Otimização do processo de fabricação de cerâmica

Seus processos de produção estão sendo executados da maneira mais eficiente e eficaz possível?
Você está se mantendo atualizado com as novas inovações e tecnologias de processamento?

Acrescentamos valor em todas as fases do processo de produção.

Tipos de Cerâmica

Existem basicamente dois tipos de cerâmica. Cerâmica tradicional e cerâmica avançada. Os pesquisadores usaram tecnologias avançadas de engenharia para criar cerâmicas de engenharia.

• Cerâmica tradicional: Os fabricantes usam argila e sílica para criar cerâmica tradicional. Um exemplo de cerâmica típica são os vasos sanitários em seus banheiros.

Todos os tijolos, vidros, ladrilhos cerâmicos, porcelanatos e concreto também são exemplos de cerâmicas tradicionais.

• Cerâmica avançada: da início do século XX vemos cerâmicas altamente engenheiradas. No entanto, a maioria deles foi criada por pesquisadores para fins específicos. Eles inventaram nitretos de silício para fazer ferramentas de corte.

Por outro lado, os fabricantes usam cerâmica de óxido de silício para fazer microchips. Para fazer naves espaciais, os humanos desenvolveram cerâmicas de óxido de silício-lítio. Quer saber mais sobre fabricação de cerâmica, acesse https://refracont.com.br/

Caracterização de mercadoria

A caracterização de material é um método extremamente eficaz para analisar mudanças na matéria-prima. Para aproveitar ao máximo este método de teste, a matéria-prima é processada em nossa planta piloto para duplicar o processo padrão. A análise do material inicia-se então com a avaliação reológica, moldagem por moldagem por compressão/gesso ou extrusão, seguida da avaliação da textura da peça moldada. Quaisquer diferenças de redação do material de origem serão destacadas e o mesmo ciclo pode ser seguido novamente após revisões ou alterações de material.

Preparação e avaliação corporal

A caracterização de uma carroceria pronta para processamento pode ser crítica em relação ao desempenho durante todo o restante do processo. A principal etapa inicial é a caracterização reológica da suspensão preparada para estabelecer as características mais aprofundadas, associadas a várias propriedades-chave, que muitas vezes não são vistas durante os testes de fabricação padrão. Isso evita problemas no final da linha de produção.

Quais são os melhores usos da cerâmica?

Você pode encontrar cerâmica em quase todos os objetos ao seu redor. Seria mais fácil dizer quais objetos ao seu redor não têm cerâmica neles.

Listei alguns usos comuns da cerâmica. Essas coisas não estariam em nossas vidas sem a cerâmica:

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Casas modernas

Os fabricantes usam diferentes cerâmicas para fazer a maioria dos elementos de uma casa moderna. Tijolos e cimento são dois elementos-chave para a construção de uma casa. Não seria possível fazer esses elementos sem usar cerâmica. Cada um desses materiais usa diferentes tipos de cerâmica.

Azulejos de parede e piso

Os fabricantes usam cerâmica para fazer todos os tipos de ladrilhos. Os pesquisadores usaram tecnologias avançadas para projetar essas cerâmicas. É por isso que eles não são porosos.

Louças Sanitárias

Todos os artigos sanitários da sua casa de banho e de toda a casa são de cerâmica. A louça sanitária, incluindo a sanita e o lavatório, é constituída por cerâmica de areias boladas.

Materiais de vidro

Você consegue imaginar um mundo sem óculos? Com exceção dos de plástico, todos são de cerâmica.

Componentes eletrônicos

O mundo moderno se move em dispositivos eletrônicos. Os fabricantes usam cerâmica para fabricar todos os dispositivos eletrônicos. Todos os microchips, capacitores ou resistores em todos os produtos eletrônicos têm cerâmica neles.

Louças

Este é um dos usos antigos da cerâmica. Nos estágios iniciais da civilização, os humanos começaram a fazer cerâmicas. Toda a porcelana da sua casa é uma forma pura de cerâmica.

Conformação a Seco

A conformação a seco utilizando uma matéria-prima em pó que normalmente foi granulada para melhorar propriedades críticas, como homogeneidade e fluxo, também pode ser investigada pela Lucideon, por meio de prensagem e prensagem isostática.

A prensagem é ideal para formas simples, como ladrilhos. Temos várias pequenas prensas de moldes que podem produzir peças de referência para avaliação de 10mm até 110mm com pressões de até 50tf.

Para prensagem isostática, o pó é introduzido em um molde flexível que é então selado e colocado em uma câmara de pressão cheia de água. A pressão de formação é aplicada para compactar o pó na forma desejada.  Caso se interesse mais sobre como fabricação de cerâmica? Acesse https://refracont.com.br/areas-de-aplicacao/

Conformação úmida

Ao utilizar a linha piloto, uma gama de itens menores pode ser produzida para representar os desafios enfrentados no processo de produção maior. As peças conformadas também podem ser testadas quanto à textura fundida, onde é avaliada a firmeza da peça conformada através da espessura fundida. Nesta fase é também referida a caracterização reológica prévia, de forma a avaliar a diferença de textura fundida desde a superfície até ao centro da peça.

Secagem

Muitas vezes a parte mais importante do processo, a etapa de secagem é crítica no que diz respeito ao controle do encolhimento da peça à medida que ela passa pelo teor crítico de umidade. Podemos ajudar a mapear as características de encolhimento da peça à medida que ela flui pelo processo de produção e, assim, estabelecer as condições seguras que permitem que a peça encolha de maneira uniforme para minimizar os encolhimentos diferenciais. Vários tipos de sistemas de secagem foram investigados e avaliados pela Lucideon, desde secadores de oxigênio reduzido (RO2) até sistemas baseados em vácuo.

Vidros

Podemos investigar a tecnologia do esmalte desde a caracterização e desenvolvimento da matéria-prima até o processamento e aplicação.

Nossos experientes técnicos em vidro e esmalte produzem regularmente uma variedade de fritas e esmaltes para serem testados em diversas condições/aplicações, desde produtos farmacêuticos até louças brancas. Os esmaltes prontos para aplicação podem ser testados desde as características reológicas até o desempenho de queima, com uma variedade de testes disponíveis, desde a expansão térmica até a cor queimada, ajudando a resumir um esmalte do ponto de vista técnico.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

O desempenho de um esmalte na fábrica, desde a aplicação até o acabamento finalizado e falhas associadas, é frequentemente uma área-chave de investigação, com falhas de esmalte relacionadas a problemas de aplicação e configuração de esmalte tornando-se uma área de maior interesse.

Disparo

Há uma variedade de fornos em Lucideon, de gás a elétrico, de fornos de frit com a capacidade de carregar ou esvaziar na temperatura de pico até sistemas baseados em queimadores a gás de alta temperatura. Estes podem ser usados ​​em combinação com as etapas de processamento anteriores dentro da planta piloto para reproduzir processos e, quando necessário, investigar as variáveis ​​produzidas pela alteração do processo padrão.

Grande parte do nosso trabalho gira em torno de olhar para novos processos de queima para oferecer melhorias de produtividade.

Avaliação e teste de produtos

Desde a liberação de metal até investigação microscópica detalhada e comparação/desempenho para uma variedade de padrões, temos uma ampla gama de recursos analíticos à nossa disposição. No entanto, não fornecemos apenas dados, nossos especialistas interpretam os dados e aconselham sobre a melhor forma de usá-los para solucionar desafios de produtos e processos.

Essa gama de testes e avaliação de desempenho pode ser utilizada no final do processo da linha piloto para estabelecer o resultado final dos testes configurados no início do processo ao estabelecer o desempenho ou adequação de uma matéria-prima.