Explante de Prótese de Silicone: Entenda a Cirurgia de Retirada de Silicone

A cirurgia de aumento mamário é a cirurgia estética mais realizada no mundo e no Brasil, contudo, o número de mulheres que realizaram esta cirurgia e que desejam retirar os implantes vem aumentando nos últimos anos. O explante da prótese de silicone é a retirada do implante em pacientes com mamoplastia de aumento prévia.

Fonte de reprodução: Getty imagens

A remoção da prótese de silicone de maneira definitiva é possível, desde que seja retirado o excesso de pele e que a região seja remodelada. A cirurgia, conhecida como explante de silicone, leva à flacidez dos seios, principalmente em próteses muito volumosas, devido ao estiramento da pele.

Isso acontece porque o tecido cutâneo estava esticado e firme com a prótese. Com a retirada é comum ficar uma sobra de pele e as mamas ficarem mais caídas e flácidas. O principal motivo que leva à retirada da prótese de silicone é o descontentamento feminino com o tamanho das mamas. Muitas querem substituir a prótese por um tamanho menor.

Porque Retirar os Implantes?

Os motivos para uma mulher tomar a decisão de não ter mais prótese de silicone são vários. Com o passar do tempo, muitas pacientes que colocaram implante de silicone na juventude já não os querem maisdesejando mamas menos pesadas e mais naturais. Aquela vontade de ter um decote mais marcado e mamas maiores e com uma consistência mais “dura” já não existe mais. Alterações de peso com alteração no tamanho da mamaresultados insatisfatóriosmúltiplas cirurgias mamárias de revisão, são outras causas comuns.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Como é Realizada a Cirurgia?

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedaçãoanestesia condutiva ou anestesia geral. Pode ser utilizada a mesma cicatriz da cirurgia de colocação do implante, porém em algumas vezes é necessária uma nova cicatriz para facilitar o acesso da cirurgia. A prótese pode ser retirada em conjunto com a cápsula, que é a cicatriz que o corpo forma ao seu redor. Algumas vezes pode ser necessário o uso de dreno. Por ser um procedimento ambulatorial não é necessário ficar internada no hospital, podendo receber alta algumas horas após o término da cirurgia.

Como Minhas Mamas Ficarão após a Cirurgia? Como Obter um Resultado Mais Satisfatório?

Após a cirurgia, pode ocorrer algum nível de flacidez nas mamas. Isto depende da relação do tamanho do implante com o volume de tecido mamário e pele existentes, além do grau de ptose (caimento) das mamas. Para corrigir a flacidez e o excesso de pelepodem ser indicadas várias cirurgias, como:

  • Enxerto de Gordura: também chamado de lipofilling, é um procedimento que usa a sua própria gordura, coletada de áreas em excesso no corpo, para infiltração nas mamas.
  • Mastopexia: levantamento da mama.
  • Mamoplastia Redutora: redução e levantamento da mama.

Todos estes procedimentos podem ser realizadas no mesmo momento da retirada da prótese de silicone.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Como é a cirurgia de explante de silicone

A cirurgia de retirada de prótese dura em média 90 minutos e deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Essa duração do tempo cirúrgico depende também se o cirurgião vai ou não colocar uma prótese menor na paciente, ou fazer outro procedimento cirúrgico associado. A retirada da prótese geralmente é feita por uma incisão ao redor da aréola, na axila ou abaixo dos seios, ou seja, no sulco inframamário. Depende da preferência do cirurgião e do corpo de cada paciente. Caso precise remover o excesso de tecido, o que é muito comum, a cicatriz pode ser maior que a adquirida com o implante, em formato de T invertido.

Após a remoção do implante, o remodelamento dos seios pode ser feito com enxerto de gordura. A lipoenxertia é feita com a gordura lipoaspirada da própria paciente, de áreas de excesso, por exemplo flancos ou abdômen. Busca-se um efeito natural, preenchendo os espaços de prótese, sem deixar de lado a firmeza dos seios. Depois da gordura devidamente tratada, a mesma é reaplicada nas mamas. Não é indicado em casos de ptose (queda das mamas), porque vai aumentar o peso de gordura na área e acentuar o caimento dos seios. Dentro das contraindicações e efeitos colaterais da cirurgia de retirada da prótese de silicone, os riscos são de infecção e hematomas (sangramentos), porém é quase raro.

Fonte: https://www.r7.com