Este guia ajudará você a criar sua estratégia de marketing e ajustar suas campanhas
Como proprietário de uma pequena empresa, você tem muito o que fazer. Uma de suas maiores tarefas é encontrar novos clientes, também conhecido como marketing. Alguns aspectos do marketing – incluindo educar os clientes, explicar o valor do que você oferece ou pedir referências – podem ser fáceis para você. No entanto, quando você estiver pronto para expandir sua pequena empresa, precisará expandir o que já faz bem para alcançar novos leads e orientá-los pelo funil de vendas.
Com as ferramentas e os processos certos, você não apenas expandirá suas bases de leads e clientes, mas também poderá determinar seu retorno sobre investimento em marketing, ou ROI, e ver onde seu orçamento de marketing é gasto com mais eficiência.
O marketing pode incluir muitas tentativas e erros, especialmente nos estágios iniciais da administração de sua empresa. Todos os seus esforços irão ajudá-lo a aprender a melhor forma de alcançar clientes em potencial e promover seus produtos e serviços. Quer saber mais sobre? Acesse https://www.seobh.org/
O que é marketing para pequenas empresas?
Você construiu sua operação de pequena empresa. Agora você precisa atrair clientes mais direcionados e pagantes. Onde você começa?
Bem-vindo ao mundo do marketing.
O marketing para pequenas empresas envolve ficar na frente de usuários ou consumidores em potencial. É importante alcançar esses consumidores – seu mercado-alvo – para que você possa se concentrar em seus desejos e necessidades específicos. Isso porque 66% dos clientes esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas exclusivas.
Para saber mais sobre como identificar sua base de clientes, confira a lição “Identifique seu cliente” no Salesforce Trailhead.
Há uma variedade de métodos de marketing pago e orgânico que você pode usar para alcançar pessoas que desejam e precisam do seu serviço ou produto. Se você tem um local físico, possui uma vitrine somente digital ou gerencia um híbrido dos dois, precisa garantir que as pessoas possam encontrá-lo.
Aqui está o que você precisa fazer para acelerar seu marketing e trabalhar para sua pequena empresa.
Noções básicas de marketing para pequenas empresas: ferramentas e tecnologia
Plataforma de CRM
Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) permite que você organize dados de consumidores atuais e potenciais em um só lugar. Essas informações — além de uma boa manutenção de registros — são vitais para sua organização, especialmente suas equipes de vendas, marketing e sucesso do cliente.
Com uma plataforma de CRM, você pode descobrir insights acionáveis sobre seus usuários, acompanhar as interações com eles e gerenciar toda a jornada do cliente, o que ajuda a personalizar melhor suas campanhas de marketing. Nos EUA, metade das pequenas e médias empresas tem um sistema de CRM e 15% desses sistemas de CRM foram implementados no ano passado.
Plataformas de marketing digital
Geralmente, esse tipo de software fornece à sua equipe uma combinação de recursos: organização, automação e rastreamento de várias atividades de marketing. Muitas vezes, essas plataformas podem se integrar a outras ferramentas, como sua plataforma de CRM.
Existem muitos tipos de plataformas especializadas no marketing digital, incluindo o seguinte:
- Plataforma de marketing por e-mail — Este software permite que os usuários criem e criem campanhas de e-mail. Com uma plataforma de email marketing, você pode armazenar os endereços de email que possui para leads e clientes, criar diferentes segmentos ou listas de email para vários tipos de consumidores e enviar mensagens e promoções relevantes, dependendo de onde os clientes em potencial estão no funil de compra. Você também pode rastrear o comportamento do usuário e as interações com seus e-mails, como taxas de abertura e cliques e links clicados.
- Plataforma de marketing por SMS — Este serviço pode existir como um produto ou ferramenta independente integrado a uma plataforma de marketing por e-mail maior. O marketing via serviço de mensagens curtas, ou SMS, comumente conhecido como mensagens de texto, é uma maneira eficaz de alcançar os usuários; pense em quantas pessoas usam smartphones e estão sempre com eles. As empresas podem usar o SMS marketing para comunicar ofertas instantâneas, novos produtos e muito mais aos clientes que se inscreverem para receber essas mensagens.
- Plataforma de marketing de mídia social — Os profissionais de marketing usam esse software para gerenciar seus esforços de mídia social. Isso os ajuda a se comunicar com o público, aumentar o número de seguidores e a base de fãs e configurar mensagens agendadas nas mídias sociais. Eles também podem aprender detalhes e dados importantes e ver métricas sobre seu público, que podem ser usadas para alimentar decisões sobre o que e quando postar. Além disso, as ferramentas de escuta de mídia social permitem que as empresas rastreiem conversas relacionadas ao seu setor e marca nas mídias sociais para que possam se envolver com os usuários.
- Plataforma de marketing de influenciadores — Esse tipo relativamente novo de plataforma foi projetado para ajudar as empresas a desenvolver campanhas de marketing de influenciadores . Os profissionais de marketing usam esse software para encontrar micro (nicho) e macro (geral) mídia social e influenciadores de vídeo para promover um produto, configurar campanhas e acompanhar o ROI.
Pesquisa de mercado
Google Analytics
O Google Analytics rastreia todos os tipos de dados de visitantes do site e gera relatórios regulares que ajudam os profissionais de marketing a tomar decisões baseadas em dados sobre a eficácia de seus sites. Com ele, você pode ver o detalhamento de dados demográficos, localização e idade de seus visitantes – até mesmo o dispositivo que eles usam para visitar seu site. Você também pode ver quais conteúdos e páginas do seu site geram mais (ou menos) visualizações de página, a quantidade de tempo que os visitantes passam em uma página, conversões e muito mais. Simplificando, o Google Analytics hospeda uma tonelada de dados, e os especialistas em SEO podem transformar esses dados em insights acionáveis.
Melhor de todos? É grátis! Para começar:
- Crie uma conta do Google Analytics.
- Configure a propriedade que deseja gravar. Nesse caso, é o site da sua empresa.
Adicione o código de acompanhamento ao seu site.
- Adicione o código de acompanhamento ao seu site.
Depois que sua conta estiver configurada e rastreada corretamente, deverá levar de 24 a 48 horas para ver os dados em sua conta do Google Analytics. Você terá acesso a uma visão geral sólida das informações sobre os visitantes do seu site e o desempenho do seu conteúdo e das suas páginas. A partir daí, você pode se aprofundar no rastreamento de pontos de dados específicos e na configuração de relatórios. Quer saber mais sobre o marketing, acesse https://www.seobh.org/category/blog/
Este tutorial fornece um passo a passo detalhado sobre como começar. Você também pode vincular o Google Analytics à sua conta do Salesforce Sales Cloud para acessar mais informações de clientes potenciais e clientes.
O Google Analytics é uma ferramenta necessária, pois 99% dos profissionais de marketing usarão o site da empresa como um canal de marketing para clientes em potencial e clientes nos próximos 12 meses.
Calendário de conteúdo
Um calendário de conteúdo é um local centralizado onde você lista o conteúdo agendado da sua empresa. Você pode incluir postagens de blog, vídeos do YouTube, postagens de mídia social – qualquer tipo de material de marketing e conteúdo que sua empresa esteja produzindo e planeja publicar durante um determinado período de tempo.
Você pode usar um calendário on-line compartilhado ou uma planilha com guias para cada mês em conjunto com o software de gerenciamento de projetos para acompanhar cada conteúdo. Nas planilhas, você pode listar cada tarefa para cada atribuição desde a pré-produção até a promoção, marcar a pessoa que possui essa parte do projeto e gerenciar cada prazo.
Se você estiver planejando uma postagem de blog para o Dia dos Pais, por exemplo, um fluxo de trabalho de amostra pode ter esta aparência em seu calendário de conteúdo.
- Adicione o nome da postagem do blog em sua data de publicação de destino no calendário de toda a empresa.
- Adicione-o ao seu software de gerenciamento de projetos como um projeto.
- Dentro de cada tarefa, liste os itens individuais – escrever postagem no blog, imagem de origem, preparar cópia para o Twitter e assim por diante – necessários para concluir a postagem, bem como as datas de vencimento que a acompanham.
- Marque os indivíduos responsáveis que terão uma parte em dar vida à postagem do blog e compartilhá-la fora da organização. Essas pessoas podem incluir o escritor, um editor, um designer gráfico, um especialista em SEO e um gerente de marketing de mídia social.
- Marque cada tarefa à medida que for concluída ou crie um sistema codificado por cores para cada etapa do processo.
Comunique-se regularmente com os membros da equipe para garantir que o conteúdo e sua data de entrega permaneçam nos trilhos. Não tenha medo de ajustar o processo; se você estiver executando uma operação de conteúdo enxuta no início, um calendário online com datas de publicação pode ser suficiente para você começar.
Dependendo do seu setor, pode haver alguma variabilidade em quão longe você pode agendar o conteúdo. Aponte entre um e seis meses à frente, deixando espaço de manobra para quando o conteúdo for atrasado ou adiado. Se o seu setor precisa de um certo tempo para planejar um grande evento, leve isso em consideração também. Por exemplo, se você é uma loja de comércio eletrônico que deseja planejar uma grande promoção da Black Friday, planeje os meses de conteúdo antes de novembro.