Adicionar ou estender um circuito elétrico é um trabalho que parece intimidador para muitos DIYers, mas, na realidade, as conexões de fios são bastante fáceis se você tiver uma compreensão básica do trabalho elétrico. Pescar os fios através das paredes acabadas é a parte desafiadora. É bastante fácil passar cabos por porões ou sótãos inacabados, mas passá-los dentro de paredes acabadas é outra questão.
Durante grandes projetos de remodelação, você pode direcionar os fios para onde precisar, removendo o drywall e passando os cabos pelos pinos e cavidades do teto. Em outras situações, não é prático nem desejável remover o drywall – é um processo confuso e caro que é melhor evitar se você puder.
Mas é possível adicionar ou estender circuitos em paredes acabadas sem destruir as paredes e sem se submeter a uma enorme provação. Este também é o mesmo processo usado quando a fiação antiga é substituída por um novo cabo durante as atualizações do sistema. Quer saber mais sobre ? Acesse https://bheletricista.com.br/
Existem vários métodos para passar cabos através de paredes acabadas, e a abordagem que você adotar dependerá das circunstâncias e da extensão do trabalho. Envolve simplesmente estender um circuito de uma tomada existente para um novo local de tomada? Você está executando um circuito totalmente novo do painel de serviço principal para vários locais? Ou você está substituindo uma casa inteira cheia de fiação de botão e tubo por um novo cabo NM? A abordagem de um eletricista dependerá do escopo do trabalho, mas todos os trabalhos de retrofit de fiação usam técnicas semelhantes.
No exemplo descrito aqui, estamos executando um simples laço de fio de um novo local de caixa de parede para outro, como você pode fazer ao estender um circuito. A presunção é que o lance de cabos será enrolado de um local de caixa para baixo ou para cima em um porão, um forro ou um sótão e depois pelas vigas do piso antes de entrar na cavidade do pino onde a próxima caixa está localizada.
Considere problemas de código
Lembre-se de consultar o código local sobre os requisitos para a passagem de cabos. Por exemplo, em locais expostos, como porões abertos ou sótãos, o cabo NM geralmente precisa ser passado através de furos ou entalhes cortados em vigas, em vez de grampeado na face das vigas. Assim, ao enrolar um comprimento de cabo NM entre novas caixas de parede, o processo pode envolver a passagem através de orifícios perfurados nas vigas do piso para alcançar a cavidade do pino.
Além disso, certifique-se de que a bitola do fio seja adequada à amperagem do circuito. Para circuitos de derivação padrão de 120 volts, o fio de bitola 12 é usado para circuitos de 20 A e o fio de bitola 14 para circuitos de 15 A. Há também novos requisitos de código de falha de arco: Ao estender um circuito, se o Código Elétrico Nacional mais recente exigir proteção contra falha de arco, você deve colocar essa proteção em vigor para atender aos requisitos do código.
Antes de você começar
Ao adicionar ou substituir a fiação em paredes acabadas, a maioria dos eletricistas tentará fazer a parte horizontal do cabo correr nas áreas inacabadas do sótão, porão ou forro, enrolando o cabo para baixo ou para cima através da cavidade da parede, através das vigas do piso ou do teto , e depois verticalmente através de outra cavidade do pino até a próxima abertura da caixa de parede. Para a porção horizontal do lance de cabo, isso pode envolver a perfuração de furos nas vigas por onde o cabo passará.
Isso é muito diferente de como uma casa é conectada durante a nova construção, quando os cabos horizontais são instalados diretamente através de pinos de um local de saída para o próximo antes que as superfícies da parede sejam instaladas. Mas quando você está executando o fio em uma construção existente, o método de loop evita o processo caro e demorado de abrir paredes e remendá-las após os fios serem executados.
Ao estender um circuito, por exemplo, o eletricista pode passar o cabo verticalmente de uma caixa de tomada existente, até o sótão ou para baixo no porão, através de vigas até um ponto diretamente acima ou abaixo da nova localização da caixa e, em seguida, nessa parede cavidade para a nova abertura da caixa elétrica. Para um DIYer fazendo este trabalho, a parte mais difícil é descobrir uma maneira de perfurar as placas de parede na parte superior ou inferior da parede para pescar o cabo no porão ou no sótão. Para mais informações sobre manutenções elétricas, acesse https://bheletricista.com.br/servicos-2/
Se o trabalho envolve simplesmente estender um circuito – como ao adicionar um local de tomada adicional em uma sala – alguns eletricistas removerão a moldagem do rodapé, recortarão o drywall na área oculta pelo rodapé e perfurarão os orifícios de acesso através dos pinos para prender o cabo de local para local. Esta é uma maneira bastante fácil de passar cabos de um local de caixa para o próximo. Quando os rodapés forem reinstalados, os orifícios serão cobertos – não há necessidade de remendos.

Cuidados a serem tomados
O sistema elétrico da sua casa é um sistema complexo e saber como ele funciona o ajudará a ser um “proprietário mais capacitado”. Algumas áreas não permitem que um proprietário não licenciado faça a fiação de sua própria casa devido ao risco de incêndio elétrico devido à fiação defeituosa. No entanto, ainda é possível fazê-lo sob a direção de um eletricista licenciado. Em outras áreas, especialmente em áreas rurais, você pode fazer a fiação de sua casa.
A seguir estão os passos adequados a seguir ao fazer a fiação de sua casa.
Desconecte a energia
A desconexão de energia é o primeiro passo a ser feito antes de tentar qualquer fiação elétrica em sua casa. Peça à empresa de energia elétrica que adie o serviço para sua casa ou desconecte apenas do medidor na parede ou na lateral de sua casa. Certifique-se de que está desligado antes de iniciar qualquer trabalho.