5 dicas para fazer sua embreagem durar mais

Se o seu carro tiver uma caixa de câmbio manual, ele terá uma embreagem . Como você pode ter experimentado no passado, uma embreagem é particularmente suscetível ao desgaste. Especialmente se não for usado corretamente.

Levando em consideração as dicas a seguir, você pode melhorar a vida útil da embreagem. Por sua vez, pode ser que você seja capaz de minimizar os intervalos em que precisará de uma substituição da embreagem cara e demorada é, possivelmente, economizando muitos quilos durante a vida útil do carro. Cuidar de como você usa a embreagem em sua direção diária significa que ela permanecerá em bom estado de funcionamento pelo maior tempo possível.

Ao mudar de marcha

Um dos pontos-chave para minimizar o desgaste da embreagem é lembrar onde está o ponto de mordida da embreagem. Este é o ponto onde as placas de embreagem se encontram; essencialmente, o ponto em que o carro começa a se mover, quando você lentamente tira o pedal da embreagem depois de pressioná-lo. Se a embreagem atingiu seu ponto de corte, é importante soltar o pedal para não causar desgaste desnecessário devido ao deslizamento da embreagem. Lembre-se de que o ponto de mordida é diferente em cada carro.

Ao mudar de marcha, isso significaria que, se você quiser mudar de marcha, pressione rapidamente o pedal, mude a marcha com a alavanca de câmbio e lentamente solte a embreagem novamente. Certificando-se de que não se desloca muito devagar, causando patinagem da embreagem ou muito rapidamente causando uma mudança de marcha desajeitada e desajeitada. Com o tempo, você e por meio de uma direção regular, estabelecerá uma compreensão de onde está o ponto crítico. Mudar de marcha corretamente reduz o tempo que os discos da embreagem ficam engatados.

Na frenagem

Para economizar combustível e prolongar a vida útil da embreagem, é importante usar o freio-motor ao tirar o pé do acelerador e frear. A maneira geralmente aceita de operar a embreagem durante a frenagem é não usá-la exatamente antes do ponto em que o motor começa a lutar e parar. A regra básica aqui é pisar na embreagem se a velocidade do carro for muito baixa para a marcha selecionada.

Dito isso, em caso de frenagem forte, normalmente pressionamos a embreagem ao mesmo tempo que o freio. Garantir, por um lado, que o motor não pára e, por outro, que mantém um melhor controlo sobre o carro na travagem (menos trocas de carga para fazer).

Quando ‘acostamento’

Parar é outra maneira de diminuir a velocidade do carro (muito lentamente). Ao “girar livremente” o carro ao longo da estrada, o combustível pode ser economizado. Nesse caso, você pressionaria a embreagem totalmente para desconectar o motor do resto do trem de força. Por curtos períodos, você pode fazer isso pressionando o pedal da embreagem; por períodos mais longos, é importante mudar para o ponto morto e deixar o carro rolar assim.

Frenagem do motor

No mesmo sentido, você pode usar o freio motor, para diminuir a velocidade do carro. Nesse caso, você não tocaria na embreagem para reter a conexão entre a caixa de câmbio e o motor. Esse tipo de frenagem é especialmente útil ao rolar em declives, pois não é aconselhável usar os freios ao rolar em declives íngremes continuamente. Os freios podem superaquecer rapidamente, levando ao enfraquecimento dos freios, o que significa que quando você realmente precisa deles, eles não irão parar o carro de forma adequada ou de forma alguma. Além disso, a frenagem em declives desgasta as pastilhas de freio muito mais rapidamente. É claro que, quando você encontrar o afogador do motor, pressione a embreagem e reduza uma marcha.

Ao dirigir

Durante a autoescola, uma maneira útil de aprender a operar a embreagem rapidamente é “pilotá-la”. Isso significa que o pedal da embreagem é pressionado levemente para baixo de forma permanente para permitir uma mudança de marcha mais rápida. Na realidade, esse é um mau hábito que você deve parar imediatamente. Manter o pé pressionado no pedal e, portanto, os discos da embreagem acionados o tempo todo, aumenta a tensão e a fricção nas peças. A melhor maneira é aprender a ler a estrada e antecipar o comportamento com antecedência. Quanto mais cedo você puder identificar uma situação potencialmente perigosa ou complicada, mais cedo poderá agir de acordo.

Ao parar

É tentador manter a embreagem engatada totalmente ou no ponto crítico quando você está parando em um semáforo ou parado em um trânsito parado. Isso, no entanto, coloca mais pressão sobre o mecanismo e, como resultado, aumenta o desgaste e o desgaste mais rapidamente. A melhor maneira é mudar a marcha para ponto morto, engatando a embreagem rapidamente, em vez de ficar sob tensão e atrito prolongados.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas