GIVES YOU WINGS \ Como é feito um carro de Fórmula 1
O pessoal da Red Bull sempre arruma um jeito de surpreender em seus vídeos. É, de longe, a equipe mais cool da Fórmula 1 – algo escrito no planejamento estratégico da empresa que vive prometendo asas aos seus consumidores. A McLaren também merece algum reconhecimento, de vez em quando apronta das suas. Mas mostrar como é feito um carro de corrida altamente tecnológico com toda essa licença poética, só mesmo com os rubro-taurinos (vai hífen em rubro-taurinos? E hífen é com “ene” mesmo? E “ene” é assim mesmo ou apenas ‘n’?).
Lembro quando a equipe de Christian Horner tocou o hino dos Estados Unidos usando apenas o ronco do motor. E quando enfiaram um carro nas montanhas da Índia, a incríveis 18 mil pés de altura. Também teve aquela vez que deram uns cavalos-de-pau (?) num deserto de sal, na Argentina. No faroeste texano. Enfim, o que não lhe faltam são histórias para contar no Youtube.
A mais recente foi lançada junto com o novo carro para a temporada de 2013, nomeado de RB9. Curioso observar como boa parte do processo de construção é bastante artesanal, bem diferente das linhas de produção em massa tão comum na indústria automobilística. Também me chamou a atenção o velho Adrian Newey com seus compassos e transferidores rascunhando o carro em uma prancheta. Principalmente nos dias de hoje, onde ninguém faz mais nada sem um maldito computador de última geração a tira colo. Sabe-se lá até onde é ficção. Só sei que esses austríacos são bastante descolados.