Tipos de bateria – Chumbo-ácido, AGM, EFB

As baterias de arranque foram comprovadas em milhões de carros em todo o mundo. Com inovações contínuas e desenvolvimentos adicionais, ao longo dos anos as baterias úmidas clássicas aumentaram em desempenho, confiabilidade e versatilidade. As baterias EFB e AGM são novos tipos de baterias, que atendem às crescentes demandas da atual geração de veículos.

AGM, EFB, Chumbo Ácido: Três tipos diferentes de bateria – muitos recursos comuns

As baterias AGM e EFB são caracterizadas por seu alto desempenho. Apesar de suas diferentes abordagens tecnológicas, a última geração de tipos de baterias tem outras características positivas em comum: Eles precisam de menos manutenção e são mais confiáveis ​​do que há 10 anos – graças aos avanços na tecnologia de baterias. quer saber mais sobre ? Acesse https://fortebaterias.com/

Apenas algumas décadas atrás, o nível de ácido em uma bateria de carro tinha que ser verificado regularmente e reabastecido com água destilada, se necessário. Com baterias modernas e livres de manutenção, a perda de água é tão baixa que não é necessário reabastecer com água destilada durante a vida útil da bateria.

Baterias de arranque, baterias EFB e baterias AGM: as diferenças entre os tipos de bateria

Baterias de célula úmida (SLI) – comprovadas e econômicas

Uma bateria de partida convencional consiste em seis células de bateria. Uma célula de bateria, também chamada de bloco de placas, consiste em um conjunto positivo e negativo de placas, que por sua vez consiste em vários eletrodos.

Um eletrodo positivo consiste em material ativo feito de óxido de chumbo e uma grade positiva feita de liga de chumbo. A estrutura da grade dá aos eletrodos uma estrutura sólida e ao mesmo tempo serve como condutor elétrico. O material ativo é imerso em um eletrólito, uma mistura de ácido e água destilada.

Um eletrodo negativo também consiste em material ativo, porém neste caso feito de chumbo puro, e uma grade negativa. Os eletrodos com diferentes polaridades são separados por um separador. A capacidade necessária da bateria é alcançada conectando as placas individuais na célula em paralelo. Conectar as células individuais em série produz a tensão necessária de 12 Volts. O Blog Forte Baterias detalha outras coisas sobre a bateria do seu carro, veja a seguir https://fortebaterias.com/site/Bateria/bateria-automotiva/

As baterias convencionais, como as baterias de chumbo-ácido, são os tipos mais comuns de bateria. Esta tecnologia é muitas vezes referida como SLI, que se relaciona com as principais funções de uma bateria de veículo: Partida, Iluminação e Ignição. Eles são adequados para veículos sem tecnologia start-stop e um número moderado de consumidores elétricos.

Baterias EFB – muitos ciclos de carregamento e longa vida útil

As baterias EFB são uma versão otimizada e de alto desempenho da bateria úmida. A abreviatura “EFB” significa “Enhanced Flooded Battery”. Também aqui as placas são isoladas umas das outras com um separador microporoso. Entre a placa e o separador existe também uma tela de poliéster. Este material ajuda a estabilizar o material ativo das placas e prolongar a vida útil da bateria. As baterias EFB têm um grande número de ciclos de carregamento possíveis e fornecem mais que o dobro do desempenho de descarga parcial e profunda em comparação com as baterias convencionais.

As baterias EFB são frequentemente instaladas em veículos com sistemas automáticos simples de start-stop. Devido ao seu desempenho superior, as baterias com tecnologia EFB também são cada vez mais usadas como substitutos das baterias convencionais de chumbo-ácido.

Baterias AGM – alto desempenho e capacidade de carga

As baterias AGM são versáteis, possuem alto desempenho e são projetadas para altas demandas. Em princípio, a estrutura de uma bateria AGM é a mesma de uma bateria de célula úmida. No entanto, em um AGM, o eletrólito não é mais flutuante, mas sim ligado a um separador de fibra de vidro especial – daí o nome “Tapete de Vidro Absorvente”. A grande área de contato contribui para a saída de energia e também torna a bateria à prova de vazamentos. Devido à sua construção, a bateria é selada hermeticamente. Esse recurso permite a recombinação interna de oxigênio e hidrogênio, para que não haja perda de água. Para proteção contra excesso de pressão, as células individuais da bateria estão equipadas com uma válvula de segurança, para que permaneçam seguras, mesmo em caso de falha.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

No que diz respeito à sua vida útil, as baterias AGM apresentam vantagens significativas em relação às baterias de partida simples. Uma bateria AGM pode suportar três vezes mais ciclo de vida do que uma bateria de partida convencional. Outra vantagem das baterias AGM é que elas não dependem de sua posição, pois devido à ligação do eletrólito, nenhum líquido pode escapar. Mesmo que a caixa da bateria esteja fraturada, nenhum ácido da bateria pode escapar.

As baterias AGM são ideais para veículos com sistema start-stop automático com recuperação de energia de frenagem (recuperação), pois uma bateria de partida convencional não consegue lidar com as altas demandas de energia desses sistemas. As baterias AGM também são a escolha certa para carros com alto consumo de energia e grande número de consumidores elétricos.

Qual bateria para qual veículo?

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Sob certas circunstâncias, uma atualização para uma tecnologia de bateria diferente pode valer a pena. Aqui, você pode ler sobre quando esse é o caso. Uma bateria AGM deve sempre ser substituída por uma bateria AGM.Se uma bateria convencional for instalada em um veículo start-stop, deve-se esperar uma redução significativa da vida útil da bateria ou restrições na função do sistema de gerenciamento de energia do veículo. Isto também se aplica se a função start-stop estiver desativada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva