Com que frequência você deve consultar um dentista? A resposta não é tão direta quanto você pode pensar e pode depender de suas circunstâncias individuais e fatores de risco.
Alguns dentistas recomendam que você faça um check-up e faça uma limpeza a cada seis meses, enquanto outras clínicas podem agendar consultas anuais. Se você tem um problema de saúde bucal contínuo, seu dentista pode sugerir visitas mais frequentes.
Na verdade, atualmente não há diretrizes australianas ou da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a frequência das visitas ao dentista. Na Austrália, a recomendação nacional baseada em evidências para frequência de check-up dentário é:
“Todo mundo tem necessidades de saúde bucal e níveis de risco diferentes que devem ser refletidos na frequência dos check-ups. Converse com seu profissional de saúde bucal sobre seu nível de risco e com que frequência você precisa visitar para um exame de saúde bucal.”
O que a evidência diz?
Existem muitos estudos sobre a frequência ideal de visitas ao dentista. Mas, de acordo com revisões sistemáticas, a qualidade da pesquisa não é suficiente para tirar conclusões significativas.
Muitos dentistas recomendam um período de recall de seis meses. Isso porque muitos profissionais da odontologia acham que este é o período mais seguro para detectar possíveis problemas de saúde bucal em um estágio anterior, quando os tratamentos ou cuidados preventivos podem ser mais eficazes. Embora esses tipos de recomendações sejam normalmente baseados na experiência profissional dos dentistas, não há pesquisas de alta qualidade para apoiar ou refutar essa afirmação como uma recomendação geral para todos.
Isso levou à recomendação de que os períodos de reconvocação devem ser baseados nas necessidades individuais do paciente, com um período mínimo sugerido de três meses para necessidades mais complexas e dois anos como o intervalo mais longo.
Por que os check-ups regulares são importantes?
Independentemente da frequência exata, as visitas regulares ainda são importantes. Os exames dentários permitem que o dentista examine a boca em busca de possíveis sinais de problemas de saúde bucal, como cáries, doenças gengivais e câncer bucal.
Se o seu dentista encontrar um problema, eles discutirão as opções de tratamento com você, incluindo estimativas de custo. Você pode diminuir o risco de um problema dentário mantendo uma boa higiene oral e indo ao dentista regularmente.
Os tratamentos de raspagem e limpeza (“limpezas dentais”) geralmente seguem um check-up. Esses tratamentos removem a placa endurecida (cálculo) dos dentes e ajudam a prevenir doenças gengivais. Com base na avaliação de seus dentes e gengivas, dentistas e higienistas podem oferecer conselhos para melhorar sua higiene bucal em casa.
Não há diretrizes para a frequência ideal de limpeza do dentista, mas geralmente eles fazem parte de um check-up de rotina e de uma consulta de higiene. Novamente, seu dentista ou higienista deve recomendar a frequência certa para você.
Quando as crianças devem ir ao dentista?
A frequência das visitas ao dentista para crianças tende a ser a mesma que para adultos, muitas vezes é mais conveniente para as famílias visitarem o dentista juntas. Mas, como de costume, isso depende das necessidades individuais de saúde bucal de cada um.
Visitas regulares ao dentista na infância podem ajudar as crianças a se sentirem mais confortáveis perto de dentistas.
Com que frequência um dentista deve fazer um raio-x aos meus dentes?
Durante sua avaliação de saúde bucal, ou como preparação para um tratamento, seu dentista pode recomendar uma radiografia de sua boca. Isso os ajuda a ver as áreas entre os dentes e abaixo das gengivas, o que pode ser útil para diagnosticar problemas não visíveis a olho nu, como perda óssea.
Embora a dose de radiação de um raio-X dentário seja muito baixa, seu dentista só fará raios-X se achar que é estritamente necessário. Dependendo da sua situação, um raio-x pode não ser necessário se você o fez nos últimos meses. Eles também costumam ser evitados se você estiver grávida (especialmente nos primeiros três meses) e para crianças pequenas. Saiba mais sobre como receber tratamento odontológico durante a gravidez.
Quando devo ir ao dentista?
O resultado final é que o dentista determinará o intervalo de tempo mais adequado entre os exames com base nas suas necessidades individuais. Como suas necessidades individuais podem mudar com o tempo, a recomendação do seu dentista também pode mudar com o tempo.
Se você não foi ao dentista por mais de 12 meses, deve considerar marcar uma consulta para uma avaliação completa de saúde bucal e limpeza dos dentes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dentista