Como funciona a soldagem por pontos?

A soldagem por pontos é um processamento em que as superfícies são unidas a partir de um ou mais pontos sobre os quais são aplicados calor e pressão ;

o calor é originado pela resistência a uma corrente elétrica que passa por meio das peças mantidas em contato ao longo um limitado tempo de tempo.

As dimensões e formas das soldas são limitadas, especialmente em ofício das dimensões e contornos das faces do eletrodo. A soldagem por pontos utiliza eletrodos cilíndricos e a corrente de soldagem é concentrada num ponto na corporação.

Aplicação da soldagem por pontos


A soldagem por pontos é bastante usada no casamento de chapas de aço com até 1/8′ de encorpadura e as vezes para o casamento de chapas de 1/4″ ou mais ; porém, espessuras de 1″ ou mais são capazes de ser soldadas pelo processamento, no requisito de que haja equipamentos especiais. Em conjuntos de duas ou mais chapas estampadas, a alta rapidez de soldagem do processamento protege economia em correlação aos mais técnicas mecânicos. Contêineres são frequentemente feitos pela soldagem por pontos.

Benefícios da soldagem por pontos


Os maiores benefícios da soldagem por pontos são a alta rapidez e a facilidade de automatização com alta tarifa de fabricação ; em várias coisa é um processamento barato, devido a ser mais acelerado que os processos a argola ativo e com maçarico, além de exigir menor agilidade de energia.

Desvantagens da soldagem por Pontos

A soldagem por pontos apresenta algumas limitações: em semelhança com a soldagem a argola ativo com corporação de cume, a justaposição da corporação amplifica o peso e o esforço do material empregado.

Soldagem por exibição


Na soldagem por exibição, o movimento de corrente e o calor são localizados num pontoou pontos pré-determinados pelo projeto ; esses pontos são capazes de estar em uma ou ambas as peças. Antes de serem soldadas por exibição, as peças precisam ser estampadas, forjadas ou sentir outro meio de conformação, de forma que possam conseguir as formas das projeções produzidas.

Aplicação da soldagem por exibição

A soldagem por exibição é especialmente usada para juntar peças estampadas, forjadas ou usinadas. O processamento frequentemente utiliza chapas finas de espessuras entre 0,5 e 3,2mm. Espessuras maiores requerem um equipamento sui generis. Diversas ligas de aço carbono ou aço -liga e algumas ligas de dinheiro são capazes de ser soldadas por exibição.


soldagem por costura

A soldagem por costura consiste de uma série de pontos sobrepostos; é um processamento em que o calor causado pela resistência à passagem de uma corrente elétrica na canhão é combinado com pressão para realizar a costura.

A intensidade de corrente, sua duração, a pressão e a rapidez das peças ou dos eletrodos são controladas e precisam ser minuciosamente escolhidas para realizar uma corporação satisfatória; esse tipo de soldagem utiliza um ou 2 eletrodos no formato de discos, que circulam sobre as peças a serem unidas.


Desvantagens da soldagem por costura


Algumas desvantagens da soldagem por costura são: as soldas precisam ser retas ou com arqueamento constante ; as obstruções durante do cordão, os cantos vivos ou mudanças bruscas no percurso do eletrodo precisam ser evitados ou compensados;

Soldagem de cume


Na soldagem de cume, a corrente elétrica passa por meio de das faces das peças posicionadas cume a cume.

Soldagem de cume por resistência pura

Na soldagem de cume por resistência pura, a casamento é criada em todo o setor de contato das partes a serem soldadas; ambas as partes são pressionadas uma em oposição a outra até que o calor, originado pela passagem da corrente, seja satisfatório para fundi-las. É usada para juntar arames, barras, chapas e tubos com até 15 mm de diâmetro.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Soldagem