O ar condicionado automotivo é um sistema essencial que proporciona conforto térmico aos ocupantes do veículo, especialmente em climas quentes. O funcionamento do ar condicionado baseia-se em princípios de termodinâmica na compressão, condensação e evaporação do fluido refrigerante para resfriar o ar interno do carro. Compressor – Este é o começo do ciclo. Sua função é elevar a pressão e a temperatura do refrigerante gasoso. Então, ele transfere o gás quente para a área de condensação, onde é resfriado e muda para líquido. Ao penetrar na válvula de expansão, esse líquido sofre uma súbita queda de pressão e temperatura, evapora absorvendo calor do interior do carro. Finalmente, o evaporador transfere o ar frio para dentro da cabine, completando o ciclo. Descubra com o Edu Ar Condicionado como funciona o ar-condicionado do seu carro e mantenha seu sistema eficiente e bem cuidado.
Como funciona o seu ar condicionado ?
Você pode ter se perguntado como o ar condicionado do seu veículo realmente funciona, ou talvez nunca tenha pensado nisso por um momento. Só para o caso de você estar curioso, aqui está uma visão geral não tão técnica sobre a operação sem entrar na física alucinante por trás de tudo.
O ar condicionado, como diz o nome, “condiciona” o ar. Ele não só o resfria, mas também reduz o teor de umidade, ou humidade. Todos os condicionadores de ar funcionam da mesma forma, estejam eles instalados em um prédio ou em um carro. A geladeira ou o freezer também são, de certa forma, um condicionador de ar. Várias pessoas não percebem que ligar o ar condicionado na verdade reduz o número de milhas por galão do seu carro. Há energia usada para remover o calor e a umidade do ar no carro, e isso consome gasolina/diesel devido à carga extra do motor.

Princípios do ar condicionado
Os princípios principais do ar condicionado são Evaporação e Condensação, depois Compressão e Expansão. Aqui estão algumas explicações simples desses princípios:
Evaporação: Você pode ter notado que se você esfregar um pouco de álcool cirúrgico nas costas da sua mão, então sua mão ficará fria. Por que isso? É evaporação. É porque o álcool nas costas da sua mão começa a evaporar. Conforme o álcool evapora, ele tira o calor da superfície da sua pele.
Condensação: Você já notou que quando alguém entra em um restaurante vindo do frio usando óculos, os óculos ficam embaçados? Por que isso acontece? É condensação. O ar úmido do restaurante esfria ao entrar em contato com a superfície fria dos copos e o ar tem menos capacidade de reter umidade, então ele condensa em água nos copos.
Calor de Compressão: Você já notou que quando enche um pneu de bicicleta com uma bomba manual, a ponta da bomba esquenta? Isso ocorre porque a energia que você colocou no ar ao bombeá-lo não apenas o comprimiu, mas também fez com que as moléculas de ar se aproximassem, liberando calor com o atrito.

Compressão: Em algum momento, todos os gases eventualmente se tornarão líquidos. Um exemplo disso seria uma lata de desodorante – é líquido dentro da lata (porque você pode ouvi-lo quando a agita), mas é um gás quando sai e atinge sua axila. A pressão dentro da lata é maior, então o propelente dentro dela é líquido.
Resfriamento por Expansão: Voltando ao desodorante, você notará também o quão frio ele parece, pois o propelente expandiu seu volume rapidamente.
De qualquer forma, chega de comida para viagem, axilas e álcool cirúrgico, mas essas são as ideias básicas que são fáceis de explicar. A questão importante é como tudo isso se encaixa em fazer as saídas de ar do seu carro ficarem frias?
Mangueiras flexíveis e de alumínio conectam todos os componentes reais do ar condicionado do seu carro. Evaporação e condensação, expansão e compressão são a física do porquê ele funciona. Existem cinco componentes principais para todo o sistema, a saber, o Compressor, o Condensador, o Receptor-secador, a Válvula de expansão e o Evaporador.
Ciclo de Ar Condicionado
O fluido que passa por todo o sistema é o refrigerante. O refrigerante pode evaporar a uma temperatura baixa e, em seguida, condensar novamente a uma pressão mais alta. Os veículos costumavam usar refrigerante R-12, usado em quase todos os carros. Era amplamente disponível, no entanto, descobriu-se que era um contribuinte para o buraco na camada de ozônio da Terra, pois era um clorofluorcarbono (CFC). Esses refrigerantes foram descontinuados e todos os carros após 1996 usam um fluido sem CFC chamado R-134A, que é mais gentil com o meio ambiente.
Então, é assim que funcionam todas as partes do ar condicionado de um carro:
Compressor: O compressor é o cavalo de batalha do sistema de ar condicionado, alimentado por uma correia de transmissão conectada ao virabrequim do motor. Quando o sistema de ar condicionado é ligado, o compressor bombeia vapor refrigerante sob alta pressão para o condensador.
Condensador: O condensador é um dispositivo usado para transformar o vapor refrigerante de alta pressão em líquido. Ele é montado na frente do radiador do motor e se parece muito com um radiador. O vapor é condensado em líquido devido à alta pressão que o impulsiona, e isso gera muito calor. O calor é então removido do condensador pelo ar que flui através do condensador do lado de fora.
Receptor-secador: O refrigerante agora líquido se move para o receptor-secador. Este é um pequeno recipiente reservatório para o refrigerante líquido e remove qualquer umidade que possa ter vazado para o refrigerante. Você pode pensar no receptor-secador como o filtro do sistema. A umidade no sistema causa estragos, com cristais de gelo causando bloqueios e danos mecânicos.

Válvula de Expansão: O refrigerante pressurizado flui do receptor-secador para a válvula de expansão. A válvula remove a pressão do refrigerante líquido para que ele possa se expandir e se tornar vapor refrigerante no evaporador.
Evaporador: O evaporador é outro dispositivo que se parece com um radiador de carro. Ele tem tubos e aletas e geralmente é montado dentro do compartimento de passageiros atrás do painel acima do vão para os pés. À medida que o refrigerante frio de baixa pressão é passado para o evaporador, ele vaporiza e absorve calor do ar no compartimento de passageiros. O ventilador dentro do compartimento de passageiros empurra o ar para fora do evaporador, então o ar frio é circulado dentro do carro. No “lado do ar” do evaporador, a umidade no ar é reduzida, e o “condensado” é coletado e drenado.
Compressor: O compressor então aspira o vapor refrigerante de baixa pressão para iniciar outro ciclo de refrigeração. O ciclo de refrigeração então funciona continuamente e é regulado pela configuração da válvula de expansão.
Edu Ar Condicionado: Especialista em Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado
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Edu Ar Condicionado além de serviços de instalação, também está envolvida na manutenção preventiva dos sistemas, o que garante seu funcionamento a máxima eficiência e vida útil prolongada. A empresa executa limpezas e revisões periódicas è essencial para evitar falhas manter os aparatos funcionais em bom estado por muito tempo, além de garantir que se respire ar puro no ambiente. Como uma empresa responsável pelo atendimento ao cliente, Edu Ar Condicionado é reconhecida pela qualidade do serviço, aliando rapidez e economia para oferecer um custo-benefício excelente.

Como Funciona o Ar Condicionado do Seu Carro: Perguntas Frequentes
1. Como o ar-condicionado do carro funciona?
O ar condicionado automotivo cliente por meio de um ciclo de compressão e expansão de um refrigerante fluido, que permite a refrigeração do ar. O sistema esta formado por componentes como compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador. O compressor comprime o fluido transformando em gás quente de alta pressão, que é resfriado no condensador e convertido em líquido. Depois o liquido passa pela válvula de expansão, evaporará na superfície de evaporação e absorve calor do ar, que é então canalizado para o interior do veículo de modo a proporcionar ar fresco.
2. Quais são as partes principais do ar-condicionado automotivo?
As (grandes) peças principais da unidade de ar condicionado do carro incluem compressor, condensador, válvula de expansão, evaporador e ventilador. O compressor é o “coração” do sistema, sendo o que se encarrega de comprimir o agente refrigerante. O condensador encarrega-se de transformar o gás de alta pressão e Mallorca em líquido, enquanto a válvula de expansão diminui a pressão do líquido. O evaporador é a parte onde o líquido se torna novamente em gás, absorvendo calor do ar. Finalmente, o ventilador é o componente que propaga o ar frio por toda a cabine do veículo.
3. O que é o fluido refrigerante e qual é a sua função?
O fluido refrigerante é um produto químico que circula através do ar condicionado, absorvem calor de uma área e soltar para o ar para esfriá-lo. Ele está sob a forma de líquido ou gás, é comprimido e decomprimido a diferentes partes do sistema. O fluido refrigerante moderno é concebido para ser mais eficiente e menos prejudicial ao meio ambiente.
4. Por que o ar-condicionado do carro pode perder eficiência?
A eficiência do ar condicionado pode ser perdida devido a vazamento de fluido refrigerante ou ar comprimido, um filtro de cabine sujo, ou por mal funcionamento na bateria do carro. Fazer manutenção regular do sistema é vital para detectar e corrigir problemas antes que você comece a notar sua influência no seu ambiente de trabalho.
Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/ar-condicionado-para-carro-como-funciona/