
Pode ser fácil, mas encantar seus hóspedes requer habilidade. Quem viaja e se hospeda em uma pousada geralmente está procurando sossego, um lugar aconchegante e serviços que o façam esquecer da vida cotidiana. A pousada trata de pessoas das mais diversas, com necessidades diferentes. Para proporcionar a melhor experiência aos hóspedes, é precisopensar em um conjunto de ações que possam atender bem a qualquer um.
ENCANTAMENTO DEVE COMEÇAR NA RESERVA
Nada melhor do que procurar uma pousada e encontrar fotos bem produzidas, descrições bem-feitas, com todas as informações sobre os serviços oferecidos, além de mapas que orientam o hóspede a chegar ao local.
Saiba Mais: Não é maravilhoso chegar no quarto do hotel e encontrar a cama com muitos travesseiros
O site do seu meio de hospedagem de ser apresentável de modo que consiga prender a atenção do cliente logo no primeiro momento. Se os quartos ou chalés tiverem diferenças entre eles, liste todas as características para que o hóspede saiba exatamente o que vai encontrar.
Explique também quais são as formas de pagamento, as taxas que são cobradas (de serviço e de turismo, quando for o caso), os serviços (massagens, por exemplo). Se o atendimento for feito pelo telefone, a recepcionista deve ser educada e responder todas as dúvidas do cliente. Informação correta e bem detalhada gera respeito e confiança.
O caminho para o encantamento está aberto! Nada pior do que encontrar um quarto com poeira, roupa de cama mal passada e banheiro com cara de limpeza rápida. Certifique-se de que os quartos estão alinhados, bem limpos e de acordo com o que o hóspede espera encontrar. Voltar para a cama e encontrar tudo limpo é a melhor coisa que pode acontecer para encantar seu cliente.

TENHA NA POUSADA UM GUIA DE ATRAÇÕES E RESTAURANTES
Nem sempre seu hóspede conhece a cidade e a região da sua pousada. Então, prepare um guiacom atrações turísticas, passeios e restaurantes. Por mais que os grandes guias tenham essa listagem, nada melhor do que ter a opinião de quem mora no local.
Ser bem recebido, entrar no quarto pela primeira vez e encontrar uma cesta de frutas, uma garrafa de vinho e chocolates de boas vindas, certamente vai conquistar seu hóspede. Junto, deixe um bilhete, desejando uma boa estadia e informando que os mimos são cortesia da pousada. Preparar um cestinha com itens de banho especiais também é uma boa opção.
PENSE EM HORÁRIOS ALTERNATIVOS PARA O CAFÉ DA MANHÃ
Quem viaja e costuma se hospedar em hotéis sabe: café da manhã das 6h às 10h. Mas quem vai para uma pousada não quer saber de acordar cedo para tomar o café. Muitas vezes, não quer nem sair do quarto. Então, prepare sua pousada para um serviço diferente. Por que não mudar o horário do café? Vale estender até as 12h, e deixar como opção um horário a seres colhido pelo hóspede, como um serviço personalizado. Hóspedes, muitas vezes, esquecem itens que podem fazer falta em uma viagem, como DVDs e livros, por exemplo. Então, monte uma estante com filmes, animações e seriados para os hóspedes assistirem sem seus quartos. Vale tambémmontar uma pequena biblioteca, com títulos diversos de romances e livros curtos, que possam ser lidos durante a estadia.
Na hora do check-out, ofereça privacidade ao hóspede quando for tratar de valores. Ninguém precisa saber quanto determinado hóspede gastou. Detalhe os gastos e ofereça uma sacola com água e lanches rápidos para levar na viagem de volta.

FONTE: https://www.r7.com