Como construir uma equipe de marketing digital para o seu negócio

Se você deseja expandir seus negócios, uma equipe de marketing digital é essencial para gerar novos leads, aumentar  o reconhecimento da marca , aumentar as vendas e cultivar relacionamentos com os clientes. 

Construir uma equipe de marketing excepcional é mais do que apenas contratar pessoas para gerenciar suas campanhas publicitárias. Hoje, os consumidores têm expectativas mais altas das marcas, e é por isso que cada membro de sua equipe de marketing digital deve trazer para a mesa habilidades especializadas em diferentes tipos de disciplinas de marketing para impulsionar seus negócios. Quer saber mais sobre Marketing Digital, acesse https://www.seobh.org/

De especialistas em conteúdo e gurus de design visual a especialistas em desenvolvimento da Web, as habilidades dos membros da equipe devem se unir para construir uma estratégia de marketing de marca unificada e alcançar um crescimento sustentável de longo prazo por meio de várias iniciativas de marketing.

Então, como você constrói uma equipe de marketing digital multifacetada? Continue lendo para descobrir.

Comece com a composição de sua equipe de marketing digital

O marketing digital é um processo comercial essencial para atrair leads, converter clientes e expandir seus negócios. A estrutura da sua equipe de marketing digital dependerá do tamanho e do orçamento do seu negócio. 

Se você é uma startup ou uma pequena empresa, talvez não tenha recursos para contratar uma pessoa diferente para cada trabalho. Considere os profissionais de marketing com um amplo conjunto de habilidades que pode ser transferido para todos. À medida que sua empresa cresce, você poderá contratar mais funcionários para cumprir funções essenciais à medida que forem surgindo. 

As empresas terão mais espaço para contratar uma equipe de marketing maior com especialistas em cada área. Seja qual for o tamanho do seu negócio, é essencial estruturar sua equipe de marketing digital para alinhar com o orçamento e os objetivos do seu negócio. 

O marketing é uma indústria altamente dinâmica. À medida que a tecnologia avança e as demandas do consumidor mudam, também mudam os papéis dos profissionais de marketing. Portanto, espere que sua equipe de marketing se desenvolva com o tempo. 

Não importa o tamanho de sua equipe de marketing digital, certifique-se de que  os silos de comunicação  não criem barreiras à colaboração. A equipe deve se comunicar entre si para executar estratégias de marketing de forma holística. 

Ferramentas de colaboração e comunicação como Slack e Microsoft Teams podem ser super úteis para a comunicação do dia a dia. Plataformas de reuniões virtuais, como o Zoom, podem ajudar sua equipe a se conectar enquanto trabalham remotamente. Outra opção é agrupar ferramentas de comunicação com os  melhores sistemas telefônicos para pequenas empresas , incluindo os recursos necessários para sua empresa, como integração de CRM, videoconferência, IP de locução ou integração com sua solução de gerenciamento de força de trabalho.

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Comece a contratar para funções diferentes

Escolhemos essas funções com base no tipo de experiência em marketing digital que uma empresa de pequeno a médio porte precisará para crescer. 

Papéis de liderança

Assim como em qualquer outra área de negócios, você precisará de pessoas em cargos de liderança para executar sua estratégia de marketing sem problemas. Você pode contratar um diretor de marketing (CMO), diretor de marketing ou vice-presidente de marketing. Quem você escolher precisa ser um líder firme com habilidades organizacionais e interpessoais para gerenciar uma equipe e fazer a ligação com outras figuras importantes em sua organização, como seu CEO,  executivo de contas e assim por diante. 

Os líderes de marketing digital devem ser capazes de liderar campanhas para atingir metas específicas, delegar tarefas aos membros da equipe, motivar os funcionários a ter um bom desempenho e relatar o sucesso geral das iniciativas de marketing. Isso exige que os líderes trabalhem em estreita colaboração com sua equipe, usando  canais de comunicação síncronos e assíncronos  para se conectar e colaborar, trabalhando no escritório ou remotamente. 

Equipe de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é parte integrante de qualquer  estratégia de marketing digital ou de entrada. A equipe de marketing de conteúdo, dependendo do seu orçamento, pode ser composta por:

  • Gerentes de marketing de conteúdo:  são responsáveis ​​por supervisionar a criação de conteúdo, desenvolver estratégias de conteúdo, implementar conteúdo editorial e garantir que o conteúdo atenda aos padrões de qualidade e siga o tom de voz da marca.
  • Redatores/redatores e editores de conteúdo:  os criadores de palavras do grupo. Eles escrevem cópia e conteúdo para o site de uma organização,  páginas de destino , blog, webinars, recursos, campanhas de marketing por e-mail e assim por diante. 
  • Especialistas em SEO: Usando suas habilidades de SEO (Search Engine Optimization), eles sabem como criar e implementar uma  estratégia de SEO  para indexar seu site e conteúdo em mecanismos de pesquisa como Google e Bing com mais facilidade.
  • Profissionais de marketing de mídia social: em outubro de 2021, havia  4,55 bilhões de usuários ativos de mídia social em todo o mundo. Os profissionais de marketing de mídia social promovem seus negócios nas mídias sociais. Eles também são responsáveis ​​por gerenciar um orçamento de mídia social para publicidade PPC (pagamento por clique), além de acompanhar e analisar engajamento social, conversões e outras métricas importantes.

Sua equipe de conteúdo precisará colaborar internamente entre si e com outros membros de sua equipe de marketing digital. É uma boa ideia aproveitar aplicativos de comunicação e compartilhamento de arquivos para mantê-los conectados.

Creativos

A criatividade é o que torna a sua marca única. É essencial contratar criativos como parte de sua equipe de marketing digital. Isso inclui funções como diretor de criação, especialistas em design visual e gráfico,  especialistas em produção de vídeo e fotógrafos. 

Essa equipe tem a tarefa de criar imagens de marca coesas em todos os canais de marketing que representem sua organização e atraiam clientes em potencial e clientes. Eles sabem como criar uma estratégia de marca consistente e possuem um profundo conhecimento dos princípios de design.

Se você tem uma pequena empresa, pode procurar alguém que possua diversas habilidades criativas para assumir diferentes funções. Eles devem estar familiarizados com ferramentas da web e programas criativos como Adobe e Photoshop, bem como proficientes em estratégia de marca.

Especialistas em desenvolvimento web

Ter alguém especializado em web design e desenvolvimento é crucial. As pessoas levam cerca de  0,05 segundos  para formar uma opinião sobre o seu site. É a cara do seu negócio, então  a otimização do site  é fundamental. Se o seu site for lento ou não estiver otimizado para dispositivos móveis, é provável que os visitantes saiam antes mesmo de olhar em volta. 

Sua equipe de desenvolvimento da Web é o ponto de contato para qualquer problema do site e é responsável por garantir que seu site ofereça uma experiência de usuário perfeita. Você poderá expandir seu desenvolvimento web para incluir desenvolvedores seniores à medida que sua empresa e seu site crescem. Alavanque sua presença online e conquiste mais clientes com a ajuda da nossa equipe de marketing digital altamente qualificada. Clique agora e descubra como podemos transformar o seu negócio!

Equipe de mídia paga

Sua equipe de mídia paga pode consistir em um especialista ou gerente de geração de demanda ou profissionais de marketing digital com experiência na execução de campanhas de publicidade paga. É uma boa ideia contratar uma equipe dedicada ou membro da equipe para gerenciar anúncios sociais e de pesquisa PPC (pagamento por clique), pois pode ser um trabalho demorado que exige que você refine e atualize constantemente sua estratégia para obter melhores resultados. 

A equipe de mídia paga prestará muita atenção ao consumo de mídia e ao comportamento de seu público-alvo. Dessa forma, eles podem descobrir o que estão comprando, quais canais de mídia social estão usando e que tipo de conteúdo gostam. Armados com essas informações, eles executam campanhas de mídia paga que aumentam sua visibilidade online, aumentam o reconhecimento da marca e impulsionam o  crescimento do pipeline de vendas

As funções da equipe de mídia paga exigem que os funcionários tenham amplo conhecimento de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads. Eles também precisarão acompanhar os algoritmos em todos os canais, garantindo que estejam sempre atualizados sobre as tendências do setor e os comportamentos do consumidor. Eles colaborarão com o restante da equipe de marketing digital para alinhar a mídia paga com as campanhas de marketing.

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Adote as ferramentas certas para reunir sua equipe de marketing digital

Quer sua equipe de marketing digital esteja localizada internamente ou  trabalhando remotamente  em todo o mundo, você precisará capacitá-la com as ferramentas necessárias para ter sucesso em suas funções. O software de que você precisa dependerá da escala e do orçamento da sua empresa, mas alguns são essenciais para qualquer equipe de marketing digital. 

Você também precisará de  um software de CRM robusto  para armazenar dados de clientes e ajudar a preencher a lacuna entre sua equipe de vendas e marketing. Você também deve considerar investir em  ferramentas de mídia social , SEO e ferramentas de pesquisa de palavras-chave, software de marketing por e-mail, ferramentas de enriquecimento de leads e assim por diante. 

Delinear KPIs para acompanhar o desempenho

Qual processo de negócios  você pode implementar para monitorar o sucesso de suas campanhas? Bem, definir e rastrear KPIs é uma resposta eficaz. Afinal, construir uma equipe de marketing digital não é uma atividade pontual. Você precisa acompanhar continuamente o desempenho, fazer ajustes na configuração de sua equipe para continuar melhorando e continuar acompanhando.  

Todos devem saber exatamente para o que estão trabalhando e o que sua campanha espera alcançar. Descreva metas prioritárias e gere métricas e indicadores-chave de desempenho para monitorar o progresso e garantir que você esteja no caminho certo para atingir suas metas. 

Por exemplo, se você está lançando um  projeto de marketing de conteúdo  que visa aumentar o tráfego para seu site, convém medir KPIs como visitas únicas à página, tempo na página e taxa de engajamento. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital