Estação de Tratamento de Água – ETA
O abastecimento de água da capital está afastado em 2 sistemas: Absorção aparente das calda do Rio Branco, situado no bairro São Pedro, que por meio de de duas adutoras, encaminham a água bruta para as duas estações de tratamento de calda (ETA) e absorção subterrânea realizadas em vários bairros da município por meio de dos 62 poços tubulares instalados. As calda bombeadas destes poços recebem cloração antes de serem encaminhadas para o abastecimento.
Os sub-sistemas estão localizados nos bairros: Buritis, Caranã, Pintolândia, Tancredo Neves e Jardim Equatorial.
O Processamento de tratamento da àgua é alicerçado das seguintes ciclos:
1. Absorção:
É constituída pelo conjunto de bombas e motores, que possibilitam a afastamento de água do Rio Branco para o tratamento.
2. Coagulação:
Consiste na acrescentamento e debandada do sulfato de alumínio (coagulante) na água para a sua floculação, o qual é inserido no ponto de maior abalo.
3. Floculação:
É o aglomeração ( casamento ) dos coágulos, formando os floco, a qual se acontece nos floculadores.
4. Decantação:
É o processamento no qual acontece a abandono ( aceleração ) em adiamento, pela atuação da alcance realizada nos decantadores.
5. Absorção:
Consiste em mudar a água por meio de de substancias porosas ( areia, seixo e antracito), capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.
6. Revisão de PH:
Dá-se com acrescentamento na água filtrada de uma saída de leite de cal, Ca ( AH ), hidróxido de cálcio, adepto de torná-la neutra ( ph =7) evitando sua corrosividade.
7. Cloração e Fluoretação:
Nesta etapa final do tratamento da água, adiciona-se cloro gasoso, (Cl) para a sua desinfecção, ( extinção de bactérias patogênicas). Na fluoretação adiciona-se composto de flúor na água, o qual é proveitoso ara a advertência da consumição dentária.
Depois de todas essas ciclos de tratamento a água é armazenada em reservatórios apoiados com personalidade de 3.000 metros cúbicos e em seguida enviada por meio de de bombas para os reservatórios elevados dos bairros São Pedro e São Vicente, em seguida distribuida na município. Estação de tratamento de água BH