Uso de tecnologia a laser para tratar doenças periodontais

A tecnologia laser é uma boa opção para práticas odontológicas gerais. Aqui estão algumas das inúmeras vantagens do uso de lasers para tratar doenças periodontais.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Como a tecnologia a laser pode tratar a doença periodontal

A doença periodontal ou gengival é uma infecção dos tecidos de suporte e do osso que mantêm os dentes no lugar. Geralmente afetando adultos na faixa dos 30 e 40 anos, as doenças periodontais são causadas por vários motivos, como problemas de saúde bucal, suscetibilidade genética, doenças crônicas como diabetes, tabagismo e certos medicamentos.

O tratamento típico para a doença periodontal é raspagem e alisamento radicular (SRP). É um método não cirúrgico que inclui a limpeza das superfícies dos dentes e de suas raízes, que podem ficar expostas devido à recessão gengival.

O tratamento a laser é um procedimento de preservação de tecidos, regeneração e construção óssea. Na odontologia geral, o dentista usa um laser para acessar uma bolsa infectada para matar o tecido infectado e as bactérias. Depois que o tecido infectado é removido e a raiz exposta, o cálculo é removido com um limpador de raiz ultrassônico em vez de raspado com ferramentas manuais. Por último, a energia do laser é usada para aquecer a célula-tronco que contém sangue na bolsa, o que cria uma vedação de tecidos contra a raiz do dente.

O tratamento a laser garante que nenhum tecido seja subtraído ou que o tecido gengival seja reduzido propositalmente a um nível inferior. Ele também estimula as células-tronco nos tecidos para formar novos tecidos conjuntivos, ossos e colágeno. O processo de cicatrização do corpo regenera os ligamentos e ossos perdidos ao redor do dente.

6 benefícios da tecnologia a laser para o tratamento de doenças gengivais

1. Limita o sangramento

Numerosos pacientes com gengivite sofrem de hemorragia gengival grave e perda óssea. Portanto, é fundamental remover as bactérias dos dentes e das bolsas gengivais. Os lasers oferecem o benefício não apenas de remover as bactérias, mas também de matá-las. Isso ajuda a reduzir o sangramento e o inchaço das gengivas. Pode até eliminar a necessidade de mais tratamento para doenças gengivais, como cirurgia gengival.

2. Pode ser otimizado para pacientes

Com base nos vários níveis de doença periodontal, os comprimentos de onda e os níveis de potência do feixe de laser podem ser ajustados. Isso dá aos dentistas o controle máximo sobre o procedimento e permite que eles forneçam um tratamento odontológico projetado exclusivamente para pacientes individuais e suas necessidades de longo prazo.

3. Tempo de cura mais curto

O tratamento a laser causa poucos traumas na gengiva, dente e áreas adjacentes. Isso significa que o tempo de cicatrização é drasticamente reduzido em comparação com a cirurgia tradicional. Os pacientes se recuperarão mais rapidamente e todo o processo será muito mais rápido.

Fonte: Reprodução: Pinterest

4. Minimamente invasivo

Lasers são menos invasivos e eliminam a necessidade de brocas. Isso reduz a pressão que os pacientes sentem, o que significa que há pouca ou nenhuma necessidade de anestesia. O resultado geral é menos dor e desconforto para os pacientes. Com o mínimo de desconforto, os pacientes se sentirão menos ansiosos e relaxados durante o tratamento.

5. Preserva as partes saudáveis ​​dos dentes

Como os tratamentos a laser são extremamente precisos, a tecnologia pode ser usada para preservar as partes saudáveis ​​dos dentes enquanto remove as cáries. Para pacientes com infecções bacterianas graves, a preservação de todos os dentes saudáveis ​​ajudará a garantir resultados mais sólidos a longo prazo.

6. Minimiza o risco de infecção bacteriana

Como não existem várias ferramentas em uso para um procedimento, os lasers ajudam a esterilizar a área em que você trabalha e reduzem o risco de infecções bacterianas. A terapia a laser ajuda a oferecer melhores resultados clínicos com tempos de tratamento mais curtos, reduzindo o desconforto e a necessidade de terapias mais invasivas. Você pode fazer este tratamento com cirurgias tradicionais ou como um tratamento autônomo. Você pode tomar essa decisão com base no tipo e extensão da doença periodontal.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odontologia