tampa de plástico e há dois terminais, um positivo e um negativo que são chamados de postes terminais.

Ao remover a tampa, podemos ver o interior. Observe que a caixa é dividida em 6 câmaras separadas, cada uma separada por uma parede de plástico. Cada câmara é conhecida como célula. Cada célula gera cerca de 2,1 volts de CC ou corrente contínua. Cada célula é conectada em série, o negativo de uma célula é conectado ao positivo da próxima célula, para nos dar uma voltagem total em torno de 12,6V.

É o mesmo que se você conectar baterias alcalinas domésticas, suas tensões somadas fornecem uma tensão total mais alta.

Cada célula da bateria é conectada por uma tira de placa, que é feita de chumbo. Eles são soldados juntos através da parede de plástico para formar a conexão.

Quando olhamos para a bateria a partir dessa visão, vemos que a corrente flui através das células da bateria do positivo para o negativo, e isso está usando a teoria de corrente convencional. O que realmente acontece é que os elétrons fluem na direção oposta do negativo para o positivo. 

As placas são formadas em estruturas do tipo grade que maximizam a área de superfície. As grades são revestidas com uma pasta de óxido de chumbo. A pasta é onde ocorre a reação química e veremos isso um pouco mais adiante neste artigo. A pasta age um pouco como uma esponja e vai absorver um pouco do líquido eletrolítico, o que melhora o desempenho da bateria. O tamanho da placa determina quanta corrente uma bateria pode fornecer, mas não altera a voltagem. Os materiais usados ​​e o número de placas determinam a voltagem produzida por cada célula. A grade mantém a pasta no lugar para garantir uma distribuição uniforme de corrente pela placa e ajuda a transportar os elétrons para fora da bateria e ao redor do circuito elétrico.

A placa negativa é o ânodo e esta é uma placa de chumbo puro, embora pequenas quantidades de aditivos sejam adicionadas para endurecer o chumbo e protegê-lo da corrosão. A placa positiva é o cátodo e este é feito de óxido de chumbo. As placas são feitas de materiais diferentes para formar a reação química e liberar elétrons. Não queremos que as placas positivas e negativas entrem em contato uma com a outra, pois isso causaria um curto-circuito na bateria. Então, em vez disso, colocamos cada placa positiva em um separador de envelope. Este é um material poroso que permite que os íons fluam sem que os materiais entrem em contato direto uns com os outros.

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Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva