Como funciona um ar-condicionado?

Os condicionadores de ar tornam a vida muito mais agradável e, se você mora no sul da Califórnia, provavelmente depende muito deles. Esteja você usando o A / C para se refrescar em sua casa ou empresa, é bom entender como os condicionadores de ar funcionam para que você saiba quando sua unidade pode precisar de reparos.

Fonte de reprodução: Getty imagens

O Compressor é o Motor do Seu Ar Condicionado

Para entender como funcionam os condicionadores de ar, primeiro você precisa saber mais sobre o compressor . Este componente é o coração e a alma de quase todos os aparelhos de ar condicionado modernos. Para que o compressor funcione, ele deve ter níveis suficientes de fluido de resfriamento. Esses fluidos se transformam de um gás em um líquido que ajuda a resfriar o ar interno. O fluido de resfriamento, ou refrigerante, é normalmente conhecido como R-22 ou R-410A, que é um refrigerante mais recente. Ambos os tipos de fluido de resfriamento também são chamados de hidroclorofluorocarbonos ou HCFCs.

A função do compressor é pegar o gás de baixa pressão recém-convertido e convertê-lo em um gás de alta pressão, que opera em alta temperatura. Quando o gás é convertido, ele diminui a lacuna entre as diferentes moléculas para criar o gás energizado. Depois que o gás é energizado no compressor, ele libera refrigerante dentro do condensador. Se o seu compressor estiver travando, é provável que o ar condicionado não funcione.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Como funcionam os condicionadores de ar: a bobina do condensador e o evaporador

Depois que o compressor converte o fluido de resfriamento, ele precisa converter o gás de volta em líquido. É aqui que a bobina do condensador entra em cena. Um ventilador instalado na bobina do condensador resfria o gás de alta pressão e o converte de volta em um líquido que é transportado para o evaporador. O compressor e o condensador são visíveis do lado de fora de sua casa, localizado na unidade externa, mas o evaporador fica dentro de casa.

Para a maioria dos sistemas de ar condicionado, o evaporador fica próximo ao forno. Este componente é normalmente ligado ao condensador por meio de um tubo muito fino. Conforme o gás de alta pressão se transforma em líquido de baixa pressão e atinge o evaporador, a pressão começa a diminuir novamente. Uma vez que a pressão está no nível adequado, o líquido é transformado novamente em um gás.

Todo fluido ou refrigerante remove o calor do ar e o resfria. Conforme o fluido sai do evaporador na forma de gás, ele é comprimido novamente pelo compressor. Esse ciclo de repetição é o que permite que todos esses componentes funcionem juntos para resfriar o ar dentro de sua casa. Sua casa ou empresa depende do evaporador para produzir ar frio e mantê-lo confortável durante os meses quentes de verão. Se houver um problema com a bobina do condensador ou evaporador, agende o reparo imediatamente.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Outros componentes principais de A / C

Depois que seu ar condicionado conclui o processo de conversão e resfriamento do refrigerante, o ar frio deve ser disperso para diminuir a temperatura em sua casa. O manipulador de ar e a unidade de sopro trabalham juntos, puxando o ar para o evaporador. Esse ar é então soprado para dentro de sua casa para resfriar a temperatura interna.

À medida que o ar frio é expulso, ele flui pelo sistema de dutos. Os dutos são normalmente encontrados em sótãos e entre os andares, e as aberturas são instaladas por onde sai o ar frio. Para manter a temperatura mantida, você também precisará de um termostato. Esta unidade regula a energia térmica que flui dentro e fora do sistema. Você pode usar um termostato programável para predefini-lo para a temperatura desejada. Se você quiser deixar a casa mais fria ou mais quente, basta alterar manualmente as configurações de temperatura.

O termostato deve estar em boas condições de funcionamento para que possa ler as temperaturas com precisão. Se o termostato estiver quebrado, isso pode afetar o funcionamento de todo o sistema de ar condicionado. Novas tecnologias, como termostatos inteligentes , facilitam o controle da temperatura interna. Usando aplicativos de smartphone e tecnologia Bluetooth, você pode controlar remotamente seu termostato inteligente e alterar a configuração a qualquer momento. 

Fonte: https://www.r7.com