A pintura de interiores de casas não é intuitiva, embora pareça que deveria ser. Começando no jardim de infância com a pintura a dedo, a maioria de nós está familiarizada com o processo de aplicação de tinta em uma superfície plana. Mas um trabalho de pintura interior verdadeiramente profissional é uma questão totalmente diferente. Incorpore essas dicas em seu próximo projeto de pintura de interiores e torne o trabalho mais rápido e suave, com uma aparência mais limpa e atraente.
1. Não deixe a tinta secar
Uma lata meio vazia de tinta secará. Coloque as bolas de golfe na lata de tinta para preencher o espaço de ar ou coloque um filme plástico sob a tampa, feche-o bem e guarde a tinta de cabeça para baixo.
2. Use o primer certo
Se você estiver pintando drywall novo, use um primer à base de água para esconder imperfeições e fornecer uma base uniforme antes de aplicar a cor. Se você estiver pintando painéis, paredes danificadas pela água ou saturadas de fumaça, opte por um primer à base de óleo. Quer saber mais sobre ? Acesse https://pinturaecia.com.br/
3. Evite marcas de volta
Para evitar listras causadas pelo rolamento de tinta que já está começando a secar, mantenha uma borda molhada pintando toda a altura da parede e depois movendo-a levemente para que você possa sobrepor a última pincelada com a próxima.
4. Mexa a tinta com um agitador modificado
Antes de mexer a tinta, faça furos no agitador para ajudar a misturar a tinta mais completamente. Os orifícios ajudam a tinta a fluir pelo agitador, arejando-a como um batedor e misturando a tinta uniformemente.
5. Adicione textura, se desejar
Se você quiser mais textura na parede, escolha um rolo com uma soneca mais longa, de ¾”, que retém mais tinta. A soneca é o material de tecido que cobre o rolo, e sonecas mais longas criam mais pontilhados na parede devido à maneira como suas fibras distribuem a tinta. Use um rolo de soneca mais curto – entre ¼” e ½” de soneca – para um acabamento mais suave.
6. Não lave seus pincéis ou rolos
Se você estiver usando tinta látex, não há motivo para limpar seus pincéis ou rolos se não terminar seu projeto em um dia. Como as temperaturas frias impedem que a tinta látex seque rapidamente, você pode simplesmente embrulhar seus rolos ou pincéis em sacos plásticos ou papel alumínio e colocá-los na geladeira. (Certifique-se de deixá-los aquecer completamente antes de usá-los.)
7. Lide com a fita do problema
Se você estiver usando uma fita mais antiga, às vezes pode ser difícil retirar o rolo sem rasgar ou grudar. Se a fita adesiva continuar descascando, coloque o rolo inteiro no micro-ondas por 10 segundos.
8. Determine o tipo de tinta nas paredes existentes
Não tem certeza se a tinta existente em uma parede é óleo ou látex? Mergulhe uma bola de algodão em álcool e esfregue-a em uma pequena área na parede. Se a bola de algodão tiver resíduos de tinta, a tinta é látex. Sem tinta na bola de algodão? Você vai pintar sobre uma tinta à base de óleo e vai querer usar um primer à base de óleo antes de pintar.
9. Invista em uma caneta de tinta
Compre uma caneta de tinta que permita carregá-la com um pouco da sua nova cor de tinta para pequenos retoques mais tarde. Essas canetas mantêm a tinta fresca por cerca de um ano depois de cheias; apenas lembre-se de agitá-los bem antes de usar para garantir que a tinta saia suave e uniformemente.
10. Use um pano de aderência para limpar a superfície
Um pano de aderência é uma ferramenta de pintura muito barata que ajuda a limpar a superfície antes de pintar ou tingir para obter resultados impecáveis. Uma gaze impregnada de cera de abelha, pano de aderência, retira levemente a serragem, aparas de madeira e todos os tipos de detritos da superfície. Ao usar um pano de aderência, você evita aplicar um pano úmido na superfície. Se você não tiver um pano de aderência, pode usar um pano úmido, mas certifique-se de espremer bem antes. Não use um pano de aderência sobre grandes superfícies. É mais adequado para acabamentos, portas e armários do que para paredes e tetos. Além disso, evite pressionar com força o pano de aderência, pois isso pode espalhar cera de abelha na superfície e pode ser difícil de remover.
11. Compre capas de rolos e escovas de alta qualidade
Capas de rolo baratas e de baixa qualidade deixam penugem e fiapos nas paredes. Uma vez que penugem e fiapos são incorporados na tinta e a tinta seca posteriormente, você fica com paredes irregulares que são difíceis de reparar. Pincéis de qualidade inferior deixam marcas de pincel listradas; em vez disso, compre pincéis de alta qualidade e seja meticuloso em manter sua compra cara. Alguns pintores do tipo “faça você mesmo” cometem o erro de comprar pincéis baratos. Os pincéis de aparas não devem ser usados para pintura de interiores. Em vez disso, eles são destinados à aplicação de colas, adesivos e solventes. Tanto para capas de rolos quanto para escovas, vale a pena pagar mais por ferramentas melhores. No final, sua superfície terá um melhor acabamento. Para mais informações sobre dicas de pintura, acesse https://pinturaecia.com.br/servicos-2/

12. Teste para tinta solta com o teste de fita adesiva
A superfície pintada existente receberá nova tinta e manterá essa tinta nos próximos anos? Embora seja impossível prever o futuro, você pode ter uma boa noção da qualidade de uma superfície testando-a com uma tira de fita adesiva. Coloque uma tira de fita adesiva nova sobre a superfície em questão e, em seguida, rasgue-a. Se os flocos de tinta mais do que o tamanho microscópico saírem, pode ser necessário raspar e depois lixar.
13. Use luvas de látex ou nitrilo
As luvas de látex são ótimas para manter as mãos limpas durante a pintura. A tinta látex para interiores à base de água limpa facilmente das mãos, mas se você estiver usando esmalte ou tinta à base de óleo, a limpeza pode ser um desafio. Se você não gosta de luvas de látex ou é alérgico a látex, use um tipo similar de material de luva chamado nitrila.
14. Mantenha uma borda molhada para evitar marcas de sobreposição
Sempre mantenha uma borda molhada ao pintar e trabalhe longe dessa borda molhada. Quanto mais brilhante a tinta, mais propensa a mostrar marcas de sobreposição. A pintura semi-brilhante e brilhante, em particular, exige atenção estrita para manter uma borda molhada. No entanto, com tinta fosca ou fosca, praticamente não há perigo de criar marcas de sobreposição.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura