O que é lipoaspiração?

A cirurgia de lipoaspiração remove o excesso de depósitos de gordura para esculpir uma forma melhorada no corpo do paciente. Embora a lipoaspiração seja mais conhecida como um procedimento de remoção de gordura, também é um dos melhores procedimentos para ajudar o paciente a refinar sua forma. Na verdade, os cirurgiões plásticos costumam usar a lipoaspiração para refinar os resultados de outros procedimentos, pois nenhuma outra técnica permite melhorias tão detalhadas no contorno corporal.

É a lipoaspiração certa para mim?

Homens e mulheres passam por lipoaspiração todos os anos para atingir uma variedade de objetivos diferentes. Alguns pacientes querem ficar melhor em um maiô, enquanto outros querem encontrar jeans que caibam mais confortavelmente. Para os homens, a lipoaspiração pode muitas vezes tratar a ginecomastia com sucesso. Os cirurgiões plásticos costumam usar a lipoaspiração para melhorar os resultados de outros procedimentos.

Se um ou mais dos itens a seguir se aplicam a você, a lipoaspiração é uma opção a ser considerada:

  • Tenho depósitos de gordura em excesso nos quadris, barriga, coxas, pescoço, queixo, braços ou tórax que não respondem à dieta ou exercícios. A lipoaspiração é excelente para reduzir protuberâncias de gordura  e  esculpir um contorno lindamente natural para o corpo.
  • Eu sinto que certas áreas estão fora de proporção com o resto da minha figura. Reduzir o excesso de gordura em uma área do corpo pode levá-la a um melhor equilíbrio com suas características naturais.
  • Tenho uma boa elasticidade da pele – pele flácida não é um problema para mim. Para resultados ideais, a pele deve ter um tom bom o suficiente para se contrair nos novos contornos do corpo.
  • Estou com o peso corporal desejado ou próximo dele. A lipoaspiração é melhor para reduzir os depósitos de gordura localizada, e os pacientes mais satisfeitos geralmente ficam satisfeitos com seu peso total antes da cirurgia.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Tipos de lipoaspiração

Existem muitas técnicas diferentes de lipoaspiração disponíveis para os cirurgiões hoje. A principal diferença entre cada tipo de lipoaspiração é a tecnologia que utilizam para auxiliar no processo de remoção de gordura. Os fabricantes de cada tipo afirmam ter vantagens exclusivas, e os cirurgiões plásticos às vezes preferem uma determinada técnica, dependendo da natureza do procedimento. Basta lembrar que a habilidade e experiência do cirurgião plástico que realiza a lipoaspiração farão a maior diferença em seus resultados.

Abaixo estão alguns dos tipos de lipoaspiração mais comumente usados ​​por cirurgiões plásticos hoje:

Fonte de reprodução: Getty imagens
  • Lipoaspiração Tumescente: com esta técnica, o cirurgião plástico injeta uma solução anestésica “tumescente” na área de tratamento para minimizar o sangramento e o desconforto durante o procedimento. Dependendo do paciente, a lipoaspiração tumescente geralmente pode ser realizada com anestesia local.
  • Lipoaspiração assistida por ultrassom: esta técnica utiliza a energia do ultrassom para ajudar a quebrar o tecido adiposo e soltá-lo do corpo, permitindo a remoção mais fácil de grandes quantidades de gordura com uma cirurgia mais rápida. As variações incluem VASER Liposelection.
  • Lipoaspiração assistida por laser: conhecidas por marcas como SmartLipo e Slimlipo, essas técnicas usam energia do laser para ajudar a desalojar as células de gordura.
  • Lipoaspiração assistida por sucção: esta técnica usa um dispositivo semelhante a vácuo para ajudar a remover a gordura. A lipoaspiração assistida por energia é uma técnica semelhante que envolve uma ferramenta que aumenta o movimento da cânula usada para remover a gordura.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Como funciona a lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento ambulatorial e pode ser realizada com segurança com anestesia local, sedação intravenosa ou anestesia local, dependendo da natureza do procedimento. Seu cirurgião plástico recomendará o método de anestesia mais adequado às suas necessidades.

Seu cirurgião plástico fará uma ou mais pequenas incisões perto da área de tratamento. Uma cânula, ou tubo fino, é inserida por meio dessas incisões para soltar o excesso de gordura sob a pele. Em seguida, a gordura é aspirada. Todo o procedimento pode levar menos de uma hora ou até 3 horas ou mais, dependendo do número de áreas tratadas.

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas