A importância e vantagens da odontologia digital
Em meu post anterior, Melhorando o atendimento odontológico através da digitalização (Parte 1), falei com o dentista, técnico em prótese dentária e pesquisador Michael Braian sobre sua paixão pela impressão em 3D e digitalização intraoral. Fiquei muito intrigado com seu último estudo sobre as possibilidades de melhorar o atendimento odontológico por meio da digitalização.
Nesta segunda parte, Michael e eu nos aprofundamos um pouco mais no assunto da odontologia digital e falamos sobre sua importância para o atendimento odontológico, as vantagens de um fluxo de trabalho totalmente digitalizado e como o panorama odontológico mudou ao longo das últimas décadas.
Sobre o seu estudo, Michael – Eu sei que no ano passado, você venceu o Grande Prêmio dos Pesquisadores Suecos. Por que você ganhou?
Sim isso está certo.
O Grande Prêmio dos Pesquisadores Suecos é uma competição nacional que desafia os pesquisadores a apresentar suas pesquisas para uma audiência pública de forma envolvente e informativa, em apenas alguns minutos. O objetivo é inspirar os cientistas a comunicar mais sobre suas pesquisas e trazer os estudos para o domínio público para beneficiar a sociedade.
Então, por que eu ganhei? Bem, eu nunca perguntei ao público por que eles votaram em mim, então eu não sei realmente! Mas eu acho que o que me fez destacar dos outros concorrentes foi que eu visualizei minha pesquisa usando muitas fotos e design gráfico na minha apresentação. Dessa forma, facilitei para o público entender minha pesquisa e também me lembrar dela.
A razão pela qual eu visualizei minha pesquisa em grande medida é simplesmente porque é assim que eu aprendo melhor. Aparentemente, outras pessoas trabalham da mesma maneira. Você conhece o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Acho que usei muitas fotos e disse muito!
Quão importante é a digitalização para o atendimento odontológico, você diria?
Ainda é cedo para dizer. Imagine que um fluxo de trabalho digital não existia em todos os cuidados dentários. Ainda funcionaria perfeitamente bem?
A resposta é: sim, seria. As técnicas convencionais de atendimento odontológico funcionaram excelentes por décadas. No entanto, se os profissionais de odontologia estiverem buscando um fluxo de trabalho mais simples, rápido, preciso e mais eficiente, há um grande potencial na odontologia digital.
Me conte mais sobre esse potencial. Quais são as vantagens de um fluxo de trabalho totalmente digitalizado no atendimento odontológico para dentistas e técnicos em prótese dentária?
Um fluxo de trabalho totalmente digitalizado traz muitas vantagens para a mesa para dentistas e técnicos de prótese dentária, mas também para os pacientes.
Para um dentista, as vantagens de tirar uma impressão digital dos dentes do paciente usando um scanner intra-oral são que a digitalização em si leva apenas alguns minutos e fornece uma impressão 3D imediata com informações muito detalhadas sobre os dentes do paciente.
Permite ao dentista ampliar os dentes do paciente e discutir o caso com o paciente imediatamente. Como a impressão é digital, o dentista pode enviar o arquivo para o laboratório dentário em segundos – o mesmo que enviar um e-mail comum.
Para um paciente, as vantagens de ter seus dentes digitalizados com um scanner intra-oral, é que ele permite uma experiência dental muito mais conveniente. Uma impressão moldada convencional envolve material de impressão de gosto ruim dentro da boca do paciente por um bom tempo, que muitas vezes é desconfortável e, no pior dos casos, ativa o reflexo de vômito.
O scanner intra-oral é muito mais confortável e requer apenas alguns minutos do tempo do paciente. Com acesso direto à impressão digital na tela do computador, o paciente obterá uma imagem muito mais clara de seu próprio caso.
Para um técnico em prótese dentária, as vantagens de receber um arquivo digital dos dentes do paciente – em vez de esperar por uma impressão moldada convencional por horas, ou mesmo dias – é que o técnico pode começar a projetar a construção protética diretamente em um programa de computador.
Isso elimina uma série de etapas para o técnico, incluindo a criação de um modelo de gesso, articular o gabinete, fazer um enceramento, transformar o modelo de cera no produto final e assim por diante. Em vez disso, quando o projeto é concluído, o técnico pode enviar as informações digitais para uma fresadora que cria a restauração protética.
Resumindo: enquanto um fluxo de trabalho tradicional inclui muitas etapas diferentes, o fluxo de trabalho digital inclui apenas algumas. Minimizar o número de etapas também minimiza o risco de erros. A odontologia digital simplifica todo o fluxo de trabalho e ajuda a melhorar a comunicação entre os dentistas e os técnicos de prótese dentária, bem como a comunicação com os pacientes.
O uso das técnicas digitais, como CAD / CAM, fresamento e impressão 3D, permite um fluxo de trabalho mais rápido e eficiente, além de deixar os pacientes com uma experiência odontológica mais agradável.
Não é de admirar que mais profissionais de medicina dentária estejam a investigar um fluxo de trabalho digital! Como a paisagem odontológica mudou nas últimas décadas?
O panorama odontológico mudou muito, e isso se deve principalmente à digitalização das técnicas de produção odontológica. A parte mais importante é a transformação digital que os técnicos de prótese dentária estão passando.
Eles fizeram uma mudança, passando de mãos nuas a ferramentas digitais para criar restaurações protéticas. Os técnicos passaram de trabalhar 100% manualmente, usando apenas técnicas convencionais, para trabalhar 50% manualmente e 50% digitalmente, ou, se os dentistas estiverem usando scanners intra-orais, até mesmo trabalhar 100% digitalmente. Isso significa que alguns dos técnicos de prótese dentária hoje praticamente digitalizaram todo o seu fluxo de trabalho. Odontologia BH