A contabilidade administrativo vem se tornando uma área cada vez mais decisiva na gestão empresarial. E seus prestadores fazem muito mais do que fornecer informações; muitas vezes, passam a ter um papel ativo nas decisões cotidianos e estratégicas que uma organização enfrenta.
Embora muito parte da informação fornecida pelos contadores gerenciais seja financeira, nos últimos anos a área tem direcionado seus esforços em possibilitar outras medidas de desempenho. Quer saber mais sobre contabilidade Gerencial, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/
Logo, em um área cada vez mais concorrente tornou-se um foco em todos os níveis das organizações para ajudá-las a é acometer seus objetivos. Diante disso, no post de hoje você saberá o que é contabilidade gerencial e qual é a sua importância para as organizações Continue a leitura e veja.
O que é contabilidade administrativo
A contabilidade administrativo ou contabilidade de gestão, é um conjunto de práticas e técnicas reservadas a fornecer aos gestores informações financeiras, para ajudá-los a tomar decisões e manter um controle eficaz sobre os recursos da empresa.
Após a muito Depressão— e, responsável depois da Segunda Guerra Mundial —, a delineação entre contabilidade financeira e de gerenciamento tornou-se mais definida.
Essa área foi aparecendo à medida que as leis governamentais e os grupos profissionais iniciaram a exigir precisão e uniformização nos relatórios financeiros e na contabilidade.
Durante a segunda metade do século XX, e até hoje, a aptidão dominante na contabilidade administrativo tem sido o uso de dados contábeis cada vez mais detalhados, gerados ninteriormente para orientar as decisões de gestão e melhorar a lucratividade.
Dessa forma, uma razão importante para o rápido crescimento no uso de informações contábeis internos detalhados desde a década de 1970, é a abundância de sistemas informatizados de informação. Eles possibilitou aos gerentes acessar e processamento rapidinho grandes quantidades de dados.
Profissionais dentro de uma organização que que executam a função de contabilidade administrativo geralmente, aguentam dois propósitos principais. Em primeiro lugar, geram relatórios de rotina contendo informações sobre controle de custos e planejamento e controle de negociações
E os prestadores da área ainda trabalham para garantir a integridade da informação que produzem, e se esforçam para executar um sistema de relatórios que auxilie para a medição rápido do desempenho da administração.
Em 2º lugar, os contadores gerenciais produzem relatórios particulares para gerentes, que são utilizados para decisões estratégicas e táticas, em questões como: custos, de produtos ou serviços, escolha de produtos para enfatizar ou desestimular, investir em equipamentos e redigir políticas globais e planejamento de longo período
A contabilidade estratégica também ajuda os que de fato detêm o poder de decisão, que usam as informações que geram e avaliam as dificuldades de eventos apresentados e futuros em planos ou decisões sugestões
O papel prático da contabilidade administrativa é aumentar o conhecimento dentro de uma organização, minimizando o risco associado com a tomada de decisões. Contadores preparam relatórios sobre o custo de produção de bens, despesas relacionados ao treinamento de funcionários e planos de marketing, dentre outras atividades.
Esses relatórios são utilizados pelos gerentes para medir a diferença, ou variação, entre o que eles prepararam e o que efetivamente conseguiram, ou comparam o desempenho com outros benchmarks.
Um Supervisor de linha de montagem, por exemplo, pode estar interessado em descobrir o quanto a sua linha é eficiente, em comparação com seus colegas supervisores com a produção em um período de tempo anterior. No blog Contabilidade Revisa detalha como funciona mais coisa sobre a contabilidade e também outros temas, veja a seguir https://contabilidaderevisa.com.br/blog/
Importância da contabilidade gerencial
O principal objetivo da contabilidade gerencial é auxiliar a administração de uma empresa no desempenho eficiente de suas funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A contabilidade gerencial ajuda com essas funções das seguintes maneiras:
1. Fornece dados: Serve como uma fonte vital de dados para o planejamento. Os dados históricos capturados pela contabilidade gerencial mostram o crescimento do negócio, o que é útil na previsão.
2. Analisa os dados: Os dados contábeis são apresentados de forma significativa, calculando índices e projetando tendências. Essas informações são então analisadas para planejamento e tomada de decisão. Por exemplo, você pode categorizar a compra de diferentes itens por período, fornecedor e território.
3. Ajuda a discussões significativas: A contabilidade gerencial pode ser usada como um meio de comunicar um curso de ação em toda a organização. Nos estágios iniciais, retrata a viabilidade organizacional e a consistência de vários segmentos de um plano. Mais tarde, fala sobre o andamento dos planos e os papéis das diferentes partes para implementá-lo.
4. Ajuda a atingir metas: Ajuda a converter estratégias e objetivos organizacionais em metas de negócios viáveis. Esses objetivos podem ser alcançados impondo o controle orçamentário e o custeio padrão, que são partes integrantes da contabilidade gerencial.
5. Utiliza informações qualitativas: A contabilidade gerencial não se restringe a informações quantitativas para a tomada de decisões. Leva em consideração informações qualitativas que não podem ser medidas em termos de dinheiro. Ciclos da indústria, força de pesquisa e desenvolvimento são alguns dos exemplos de informações qualitativas que uma empresa pode coletar usando pesquisas especiais.
Escopo da contabilidade gerencial
O principal objetivo da contabilidade gerencial é maximizar o lucro e minimizar as perdas. Preocupa-se com a apresentação de dados para prever inconsistências nas finanças que ajudam os gestores a tomar decisões importantes. Seu escopo é bastante vasto e inclui diversas operações comerciais. Os pontos a seguir discutem o que a contabilidade gerencial pode fazer para melhorar o funcionamento de um negócio.
1. A contabilidade gerencial é um rearranjo das informações das demonstrações financeiras e dela depende para a tomada de decisões. Assim, a administração não pode fazer cumprir as decisões gerenciais sem se referir a um sistema de contabilidade financeira concreto.
2. O que você pode inferir da contabilidade financeira é limitado a resultados numéricos como lucros e perdas, mas na contabilidade gerencial você pode discutir as relações de causa e efeito por trás desses resultados.
3. A contabilidade gerencial utiliza técnicas fáceis de entender, como custeio padrão, custeio marginal, avaliação de projetos e contabilidade de controle.
4. Utilizando dados históricos como referência, a administração observa as informações atuais para verificar os impactos das decisões de negócios.
5. A administração pode usar esse tipo de contabilidade para definir objetivos, formatar planos para atingi-los e comparar o desempenho de vários departamentos.
6. A contabilidade gerencial é usada para previsão. Concentra-se em fornecer informações que aliviariam o efeito de um problema, em vez de chegar a uma solução final.
Técnicas em Contabilidade Gerencial
Para atingir os objetivos de negócios, a contabilidade gerencial utiliza uma série de técnicas diferentes.
-
Análise marginal: avalia os lucros em relação a vários tipos de custos. Ele lida principalmente com os benefícios do aumento da produção. Trata-se do cálculo do ponto de equilíbrio, que requer o conhecimento da margem de contribuição no mix de vendas da empresa. Aqui, o mix de vendas é a proporção de um produto que uma empresa vendeu em comparação com as vendas totais dessa empresa. Isso é usado para determinar o volume unitário para o qual as vendas brutas da empresa são iguais às despesas totais. Esse valor é usado pelos contadores gerenciais para determinar os pontos de preço de vários produtos.
-
Análise de restrições: a contabilidade gerencial monitora as restrições de lucros e fluxo de caixa em relação a um produto. Ele analisa os principais gargalos e os problemas que eles causam e calcula seu impacto na receita, lucro e fluxo de caixa.
-
Orçamento de capital: Esta é uma análise de informações para tomar decisões relacionadas a despesas de capital. Nesta análise, os contadores gerenciais calculam o valor presente líquido e a taxa interna de retorno para ajudar os gerentes nas decisões de orçamento de capital, como calcular o período de retorno financeiro ou calcular a taxa de retorno contábil.
-
Avaliação de estoque e custeio do produto: trata da determinação do custo real de bens e serviços. O processo geralmente envolve o cálculo das despesas gerais e a avaliação dos custos diretos associados ao custo das mercadorias vendidas.
-
Análise e previsão de tendências: trata principalmente das variações nos custos dos produtos. Os dados resultantes são úteis para identificar padrões incomuns e encontrar maneiras eficientes de identificar e resolver os problemas subjacentes.